EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Tocoísmo e as TJ

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tocoísmo e as TJ

Mensagem por SenorRodriguezG em Dom Mar 27 2016, 19:47

Estava hoje a ler um artigo no observador sobre a origem de algumas religiões e as características dos seus fundadores e fiquei surpreso ao ler sobre o tocoísmo que era algo que desconhecia completamente.


Antes disso, a vontade de “conhecer verdadeiramente a explicação da Bíblia”, levou-o a encomendar publicações da Sociedade Torre de Vigia, das Testemunhas de Jeová, e, num gesto revelador de alguma ousadia ou ingenuidade, começou a usar os livros como base das suas aulas de estudos bíblicos: “Quando comecei a explicar na minha classe, naquela missão as pessoas acharam aquilo muito interessante e começaram a avisar os seus amigos.” Em pouco tempo, a igreja conheceu um crescimento extraordinário. Este facto, a par dos métodos heterodoxos de Toco, gerou alguma preocupação junto dos missionários protestantes que o alertaram para o perigo de transmitir “falsos ensinamentos” e incentivar a leitura de “livros proibidos.”

À primeira vista, tratava-se de um caso típico de início de um movimento de secessão no interior de uma igreja baptista, fenómeno relativamente comum na história das várias denominações protestantes. No meu livro Aleluia! (FFMS, 2015), contei a história de João Viegas, um pastor que após uma vida inteira ao serviço da igreja Maná, fundou a sua própria igreja. Casos semelhantes são quase banais na história do protestantismo. No entanto, o que diferenciava Toco e o movimento então em fase embrionária era a heterogeneidade das suas influências, misturando com alguma inspiração (talvez divina) e criatividade o “emocionalismo” e a relação com o Espírito Santo de movimentos proféticos como Kimbanguismo e o milenarismo das Testemunhas de Jeová, cuja ênfase nos livros apocalípticos da Bíblia marcou profundamente o pensamento de Toco.

Deixo aqui apenas parte da citação que aborda o papel das publicações das TJ nesse movimento religioso.
Quem quiser ler o artigo completo que está até bastante interessante pode o ler aqui

http://observador.pt/especiais/santos-megalomanos-as-vidas-misteriosas-tres-homens-criaram-religioes/
avatar
SenorRodriguezG
Membros
Membros

Mensagens : 463
Likes : 90
Data de inscrição : 16/04/2015
Idade : 26
Localização : Norte

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tocoísmo e as TJ

Mensagem por HALDYS em Dom Mar 27 2016, 21:08

Olha eu sabia dessa ligaçao, por ouvir dizer.Nunca tinha lido.
avatar
HALDYS
Membros
Membros

Mensagens : 410
Likes : 51
Data de inscrição : 04/09/2014
Idade : 37
Localização : porto

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum