EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.

"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Alguma polémica com o John Cedars (Lloyd Evans)

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Alguma polémica com o John Cedars (Lloyd Evans)

Mensagem por Vermute Rossi em Qua Abr 26 2017, 00:33

Investigando a Torre escreveu:
Vermute Rossi escreveu:
O Cedars é escritor. Ser-se escritor tem mais em conta a forma de tocar os sentimentos de quem lê. Edgar Allen Poe, Racine, José Saramago, entre outros escritos não tiveram praticamente educação secular nenhuma na área das letras e literatura, não pertenciam a nenhuma corrente específica ou orientação literária que os possa caracterizar em geral e são grandes nomes da literatura a nível mundial.

Edgar Allen Poe - Poeta, editor e crítico literário estadunidense, integrante do movimento romântico estadunidense.

Racine - Poeta trágico, dramaturgo, matemático e historiador francês. É considerado, juntamente com Pierre Corneille, como um dos maiores dramaturgos clássicos da França.

José Saramago - Galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou, em 1995, o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa.

John Cedars (Lloyd Evans) - Próximo galardoado na luta contra a Watchtower Bible and Tract Society, Inc., em representação de todos os mártires da seita.

IT

Edgar Allen Poe - Estudou na universidade da Vírginia, onde foi expulso depois de um ano por mau comportamento.

Racine - Estudou nas "Petites écoles de Port-Royal", onde obteve uma escolaridade bastante religiosa.

Saramago - Vulgo serralheiro mecânico, que estudou na Universidade da Vida, situada na Azinhaga, essa grande cidade universitária, onde obteve uma grande, enorme, educação literária.

"não pertenciam a nenhuma corrente específica ou orientação literária que os possa caracterizar em geral"

O movimento romântico era tão vasto que tinha em conta a arte, a filosofia, as ciências,e a política. Aquilo que escrevi, que repeti a negrito, e que o IT não deve ter entendido, é que estes 3 escritores, apesar da sua fraca educação ao nível literário, que é aquilo que estou a falar, conseguiram ser, até aos dias de hoje, referências para muitos na literatura. Falando especificamente em escrita, nada distingue o Edgar, o Racine, ou o Saramago no sentido de conseguirem se enquadrar num movimento literário (apenas literário), junto com outros escritores. De entre 30 000 livros, não tem um que lhe possa explicar um pouco de literatura só?
Vermute Rossi
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vermute Rossi em Qua Abr 26 2017, 00:39

Índigo escreveu:
Vermute Rossi escreveu:
Índigo escreveu:
TJ esclarecido escreveu:
Não querendo questionar a sua motivação, confesso no entanto que também tenho alguma dificuldade em compreender que ele faça dessa causa o seu ganha pão.

Exatamente.

Qual é a diferença entre o Cedars e um superintendente na Organização? NÃO SEI. Mas vejo que ambos vivem à custa de outros em nome de uma causa.

O Cedars não quer dificultar a vida de ninguém. Muitos superintendentes querem, em vários aspetos, como é sabido de todos nós.

A sério Vermute!!!!! Estamos a falar de alhos e o meu caro responde bogalhos!!!!

Assim é difícil... Morrer a rir

Não vejo nenhuma confusão aqui. A Índigo perguntou a diferença entre o Cedars e um superintendente na Organização, ao qual lhe respondi que, uma das diferenças é que muitos superintendentes querem dificultar a vida aos membros da congregação, por serem tirânicos em vários aspetos. O Cedars não faz isso. Ora aí está uma diferença. Fez uma pergunta e eu respondi.
Vermute Rossi
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vermute Rossi em Qua Abr 26 2017, 00:52

Índigo escreveu:
TJ esclarecido escreveu:
Não querendo questionar a sua motivação, confesso no entanto que também tenho alguma dificuldade em compreender que ele faça dessa causa o seu ganha pão.

Exatamente.

Qual é a diferença entre o Cedars e um superintendente na Organização? NÃO SEI. Mas vejo que ambos vivem à custa de outros em nome de uma causa.

Agora, o que posso também dizer, dando mais uma diferença, é que muito superintendentes de circuito vivem, de facto do dinheiro dos membros de várias congregações. É um facto. A diferença é que, ao contrário do Cedars, não são constantemente feitos pedidos para doar alguma quantia de dinheiro. É verdade que existe no site do último a hipótese de doar dinheiro, mas ninguém anda a incentivar diretamente, vez após vez, a necessidade de se contribuir.

Por outro lado, vejo que muitos se preocupam com a questão do dinheiro. Eu tenho uma proposta: Que tal médicos, enfermeiros, professores, políticos, artistas, músicos trabalharem de graça? Não estão eles nessa profissão porque querem? Não fazem eles um serviço público de proveito para outros?

Que raio de comparação... Pois é. Mas basta entender de uma vez por todas que cada um é livre de vender a sua imagem como quer, e de poder ganhar a sua vida como quer. Roubou alguém? Ganha a sua vida de modo desonesto? Se o homem pode usar o seu tempo para realizar serviço público, ganhando a sua vida com isso, ajudando quem quer saber mais sobre a organização, qual é o problema?

Cada um terá a sua opinião, claro, agora, andar a dizer que este homem ganha a vida à custa de outros, e compará-lo com um superintendente das testemunhas de Jeová é uma comparação que não tem cabimento nenhum, sem ofensa. "Que raio de comparação Morrer a rir "
Vermute Rossi
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por myguel.pt em Qua Abr 26 2017, 06:15

Concordo com o Vermute Rossi.
Vídeos de qualidade envolvem muito tempo e muita dedicação.

Vejam o exemplo dos vídeos do Mike e Kim: para além de serem uma seca, não tem nenhum argumento que tenha lógica.

A polémica que está aqui em questão nem é o facto que ele vive disso, mas sim o facto de o Cedars estar contra a proibição na Rússia.

Eu sou contra a proibição também, e não é por causa da opinião do Cedars, embora alguns dos motivos serem o mesmo que os dele...

batizado em 2006 // inativo em 2016 // trabalhador por conta própria // preparando atividades activistas em Portugal
myguel.pt
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por Investigando a Torre em Qua Abr 26 2017, 08:58

Caro Vermute Rossi, se partimos para a bandalheira, com argumentos sem nexo e desligados do cerne da questão, então mais vale terminar aqui a conversa, ficando cada um com a sua opinião, uma vez que felizmente todos temos direito a ela, contrariamente ao que acontece na Rússia.

e

myguel.pt escreveu:A polémica que está aqui em questão nem é o facto que ele vive disso, mas sim o facto de o Cedars estar contra a proibição na Rússia.

Penso que não têm estado bem a ler os diferentes pontos de vista nesta parte final do tópico, pois o que está em causa é mesmo o facto dele (Cedars) viver disso!

IT

Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Bons comentários!

"Quem alberga a Verdade no seu coração, não deve temer que lhe falte força na língua e persuasão"
J. RUSKIN
«Stones of Venice», 11
Investigando a Torre
Admin
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vermute Rossi em Qua Abr 26 2017, 09:26

Investigando a Torre escreveu:Caro Vermute Rossi, se partimos para a bandalheira, com argumentos sem nexo e desligados do cerne da questão, então mais vale terminar aqui a conversa, ficando cada um com a sua opinião, uma vez que felizmente todos temos direito a ela, contrariamente ao que acontece na Rússia.

e

myguel.pt escreveu:A polémica que está aqui em questão nem é o facto que ele vive disso, mas sim o facto de o Cedars estar contra a proibição na Rússia.

Penso que não têm estado bem a ler os diferentes pontos de vista nesta parte final do tópico, pois o que está em causa é mesmo o facto dele (Cedars) viver disso!

IT

Se partimos para a bandalheira? Com argumentos sem nexo? Quem partiu para a bandalheira foi o IT ao demonstrar que nada percebe do assunto literatura, e a misturar alhos com bogalhos. Quando lhe peço que me indique uma assunto sobre literatura, vem me falar do romantismo, como se isso bastasse apenas para descrever um percurso literário. Por esse senhor, Edgar Allen Poe, ter pertencido ao romantismo, não significa que ele se identificasse com todas as características desse mesmo movimento. E as influências do romantismo nas várias manifestações da arte (pintura, entre outros)? De que forma um escritor, dramaturgo, filósofo, ou pintor pode ser considerado romântico? Apenas pelo seu trabalho? IT, o romantismo não é um clube de futebol. Se sou do benfica, pouco importa se sou doutor ou pastor. No romantismo isso não acontece. Por ser um movimento tão vasto, que englobou imensos artistas e intelectuais, seria redutor pegar num escritor e metê-lo no mesmo saco do que muitos outros,sem contextualizar Allen Poe no tempo com tudo aquilo que fez. Percebo que, apesar dos seus 30000 livros que existem na sua estante, pouco ou nada sabe acerca deste assunto, e o seu comentário àquilo que escrevi foi tão redutor, que ficou logo entendido qual o seu entendimento do assunto!

Mas como a questão aqui em causa é a do Cedars, ou do facto de ele ser escritor ou não, e a comparação ao Franz, que nada têm em comum com os escritores que mencionei neste e noutros comentários, penso que, num certo ponto, concordo consigo. Não vale a pena falar quando o assunto parte (partiu, no início quando a sua frase "Que raio de comparação", seguida de um smile acho eu não tenho bem a certeza mas não me interessa verificar a veracidade deste pequeno pormenor), para a bandalheira, seguida de uma explicação que nada tem a ver com aquilo que falei.
Vermute Rossi
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vermute Rossi em Qua Abr 26 2017, 09:29

Portanto, o assunto sobre John Cedars está mais do que respondido da minha parte.

A minha opinião é que Cedars tem todo o direito de viver desta forma, ou seja, vendendo livros, fazendo vídeos na Internet, e promovendo a sua imagem para fazer uns trocos. Porquê? Porque é a minha opinião. Voilá.
Vermute Rossi
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por Investigando a Torre em Qua Abr 26 2017, 11:15

Fonte: http://jwsurvey.org/welcome
by, Llloyd Evans (John Cedars)

OUR WORK or MY WORK intrg

Igualzinho, sem tirar nem pôr...
https://apps.jw.org/T_DONATE

Morrer a rirMorrer a rirMorrer a rirMorrer a rir

IT

Última edição por Investigando a Torre em Qua Abr 26 2017, 20:11, editado 1 vez(es)

Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Bons comentários!

"Quem alberga a Verdade no seu coração, não deve temer que lhe falte força na língua e persuasão"
J. RUSKIN
«Stones of Venice», 11
Investigando a Torre
Admin
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Índigo em Qua Abr 26 2017, 18:31

Que engraçado quantos de nós condenavamos líderes de outras religiões não terem um trabalho secular e viver às custas dos crentes!

Jesus ordenou, de graça recebeste, de graça daí.. .

Volto achar que se o Cedears vive do activismo, encontrou a galinha dos ovos de ouro.

Se vocês acham normal é a vossa opinião, mas há algo que me faz confusão, e só o tempo dirá de que lado afinal ele está.

Índigo
Colaborador
Colaborador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Investigando a Torre em Qua Abr 26 2017, 19:10

Índigo escreveu:Que engraçado quantos de nós condenavamos líderes de outras religiões não terem um trabalho secular e viver às custas dos crentes!

Jesus ordenou, de graça recebeste, de graça daí.. .

Volto achar que se o Cedears vive do activismo, encontrou a galinha dos ovos de ouro.

Se vocês acham normal é a vossa opinião, mas há algo que me faz confusão, e só o tempo dirá de que lado afinal ele está.

Só de pensar que existem pessoas assim, fico logo com urticária!  affraid
(Eu disse que iria ser cáustico... e ainda não abri o livro todo. Estou ainda no Prefácio dum romance triste!)

IT

J. RUSKIN
«Stones of Venice», 11
Investigando a Torre
Admin
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por EdenOne em Qui Abr 27 2017, 07:44

Já agora, antes que desatem todos á estalada, o nome do cavalheiro que deixou a Watchtower para escrever livros não foi o Frederick William Franz (que foi o quarto presidente da Sociedade e escreveu muitos livros cheios de doutrinas malucas e interpretações proféticas do catano que fizeram escola entre as Testemunhas) e sim o seu sobrinho, ex-membro do Corpo Governante, Raymond Franz, que foi o responsàvel pela obra Ajuda Ao Entendimento Da Bíblia, e, depois de ser desassociado, escreveu os livros Crise de Consciência e Em Busca Da Liberdade Cristã. Ai os meninos andam distraídos ... Smile

Já agora, para vossa consideração: Quando o Raymond Franz morreu, os direitos de propriedade intlectual dos seus livros ficaram "órfãos", uma vez que o Raymond e a sua esposa Sylvia nunca se preocuparam muito com isso. O espertalhão Cedars, como se veio mais tarde a perceber, percebendo que não havia ninguém para reclamar esses direitos (o casal jà tinha falecido...) avançou secretamente para a reedição e reimpressão e venda do livro Crise de Consciência sem ter de pagar um tostão de direitos de autor a ninguém ....

A ética da coisa fica á vossa consideração....

Eden

"O homem que não pensa por si próprio é um escravo, um traidor de si mesmo e dos seus companheiros". - Robert G. Ingersoll
"A religião é encarada pelas pessoas comuns como 'a verdade'; pelos sábios como falsidade; e pelos governantes como útil". - Séneca
"Se fosse possível raciocinar com pessoas religiosas, não haveria pessoas religiosas." - Gregory House
EdenOne
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por EdenOne em Qui Abr 27 2017, 08:35

E, já agora, a minha opinião:

Não me incomoda que alguém solicite alguma ajuda em forma de donativos para ajudar a suportar os custos de manter um website, editar um livro, fazer palestras etc, desde que não o faça ostensivamente. Afinal, a vida custa a todos, e um website como um fórum tem custos de manutenção que podem tornar-se incomportáveis. O Simon, que mantém o fórum jehovahs-witness.com tem custos de manutenção e alojamento na ordem das muitas centenas de dólares por mês, para não falar do tempo extra-emprego que lhe dedica. Não pede dinheiro porque o fórum tem publicidade paga da Google. Ás vezes, essa publicidade é de sites de encontros, ou de seitas cristãs, por causa dos algoritmos de contextualização que a Google Ads usa. Mas é o preço a pagar por um modelo onde não se pedem donativos.

Tomem também o exemplo do Paul Grundy, responsável pelo site jwfacts ; um dos melhores recursos para quem busca informação para se libertar das TJ's. Discretamente lá está no rodapé um botãozinho para donativos via Paypal. Sem alarido nem necessidade de grandes explicações. Porque é que o Paul Grundy não é criticado e o Lloyd Evans ("Cedars") é polémico? A diferença está no carreirismo. O Paul, apesar de ser um rosto bem visível do activismo anti-JW, especialmente na Austrália, onde vive, não faz disso uma carreira ou o seu sustento. Tem o seu trabalho secular para sustentar a família e dedica o tempo e os recursos que pode ao activismo.

Agora, fazer disso carreira a tempo inteiro é que me faz urticária, porque é meio caminho para a construção de um novo culto, com seguidores etc; no fundo é dar razão áquilo de que a Watchtower costuma acusar os "apóstatas" ('os apóstatas buscam seguidores para si próprios'). O Cedars, apesar de ser um sujeito com opiniões sólidas e bem articuladas sobre a Sociedade, vídeos bem elaborados, e que sem dúvida tem o potencial de ajudar muita gente, tem-se também convertido numa espécie de prima donna do mundo ex-TJ, com muitos adeptos ferrenhos que saem em sua defesa como se ele fosse um papa. Curiosa mentalidade essa. Acho que não precisamos converter o activismo anti-Watchtower numa indústria ou num culto ...

Não me repulsa contribuir para ajudar; mas causa-me as maiores reservas ajudar alguém a fazer carreira exclusiva como crítico da Watchtower. Pelos motivos acima citados.

Eden

"O homem que não pensa por si próprio é um escravo, um traidor de si mesmo e dos seus companheiros". - Robert G. Ingersoll
"A religião é encarada pelas pessoas comuns como 'a verdade'; pelos sábios como falsidade; e pelos governantes como útil". - Séneca
"Se fosse possível raciocinar com pessoas religiosas, não haveria pessoas religiosas." - Gregory House
EdenOne
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Investigando a Torre em Qui Abr 27 2017, 09:30

EdenOne escreveu:Já agora, antes que desatem todos á estalada, o nome do cavalheiro que deixou a Watchtower para escrever livros não foi o Frederick William Franz (que foi o quarto presidente da Sociedade e escreveu muitos livros cheios de doutrinas malucas e interpretações proféticas do catano que fizeram escola entre as Testemunhas) e sim o seu sobrinho, ex-membro do Corpo Governante, Raymond Franz, que foi o responsàvel pela obra Ajuda Ao Entendimento Da Bíblia, e, depois de ser desassociado, escreveu os livros Crise de Consciência e Em Busca Da Liberdade Cristã. Ai os meninos andam distraídos ... Smile

Tens toda a razão, e o erro foi meu na discussão neste tópico!
Por vezes trocamos as mãos... Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir

IT

J. RUSKIN
«Stones of Venice», 11
Investigando a Torre
Admin
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Investigando a Torre em Qui Abr 27 2017, 10:14

EdenOne escreveu:Já agora, para vossa consideração: Quando o Raymond Franz morreu, os direitos de propriedade intlectual dos seus livros ficaram "órfãos", uma vez que o Raymond e a sua esposa Sylvia nunca se preocuparam muito com isso. O espertalhão Cedars, como se veio mais tarde a perceber, percebendo que não havia ninguém para reclamar esses direitos (o casal jà tinha falecido...) avançou secretamente para a reedição e reimpressão e venda do livro Crise de Consciência sem ter de pagar um tostão de direitos de autor a ninguém ....

Eden

Que maravilha, também sabes isso! Very Happy
Era em relação a esta situação, que eu escrevia anteriormente, que ainda estava só no Prefácio deste lindo romance. Mas há mais!
Em questões de ética por parte deste senhor, estamos conversados... tass bem

IT

J. RUSKIN
«Stones of Venice», 11
Investigando a Torre
Admin
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Índigo em Qui Abr 27 2017, 14:43

EdenOne escreveu:Já agora, para vossa consideração: Quando o Raymond Franz morreu, os direitos de propriedade intlectual dos seus livros ficaram "órfãos", uma vez que o Raymond e a sua esposa Sylvia nunca se preocuparam muito com isso. O espertalhão Cedars, como se veio mais tarde a perceber, percebendo que não havia ninguém para reclamar esses direitos (o casal jà tinha falecido...) avançou secretamente para a reedição e reimpressão e venda do livro Crise de Consciência sem ter de pagar um tostão de direitos de autor a ninguém ....

Eden

Que maravilha, também sabes isso! Very Happy
Era em relação a esta situação, que eu escrevia anteriormente, que ainda estava só no Prefácio deste lindo romance. Mas há mais!
Em questões de ética por parte deste senhor, estamos conversados... tass bem

IT

Esperem lá, querem dizer que o Franz nunca viu um tostão da venda dos seus livros???? Quem tem ganho é o Cedears???

As coisas que eu aprendo aqui.... tongue Suspect

Índigo
Colaborador
Colaborador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Investigando a Torre em Qui Abr 27 2017, 14:46

Índigo escreveu:Esperem lá, querem dizer que o Franz nunca viu um tostão da venda dos seus livros???? Quem tem ganho é o Cedears???

Não Índigo, a situação que agora revelamos aqui, só aconteceu após a morte de Ray Franz e da sua esposa.
Obviamente, em vida eles beneficiaram dos direitos autorais de Franz, mas como eles não deixaram herdeiros, e tampouco se importaram muito em "registar a patente" para a posteridade a favor de alguém, os seus escritos ficaram livres desses direitos autorais.  tass bem

Hoje em dia, no limite, qualquer um pode beneficiar da apropriação das obras e reeditá-las em proveito próprio.  Idea

IT

J. RUSKIN
«Stones of Venice», 11
Investigando a Torre
Admin
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cristão Pensativo em Qui Abr 27 2017, 15:00

Investigando a Torre escreveu:Obviamente, em vida eles beneficiaram dos direitos autorais de Franz, mas como eles não deixaram herdeiros, e tampouco se importaram muito em "registar a patente" para a posteridade a favor de alguém, os seus escritos ficaram livres desses direitos autorais.

Neste site http://www.commentarypress.com/copyright/ Deborah Dykstra diz que é a detentora dos direitos de autor dos livros do Raymond Franz.
Cristão Pensativo

Ver perfil do usuário

Mensagem por Índigo em Qui Abr 27 2017, 15:00

Índigo escreveu:Esperem lá, querem dizer que o Franz nunca viu um tostão da venda dos seus livros???? Quem tem ganho é o Cedears???

Não Índigo, a situação que agora revelamos aqui, só aconteceu após a morte de Ray Franz e da sua esposa.
Obviamente, em vida eles beneficiaram dos direitos autorais de Franz, mas como eles não deixaram herdeiros, e tampouco se importaram muito em "registar a patente" para a posteridade a favor de alguém, os seus escritos ficaram livres desses direitos autorais.  tass bem

Hoje em dia, no limite, qualquer um pode beneficiar da apropriação das obras e reeditá-las em proveito próprio.  Idea

IT

Eu bem digo que o Cedars encontrou a galinha dos ovos de ouro!

Índigo
Colaborador
Colaborador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Investigando a Torre em Qui Abr 27 2017, 15:29

Cristão Pensativo escreveu:
Investigando a Torre escreveu:Obviamente, em vida eles beneficiaram dos direitos autorais de Franz, mas como eles não deixaram herdeiros, e tampouco se importaram muito em "registar a patente" para a posteridade a favor de alguém, os seus escritos ficaram livres desses direitos autorais.

Neste site http://www.commentarypress.com/copyright/ Deborah Dykstra diz que é a detentora dos direitos de autor dos livros do Raymond Franz.

Curiosa esta "informação" em causa própria, que eu desconhecia!  Mad

No entanto, desde 23 de Junho de 2016 que ela não diz mais nada a esse respeito, sendo de esperar que o processo na sua fase final, na obtenção desses direitos (segundo ela), seria rápido!

Curiosamente, parece que todo este processo começou com uma suposta autorização para publicação do "Crise de Consciência" em língua alemã pela AUSSTIEG, sem que nos explique a que título se deveu essa autorização da sua parte. Vale a pena aprofundar este assunto, até porque no Brasil, muito recentemente um grupo de Ex-TJ tem estado a movimentar-se no sentido da republicação do "Crise de Consciência" de novo em língua portuguesa, sendo que um dos responsáveis pela tradução para português, conviveu muito de perto com Ray Franz na sua primeira publicação.  Silêncio

Um outro aspecto interessante, prende-se com o facto de toda a polémica incidir sobre o "Crise de Consciência" (parece ser o mais importante do ponto de vista do lucro), sendo que "Em Busca da Liberdade Cristã" quase que é desconsiderado.  Shocked

IT

J. RUSKIN
«Stones of Venice», 11
Investigando a Torre
Admin
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por EdenOne em Qui Abr 27 2017, 16:45

O que foi exposto acima não contradiz a informação segundo a qual o Cedars tomou a iniciativa de imprimir e vender o livro "Crise de Consciência". Se alguém é o detentor legal de tais direitos, o Lloyd Evans simplesmente decidiu não os respeitar, produzindo um "bootleg", a pretexto de que o mundo não podia esperar pela detentora legal desses direitos. Mais um caso em que alguém acha que os fins justificam os meios ...

EdenOne
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Kristy123 em Sab Abr 29 2017, 12:45

Sobre esta polémica sobre o livro  "Crise de Consciência", já me tinha apercebido disso há uns dois anos atrás, mas não dei grande importância, até porque pensava, que já soubessem.  Silêncio

E para quem se interessar por esta questão, deixo aqui mais alguns links :
(está é tudo em ingles)

https://www.jehovahs-witness.com/topic/6519215506849792/crisis-conscience-world-wide-cease-desist

http://www.watchtower.exposed/crisis-of-conscience-update/

https://www.reddit.com/r/exjw/comments/42tiif/a_word_on_crisis_of_conscience_copyright_and_ray/

MAS.....
Quando eu abri este tópico sobre o “Cedars”, até nem estava a pensar sobre aquilo que muitos de vós estão aqui a falar. E eu neste momento, até nem me vou pronunciar. Cool

Eu até estou seriamente a pensar, em nunca mais abrir um tópico
-->  cujo título se inicie com  : “alguma polémica...”   Morrer a rir  Morrer a rir

O meu pensamento ou a minha ideia até foi outra.....   bounce
E até agora ainda ninguém falou propriamente disso ou abordou esta questão.
E como não estão a fazer os trabalhos de casa, também agora não vos vou contar.  Morrer a rir

Mas deixo aqui uma pequena dica... tongue  
Existe uma página que se chama “The Watchtower Society: House of hypocrisy”  e lá está a falar do John Cedars......

Agradeço que me expliquem, o que se passa. Suspect Morrer a rir Morrer a rir

Kristy123
Kristy123
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por EdenOne em Sab Abr 29 2017, 19:04

Kristy123 escreveu:

O meu pensamento ou a minha ideia até foi outra.....   bounce
E até agora ainda ninguém falou propriamente disso ou abordou esta questão.
E como não estão a fazer os trabalhos de casa, também agora não vos vou contar.  Morrer a rir

Kristy123

Bom, vou tentar contentar aqui a nossa querida Kristy123, que gosta de flutuar no etéreo vago do "deixa-os na dúvida". Deves ter usado muito sabonete Palmolive ... quando eras nova quando tomavas banho na tua juventude. Morrer a rir

Acerca do vídeo do sujeito ('Fateful Slave'), algumas reflexões, que deixo também á consideração dos muitos que têm anonimamente este fórum:

• O tom de sátira e agressivo com que ele fala do John Cedars é claramente indicador de que tem alguma questão pessoal contra ele, talvez inveja do protagonismo do outro. Era escusado esse tom "ad-hominem", julgo eu.

• Dito isto, algumas críticas ali dirigidas ao John Cedars são inteiramente justas:

1. Por exemplo, ele anuncia que o seu website 'dá voz á maioria silenciosa'. Mas, exactamente, que voz é essa, que maioria é essa, e está essa maioria silenciosa? As ex-Testemunhas de Jeová, e em particular, aquelas que são rotuladas de 'apóstatas' pela Organização não estão silenciosas nem silenciadas. Estão finalmente livres para falarem o que entenderem, ou não dizerem nada, porque estão LIVRES, e a ameaça de serem expulsas e ostracizadas já não lhes tolhe os movimentos. Por outro lado, aqueles que estão ainda lá dentro e que têm discordâncias com a Organização, e que se sentem intimidados e amordaçados, são eles realmente uma "maioria"? Tenho dúvidas, e as sondagens de opinião do JWSurvey não são de modo nenhum uma amostra representativa dessa população. Portanto, há uma certa manipulação na forma como o Cedars se intitula "a voz da maioria silenciosa".
  2. Será que opinião de John Cedars, segundo a qual a proibição geral das Testemunhas de Jeová na Rússia é um erro tremendo, representa a opinião da tal "maioria silenciosa"? Duvido. E representa a maioria da comunidade de ex-testemunhas de Jeová? Não sei, mas tenho dúvidas. Seja como for, aceitar o protagonismo de falar a um órgão de comunicação social global em nome da inteira comunidade de ex-Testemunhas de Jeová envolve uma enorme responsabilidade, a começar pelo facto de que não existe nenhum consenso generalizado a respeito desta questão, o que exige um enorme cuidado no modo em como se apresenta uma opinião. John Cedars não teve o cuidado de representar a opinião daqueles que concordam inteiramente com a proibição, que é uma opinião também inteiramente legítima, e isso foi um erro grosseiro.
  3. John Cedars dá ao mundo uma falsa impressão, a saber, a de que existe uma "frente unida" de ex-Testemunhas de Jeová contra a Organização. Isso não corresponde á realidade. Chamar "comunidade" ao grupo de ex-Testemunhas de Jeová e seus simpatizantes é apenas dizer que o que os une é simplesmente o facto de que em tempos foram membros de uma religião chamada Testemunhas de Jeová (ou estão a ponderar sair, e que estão em desacordo com ela. E, para além desse ponto em comum, existe um mar de diferenças de opiniões e de crenças e de atitudes entre estas pessoas. 
  4. Alguns saíram empurrados, outros saíram pelo próprio pé. Alguns descobriram "a verdade a respeito da verdade" enquanto estavam lá dentro, outras só descobriram depois de já estarem fora. Alguns continuam a acreditar que a Watchtower Society é um instrumento de Deus que se corrompeu, ao passo que outros acham que esta Organização foi uma fraude desde o início e nunca deve qualquer apoio divino. Alguns continuam a acreditar na Bíblia, ao passo que outros deixaram de acreditar. Alguns continuam a acreditar no Deus Jeová, enquanto que outros deixaram de acreditar. Alguns continuam a valorizar a "espiritualidade" metafísica, ao passo que outros valorizam os factos e a ciência. Alguns continuaram crentes no Cristianismo, ao passo que outros se tornaram ateus e agnósticos. Alguns abraçaram outras religiões e esoterismos, ao passo que outros se tornaram anti-religião. Alguns gostavam de ver a Sociedade Torre de Vigia fazer reformas, ao passo que outros acham que esta Organização é incorrigível e deve simplesmente acabar. Não existe um ponto de vista único nem nenhuma "frente comum" de uma comunidade de ex-Testemunhas de Jeová. Devemos abraçar essa diversidade, e valorizar as experiências que cada um pode aportar a esta comunidade para que possamos dar apoio efectivo uns aos outros. O John Cedars e o seu website não podem arrogar-se o vedetismo de serem "A VOZ" da comunidade de ex-Testemunhas de Jeová. Quando muito, representam um segmento dessa comunidade, ou representam certas facetas dessa comunidade.
  5. O John Cedars tem uma apresentação pessoal que envergonha a comunidade de ex-Testemunhas de Jeová. Num mundo em que a aparência conta, o Cedars dá uma imagem de desleixo e falta de respeitabilidade. Apesar de ser um sujeito muito bem articulado e que se expressa muito bem.
  6. O John Cedars vive do seu activismo anti-Watchtower Society. Isto é altamente polémico. Já dei a minha opinião sobre isso. De facto, outros activistas anti-Watchtower também fazem vídeos interessantes e publicam livros, e não andam a solicitar donativos para poderem sustentar a família a pretexto de estarem a providenciar um serviço á comunidade. Era desnecessário que ele se sujeitasse a esse tipo de críticas. escolhas polémicas ...

Agora, com respeito á proibição geral da actividade das Testemunhas de Jeová na Rússia:

Em primeiro lugar, vamos perceber de que falamos quando falamos de "extremismo" - uma vez que é essa a acusação que as autoridades russas fazem ás Testemunhas de Jeová. Alguns conceituados dicionários (Oxford, Websters...) definem "extremismo" e "extremista" como:

• Extremismo: "crença e suporte em idéias que se encontram muito distantes do que a maioria das pessoas considera como correctas ou razoáveis" ; "O apoio dado a pontos de vista e medidas extremas"; "alguém que favorece ou adopta métodos ou comportamentos imoderados, intransigentes ou fanáticos."; "Quem impõe radical e autoritariamente, geralmente através do uso de violência, uma ideologia, uma causa, uma religião" 

Tendo em conta as definições acima, é justo que se considere as Testemunhas de Jeová como "extremistas"? Na minha opinião, existem suficientes aspectos no culto das testemunhas de Jeová que podem correctamente ser classificados como extremistas, para que no global este grupo possa ser classificado como extremista, sim. Vejamos alguns:

• Uma Testemunha de Jeová adulta prefere morrer a comprometer a sua convicção de que deve recusar uma Transfusão de Sangue, ainda que esta possa potencialmente salvar a sua vida numa situação de emergência médica.

• Um progenitor Testemunha de Jeová está disposta a arriscar a vida da sua criança (que ainda não tem voto na matéria, mas que tem o direito constitucional á vida) por tomar por ela a decisão de não a deixar levar uma Transfusão de sangue.

• As Testemunhas de Jeová pregam e ensinam que são a única religião verdadeira e apoiada por Deus e que todas as outras religiões são falsas, rejeitadas, e estão destinadas a serem destruídas por Deus. Na prática, ensinam o ódio ás outras religiões.

• As Testemunhas de Jeová ensinam que os membros de outras religiões que não aceitarem a mensagem que pregam serão chacinadas por Jeová num genocídio global chamado de Armagedom.

• As Testemunhas de Jeová preferem ser multadas, presas, torturadas ou executadas antes que prestarem o serviço militar obrigatório por lei em muitos países, e ensinam outros a desobedecerem a essa lei do Estado.

• As Testemunhas de Jeová ostracizam socialmente de forma completa os ex-membros da sua religião, incluíndo os membros da família que não vivam no mesmo lar.

• As Testemunhas de Jeová são incentivadas a expulsar de casa os membros da família que se envolvam em estilos de vida imoral do seu ponto de vista doutrinário.

• As Testemunhas de Jeová são ensinadas que, embora o casamento seja sagrado, podem separar-se de maridos ou esposas que abandonem a religião por desacordo doutrinário, sem serem sancionados por isso, na prática encorajando o rompimento de famílias por motivos religiosos.

• As Testemunhas de Jeová terminam de forma unilateral a irmandade com quem discordar veementemente de apenas uma doutrina ou prática que seja ensinada pela sua liderança.

• As Testemunhas de Jeová escolhem ser intransigentes na sua interpretação do que constitui "paganismo" e assim rejeitam a celebração de feriados e festas que são socialmente normais, sujeitando-se a ser encarados como socialmente aberrantes, e sujeitando os seus filhos a situações de exclusão e bullying nas escolas.

• As testemunhas de Jeová exercem violência psicológica sobre os seus membros, ao ameaçá-los de ostracização caso saiam do culto, e a obrigar as Testemunhas a cortarem associação com familiares e amigos que saíram do culto.

• Espera-se que as Testemunhas de Jeová obedeçam prontamente, cegamente e sem questionar ás directrizes da sua liderança.

• As Testemunhas de Jeová acreditam que são uma espécie de elite espiritual santificada entre os povos do mundo, e que deve manter-se separada do resto da sociedade que dizem ser controlada por Satanás, e desta forma abstendo-se os seus membros de participarem de forma plena nas suas responsabilidades, deveres e direitos enquanto cidadãos.

Pelo exposto acima, é inteiramente JUSTA a acusação feita ás Testemunhas de Jeová na Rússia de que elas são um grupo "extremista" e perigoso.

No entanto, será que a proibição geral e a prisão é a resposta adequada á ameaça que as Testemunhas de Jeová constituem para a sociedade? Julgo que não.

Em primeiro lugar, porque "extremista" e "terrorista" são duas coisas distintas. Um terrorista é sempre um "extremista", mas um "extremista" não é automaticamente um terrorista. No entanto, para alguém se converter num terrorista, primeiro tem de adoptar pontos de vista extremistas. E é aqui neste ponto que as autoridades russas estão a actuar. Preventivamente. E eles não brincam em serviço. Naturalmente que as Testemunhas de Jeová não são terroristas. Mas são definitivamente extremistas e a cegueira com que seguem o Corpo Governante e idolatram a Organização torna-as (do ponto de vista do estado Russo) fácilmente susceptíveis a explorações manipulavas que podem ser potencialmente perigosas para a segurança do Estado e da população.

Depois, existem três factores que jogam contra as Testemunhas na Rússia: Primeiro, trata-se de uma religião de origem americana. Depois, trata-se de uma religião que vai activamente retirar membros do rebanho da dominante Igreja Ortodoxa Russa (tradicional aliada do Estado Russo, e parte da própria identidade cultural da nação Russa); e finalmente, num estado que tende para o autoritarismo, é uma religião que resiste e afronta o Estado, em vez de obedecer e colaborar. Com estes factores todos em jogo, não é de admirar que o veredicto tenha sido desfavorável ás Testemunhas. E qualquer apelo, mesmo perante o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, não terá qualquer feito prático.

Será o banimento geral uma resposta proporcional e adequada? Acho excessivo, porque apenas vai empurrar as Testemunhas de Jeová para a clandestinidade, uma situação que conhecem bem e na qual se sentem relativamente á-vontade, e onde continuarão a prosperar. E o movimento terá ganho novos "mártires", e a propaganda interna vai reforçar a idéia de que só os "verdadeiros cristãos" são perseguidos [esquecendo-se que outras religiões cristãs foram também banidas na Rússia e que no Iraque, Irão e outras partes do mundo, há dezenas de milhares de cristãos que não são Testemunhas de Jeová a serem mortos em perseguições e atentados perpetrados por islamitas radicais]. Ao levarem as Testemunhas de Jeová á clandestinidade, estão a fazer com que escape á fiscalização do Estado as suas práticas de ostracização social de ex-membros, abuso sexual de menores, recusa de tratamentos médicos, e branqueamento de capitais. 

Seria mais eficaz confiscar a sede e os salões do reino (cortando assim os fluxos de capitais gerados por operações imobiliárias), mas permitir reuniões em lares particulares; proibir a pregação de casa em casa e em locais públicos, mas permitir o testemunho informal; proibir toda a literatura, apenas com excepção da Bíblia; e multar em vez de prender e torturar. Multar, multar, multar ... isso seria muito mais dissuasor do que transformar os coitados em mártires enquanto a liderança dos membros do Corpo Governante os envia como carne para canhão a partir da segurança e conforto de um apartamento de luxo em Nova Iorque.

Mas essa é apenas a minha opinião ... outras opiniões podem ser igualmente válidas.

EdenOne
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por Kristy123 em Sab Abr 29 2017, 19:40

EdenOne, sempre na maior! tass bem

Tens realmente uns bons reflexos Morrer a rir

Estou muito "contenta" com as tuas considerações. tass bem

Hoje até vou tomar um grande banho e experimentar Herbal Essence. Ai, uii, ai
Kristy123
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por PenaBranca em Seg Maio 01 2017, 17:37

Mas que é isto uma comissão judicativa para apurar a situação?
O Cedars que faça o que lhe apetecer, quem quiser que compre, quem quiser barafuste, quem quiser que reclame.
A minha opinião: Enfim façam o que quiserem e deixem os outros fazerem o que lhes apetece.
Xiça já basta termos feito parte de uma seita desgraçada que nos levava a salinha B por todas acções e pensamentos.

PenaBranca
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por Investigando a Torre em Ter Maio 02 2017, 09:56

PenaBranca escreveu:Mas que é isto uma comissão judicativa para apurar a situação?
O Cedars que faça o que lhe apetecer, quem quiser que compre, quem quiser barafuste, quem quiser que reclame.
A minha opinião: Enfim façam o que quiserem e deixem os outros fazerem o que lhes apetece.
Xiça já basta termos feito parte de uma seita desgraçada que nos levava a salinha B por todas acções e pensamentos.

Porque estamos em democracia, e não em "pseudo teocracia" a crítica pode funcionar nos dois sentidos. tass bem

IT

J. RUSKIN
«Stones of Venice», 11
Investigando a Torre
Admin
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: