EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.

"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

12 Ideias religiosas que tornaram o Mundo pior.

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: 12 Ideias religiosas que tornaram o Mundo pior.

Mensagem por Kristy123 em Dom Mar 22 2015, 13:54

Hocosi,

O prazer é todo meu!

Sim, fazes bem e vai passear por aí e se eu pudesses, fazia o mesmo, mas agora até estou a trabalhar. Chorar

Kristy
Kristy123
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por ellipsis em Dom Mar 22 2015, 15:53

As religiões são como o cigarro. Toda a gente sabe que faz mal, mas ninguém acaba com elas, porque dão muito lucro.

Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!

Admn sugere:

Respeite as regras do fórum e seja um bom membro.
Antes de criar um novo tópico faça uma pesquisa rápida.Podes começar por AQUI
Se perdeu a senha do fórum, contate um administrador por MP.

ellipsis
Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://escravodaverdade.blogspot.com

Mensagem por Altar em Dom Mar 22 2015, 17:25

@ellipsis escreveu:

As religiões são como o cigarro. Toda a gente sabe que faz mal, mas ninguém acaba com elas, porque dão muito lucro

Josh McDowell was a college student who thought Jesus was just another religious leader who set up impossible rules to live by. He thought Jesus was totally irrelevant to his life.

Then one day at a student union lunch table McDowell sat next to a vibrant young coed with a radiant smile. Intrigued, he asked her why she was so happy. Her immediate reply was, “Jesus Christ!”

Jesus Christ? McDowell bristled, firing back:

“Oh, for God’s sake, don’t give me that garbage. I’m fed up with religion; I’m fed up with the church; I’m fed up with the Bible. Don’t give me that garbage about religion.”

But the unfazed young coed calmly informed him,

“Mister, I didn’t say religion, I said Jesus Christ.”

http://y-jesus.com/wwrj/7-jesus-relevant-today/1/

Altar
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por Kristy123 em Dom Mar 22 2015, 18:28

Sim, concordo com o ellipsis,

Até porque....

"As religiões são como a prostituição. Toda a gente sabe que faz mal, mas ninguém acaba com ela, porque dão muito lucro."

Mas concordo muito mais com o Altar,  

"Senhor, eu não disse religião, eu disse Jesus Cristo.”
Smile

Altar: podes alterar a lingua para português:
http://y-jesus.org/portuguese/wwrj/7-jesus-relevante-dia/
Kristy123
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

12 idéias religiosas...

Mensagem por gregdagangue em Dom Mar 22 2015, 20:54

@Kristy123 escreveu:Olá hocosi,

É sempre bom, ver-te por aqui!
E sempre que consigas, vai aparecendo, porque eu gosto muito de te "ler"  tass bem

Ainda não acabámos!  Morrer a rir  Morrer a rir
Como diz o Greg: "mais um bocadinho de rasgação de seda"  Morrer a rir  Morrer a rir

Ainda estou à espera das últimas duas ideias....  Basketball  Basketball

Bjs,
Kristy123
... Morrer a rir Às vezes um pouco de "rasgação de seda" dá uma ajudazinha no 'geral do clima" ... Morrer a rir É saudável. tass bem
gregdagangue
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por Kristy123 em Dom Mar 22 2015, 21:10

Greg,

Olha, o que é afinal: "rasgação de seda"  ???

É ficar toda rota??? Morrer a rir  Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir
Kristy123
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

12 idéias religiosas...

Mensagem por gregdagangue em Seg Mar 23 2015, 00:58

@Kristy123 escreveu:Greg,

Olha, o que é afinal: "rasgação de seda"  ???

É ficar toda rota??? Morrer a rir  Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir
HMMM, deixa-me ver como explicar-te ...Bom significa elogios mútuos, paparicação, mimo... essas coisas. Copiou Kristy? Of.Flores
gregdagangue
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por MariaL em Ter Mar 24 2015, 17:52

@hocosi escreveu:Karma

Como o inferno, o conceito de karma oferece um incentivo egoísta por bom comportamento. Aquilo que fizer voltará para você mais tarde, mas tem custos enormes.  A principal delas é um tremendo peso de passividade cultural em face do mal e do sofrimento.  

Secundariamente, a ideia de karma santifica a ampla prática humana de culpar a vítima.  Se o que vai, volta, então a criança com deficiência ou paciente com câncer deve ter feito algo neste ou em uma vida anterior para trazer a calamidade sobre si mesmos.

Como é a lei do karma responsável pela "passividade cultural em face do mal e do sofrimento"?
Este é um conceito de karma extremamente  básico e limitado.

No entanto, e felizmente, o karma não é um princípio criado por ou para, nem à imagem e semelhança limitadas dos humanos (que ironicamente pensam e se comportam como se fossem o centro de tudo). É uma lei do Universo , tão antiga como ele próprio. Tudo o que vai, volta, demore segundos ou milénios, simplesmente porque tudo é energia.

Não há pequenas coisas nem grandes coisas, todas são importantes. - Oscar Wilde
MariaL
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Ver perfil do usuário

Mensagem por hocosi em Ter Mar 24 2015, 20:38

Olá Maria L. Há quanto tempo?! Desejo que tudo esteja bem contigo.

Sobre o teu comentário relativo ao Karma.
Na física, essa palavra é equivalente a lei: "Para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário", ou seja, para cada ação que um indivíduo pratica vai haver uma reação, dependendo da religião o sentido da palavra pode ser diferente, mas usualmente é relacionada a ação e suas consequências. A lei do Karma é aquela lei que ajusta o efeito a sua causa, ou seja, todo o bem ou mal que tenhamos feito numa vida virá trazer-nos consequências boas ou más para esta vida ou próximas existências. A lei do Karma é imodificável, e é conhecida em várias religiões como “justiça celestial”.
http://www.significados.com.br/karma/

Parece-me evidente que se o mal ou o sofrimento que passamos é consequência das nossas ações passadas não há nada a fazer. É lei. Daí que resulta na passividade.

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida são os adultos que têm medo da luz" . Platão
hocosi
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por MariaL em Qui Mar 26 2015, 23:12

@hocosi escreveu:Olá Maria L. Há quanto tempo?! Desejo que tudo esteja bem contigo.

Sobre o teu comentário relativo ao Karma.
Na física, essa palavra é equivalente a lei: "Para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário", ou seja, para cada ação que um indivíduo pratica vai haver uma reação, dependendo da religião o sentido da palavra pode ser diferente, mas usualmente é relacionada a ação e suas consequências. A lei do Karma é aquela lei que ajusta o efeito a sua causa, ou seja, todo o bem ou mal que tenhamos feito numa vida virá trazer-nos consequências boas ou más para esta vida ou próximas existências. A lei do Karma é imodificável, e é conhecida em várias religiões como “justiça celestial”.
http://www.significados.com.br/karma/

Parece-me evidente que se o mal ou o sofrimento que passamos é consequência das nossas ações passadas não há nada a fazer. É lei. Daí que resulta na passividade.

Obrigada hoocosi! Cumprimentos para ti também!  Smile

Para mim, a lei do karma faz todo o sentido, mas como um conceito muito mais amplo do que apenas o retorno do bem ou do mal. Não a entendo tal como é definida por esta ou por aquela religião (até porque nada prefiro andar bem longe de qualquer religião!), ou como neste comentário que citas, Dito da forma mais simples, tudo o que vai volta, há uma consequência e uma razão para tudo.

Na sua essência a vida humana não é superior às outras formas de vida deste planeta, pelo que não faz nenhum sentido eu pôr-me pensar que talvez um cão seja cão porque foi uma pessoa má numa vida passada e agora está a receber o castigo divino. O Universo não toma partidos, não dá nem tira, procura o equilíbrio.

Para as religiões dá muito jeito ensinar que o karma é um castigo ou uma recompensa divina a que não se pode fugir. Na generalidade os chefes das religiões têm sido bastante perspicazes em  procurar, ler e utilizar todas as armas para manipular terceiros ou como eu diria a alguns anos atrás citando um determinado livro homem tem dominado homem para seu prejuízo.

De certa forma este assunto está relacionado com o comentário que fizeste num outro tópico, sobre não andar a tentar abrir os olhos das pessoas sobre a sua religião. Não se trata de passividade, mas há coisas que podemos mudar e outras que não podemos, porque fazem parte de uma cadeia de acontecimentos aos quais não conseguimos aceder porque estão noutro plano. Quanto a mim há um tempo para tudo, o tempo é infinito e não podemos fugir ao karma.

E sim, hoocosi, eu sou daquelas que se virou para a reencarnação lolol. Mas desta vez só fico com as peças de que gosto, venham lá de onde vierem e se for preciso, limo as arestas para se adaptarem a mim. E felizmente não tenho, nem quero convencer ninguém.

MariaL
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Ver perfil do usuário

Mensagem por hocosi em Sab Mar 28 2015, 07:57

@MariaL escreveu:
E sim, hoocosi, eu sou daquelas que se virou para a reencarnação lolol. Mas desta vez só fico com as peças de que gosto, venham lá de onde vierem e se for preciso, limo as arestas para se adaptarem a mim. E felizmente não tenho, nem quero convencer ninguém.

Olá Maria L. Estou certo de que terás as tuas razões para teres te abstido de fazer comentários aqui no fórum. Isso também não vem para o caso, mas os teus comentários serão apreciados sempre que o fizeres. Lembras-te de que por engano pagas-te o meu almoço no encontro em Lisboa e eu paguei o teu? Very Happy

Quanto à tua resposta tenho a elogiar-te por teres algo em que acreditas. Como tu mesma reconheces "apenas fico com as peças de que gosto". Deduzo que mesmo nessa crença existe um emaranhado de ideias e opiniões. Mas como tenho dito aqui algumas vezes é melhor acreditar em alguma coisa do que não acreditar em nada.

Cumprimentos,
Hocosi

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida são os adultos que têm medo da luz" . Platão
hocosi
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por hocosi em Sab Mar 28 2015, 08:58

@Kristy123 escreveu:Obrigada Hocosi pela tua exposição!

No ponto:
Mutilação Genital  
Falaste mais sobre a circuncisão masculina, o que para mim é algo completamente diferente da mutilação genital feminina !
Dependentemente da crença ou tradição de cada um, a circuncisão pode ou não ser considerada “aceitável” e também poderá estar relacionada com questões de higiene e uma eventual prevenção e redução de infecções, sendo a questão da sensibilidade um assunto discutível e variar de pessoa para pessoa.  tass bem  

Esse ponto poderia chamar-se :
Circuncisão masculina

e o ponto
Mutilação genital feminina
É algo que eu considero uma grande atrocidade!!!!
Leva à limitação da sexualidade da mulher e constitui uma clara violação dos Direitos Humanos!

e pode encaixar no ponto que ainda falta falar que é:
“as mulheres são propriedade para procriar”

Olá Kristy. Finalmente tirei um pouco de tempo para desenvolver este ponto que de facto considero importante distinguir. E não precisa rasgar a seda comigo, viu? Very Happy

Como o tópico considera as ideias religiosas que tornaram o mundo pior a circuncisão masculina encaixa nesta ideia por ser uma prática de origem religiosa enquanto a mutilação genital feminina tem mais a ver com práticas culturais embora hajam ideias divergentes neste  assunto. A mutilação genital feminina é praticada principalmente nos países de Africa e Ásia por muçulmanos também o é por católicos nomeadamente os coptas. Outra diferença é que enquanto a circuncisão masculina é encarada como uma prática normal e até sadia do ponto de vista de saúde, a mutilação genital feminina é considerada uma violação dos direitos humanos.

A circuncisão masculina do ponto de vista religioso é uma ideia mutiladora por criar o sentimento de exclusividade levando a considerar os outros como excluídos. No caso dos Hebreus, pelo que parece esta prática iniciou-se no tempo de Abraão num pacto para sua descendência.  
Todos os homens da casa de Abraão, tanto seus descendentes como dependentes, estavam incluídos, e todos os escravos receberam em si este «sinal do pacto», com o qual entregavam a Deus a sua aliança de carne (anel prepucial), mostrando a reciprocidade deste ato de fé no corpo. A desconsideração deste requisito era punível com a morte. A circuncisão torna-se um requisito obrigatório na lei de Moisés.

Estou a imaginar a cena de como os Israelitas para provar a sua circuncisão tinham que mostrar o pénis aos anciãos. Morrer a rir E imaginem ter que fazer isso atualmente nas congregações das Testemunhas de Jeová?

A mutilação genital feminina como prática cultural  é qualquer procedimento que envolve remoção parcial ou total da parte externa da genitália feminina, ou qualquer ferimento aos órgãos genitais femininos por motivos que não sejam médicos. É reconhecido internacionalmente como uma violação aos direitos humanos de meninas e mulheres e reflete a profunda desigualdade entre os sexos.

Há quatro tipos de circuncisão: remoção parcial ou total do clitóris e prepúcio do clitóris; remoção parcial ou total do clitóris e dos lábios menores, tirando ou não os lábios maiores; diminuição do orifício vaginal cortando e costurando os lábios maiores ou menores para criar uma espécie de “selo”, e perfurações, entalhamento, raspagem e cauterização sem fins médicos.

Tem como argumentos:
-a de que a prática reforça a virgindade, castidade e fidelidade em mulheres.
-Segundo a ativista Efua Dorkenoo, advogada da luta contra a prática, a parte externa dos genitais femininos são vistos como algo feio e sujo que precisa ser removido. Em algumas áreas do Egito, as pessoas acreditam que, se não for retirado, o clitóris pode crescer e ficar parecido com um pênis.

Fontes consultadas:
http://www.amnistia-internacional.pt/index.php?option=com_content&id=48:mutilacao-genital-feminina-perguntas-frequentes&Itemid=73
http://noticias.gospelmais.com.br/marisa-lobo-apenas-procriar-deus-clitoris-41915.html
http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&dr=0&langpair=en%7Cpt-PT&u=http://www.stopfgmmideast.org/background/islam-or-culture/

hocosi
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por hocosi em Dom Mar 29 2015, 12:38

Continuando...

Bibliolatria.

Os nossos antepassados na pré-história foram fazendo as suas suposições sobre os deuses e a sua interpretação sobre a sua vontade por meio da tradição oral. Eles fizeram objetos de pedra e madeira, ídolos, para canalizar a sua devoção. Suas ideias sobre o que era bom e o que era real e como viver uns com os outros na comunidade moral eram livres para evoluir como cultura.

Mas com o advento da palavra escrita as coisas mudaram. Os nossos antepassados da Idade do Ferro gravaram e compilaram suas ideias em textos sagrados. Estes textos permitiram a sua compreensão dos deuses e bondade para tornar-se estático. Os textos sagrados do judaísmo, cristianismo e islamismo proíbem a adoração de ídolos, mas ao longo do tempo os próprios textos tornaram-se ídolos. Ironicamente, a mentalidade de que os nossos textos sagrados são perfeitos trai a própria busca que levou os nossos antepassados para escrever esses textos.

Cada um dos homens que escreveram parte da Bíblia ou do Alcorão tomaram sua tradição recebida, analisaram-na, e ofereceram a sua melhor articulação do que é bom e real. Hoje ouvimos religiosos muitas vezes tentarem negar, minimizar ou explicar os pecados da Escritura e do mal da história religiosa com frases como estas:
-"Não foi realmente a escravidão."
-"Isso é apenas o Antigo Testamento."
-"Ele não quis dizer isso dessa maneira."
-"Você tem que entender o quão malvados seus inimigos foram."
-"As pessoas que fizeram mal em nome de Deus não eram reais cristãos, judeus, ou muçulmanos”.

Há alguns erros que têm que ser desmistificados.
-A Bíblia não é sagrada. Sagrado é o que é santo. E isso apenas pode acontecer com pessoas. Quando muito ela pode ser consagrada ou dedicada.  
-A Bíblia não é a palavra de Deus. Jesus disse “Eu sou a palavra”. Quando muito contem a palavra de Deus. Na verdade contem a interpretação de homens sobre o que eles entendiam ser a vontade de Deus.

Um dos textos que ouvimos muitas vezes são apontados é o de 1 Pedro 1:20,21.  
"Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." Mas nem tudo é profecia, sabemos isso. A Bíblia é composta de livros históricos, proféticos e poéticos.

Outro texto apontado é  2 Timóteo 3:16
"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para argumentar, para corrigir, para instruir em justiça..."
Mas “toda a escritura” aqui trata-se do Antigo Testamento. Nem Pedro nem nenhum dos apóstolos incluíam o chamado Novo testamento nestas afirmações. Apenas consideravam as “escrituras hebraicas como tal.

Sobre o “Novo Testamento deveremos salientar que os diversos discípulos de Cristo não pregavam da mesma forma nem para o mesmo público, dando azo a que, nos primórdios, o Cristianismo fosse formado por múltiplas seitas que consistiam em doutrinas de inspiração cristã à mistura com outras doutrinas das religiões do Médio Oriente. Assim pulularam pela Europa arianos, rigoristas, binionitas, patripasianos, novacianos, nicolaítas, ofitas, maniqueus, homuncionitas, catáfrigos, borboritas, priscilianistas, donatistas, nestorianos, cátaros, paulicianistas, etc. (fora as de que não há registo).

A Igreja Católica no concílio de Niceia, para vingar como instituição central capaz de regular e exercer poder sobre multiplicidades, teve de se constituir à maneira de um imperialismo, exorcizando a diversidade das seitas divergentes. Das dezenas de Evangelhos, escolhem apenas quatro para a sua Lei.

Portanto a Bíbliolatria tem sido uma fonte de contendas e fanatismo levando cada um das diversas religiões a argumentar ser o depositário da autoridade de interpretar os livros da Bíblia levando à tremenda confusão que são atualmente as religiões, especialmente as chamadas religiões do livro, o cristianismo, o islamismo e o judaísmo.

hocosi
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por River raid em Dom Mar 29 2015, 14:33

Este é dos melhores posts que eu já li neste fórum.

Cada palavra que escreveste foi elucidativa e faz parte de um texto coerente, porém destaco o que mexeu mais comigo:

"A Bíblia não é sagrada. Sagrado é o que é santo. E isso apenas pode acontecer com pessoas. Quando muito ela pode ser consagrada ou dedicada.
-A Bíblia não é a palavra de Deus. Jesus disse “Eu sou a palavra”. Quando muito contem a palavra de Deus. Na verdade contem a interpretação de homens sobre o que eles entendiam ser a vontade de Deus.

"Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." Mas nem tudo é profecia, sabemos isso. A Bíblia é composta de livros históricos, proféticos e poéticos.

"Outro texto apontado é 2 Timóteo 3:16
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para argumentar, para corrigir, para instruir em justiça..."
Mas “toda a escritura” aqui trata-se do Antigo Testamento. Nem Pedro nem nenhum dos apóstolos incluíam o chamado Novo testamento nestas afirmações. Apenas consideravam as “escrituras hebraicas como tal."

Muito bom, muito bom mesmo... de uma assentada ficou explicado muita coisa.

Por exemplo, como Timóteo poderia se estar referindo ao Novo Testamento? Os diversos evangelhos (entrte eles os 4) estavam sendo escritos e ninguém tinha como saber aqueles que iriam fazer parte do Canôn bíblico.

Já agora, seria interessante saber mais sobre este assunto. Se assim o entenderes envia-me mp, por favor. Obrigado

River raid
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por Altar em Dom Mar 29 2015, 16:08

Bom texto, hocosi cheers

Se as pessoas têm lido o que eu escrevo aqui no fórum, sabem muito bem que eu estou contra e revolto-me contra a adoração de um "Deus Papel", disse isso muitas vezes

só não concordo com algumas coisitas, nada de especial

@hocosi escreveu:

Há alguns erros que têm que ser desmistificados.
-A Bíblia não é sagrada. Sagrado é o que é santo. E isso apenas pode acontecer com pessoas. Quando muito ela pode ser consagrada ou dedicada.  

A bíblia é sagrada sim, porque ela contém a verdade, e porque ela própria contém o alerta da Bibliolatria

a letra mata, mas o espírito vivifica
2 Coríntios 3:6

desejas melhor alerta que esse ?

agora ser a palavra textual, "Verbatim Word of God" isso não, isso causa extremismos como vemos no islão em que eles consideram mesmo que existe uma cópia do alcorão gravada a letras de ouro no céu

é perigoso mesmo, mau, idolatria do papel como bem disseste, adora-se um deus papel quando deveria ser adorado em espírito no coração dos homens como Paulo diz em Coríntios

@hocosi escreveu:

A Igreja Católica no concílio de Niceia, para vingar como instituição central capaz de regular e exercer poder sobre multiplicidades, teve de se constituir à maneira de um imperialismo, exorcizando a diversidade das seitas divergentes. Das dezenas de Evangelhos, escolhem apenas quatro para a sua Lei.

Sendo a ICAR trinitária, obviamente que formou um cânon mais adequado a essa doutrina

daí muitas seitas cristãs viverem com um dilema :

ou alteram ou removem versículos inteiros, ou mesmo escrevem um livro totalmente novo como os mórmons

Altar
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por Altar em Dom Mar 29 2015, 16:28

@hocosi escreveu:

Não é o primeiro livro de Pedro

mas sim 2 Pedro 1:20,21

e é mesmo muito bom, " que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação"

não é isso que eu tenho tentado escrever no "Erro Gnóstico" ?

a verdade subjectiva, o livre pensamento de interpretar, que deu azo a todos os "ismos" ao longo da história

a correntes de pensamento maus juntamente com bons, uma confusão

Altar
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por Kristy123 em Dom Mar 29 2015, 18:50

Olá hocosi,

Era só para dizer, que gostei daquilo que li e foi muito interessante.
Logo que consiga, vou ler melhor e depois direi algo.   Flor

Hoje até tenho a minha meia de seda toda rasgada.
Vê lá bem esta coincidência, viu?  Morrer a rir  Morrer a rir  Morrer a rir
Kristy123
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por MariaL em Qua Abr 01 2015, 21:31

@hocosi escreveu:
Lembras-te de que por engano pagas-te o meu almoço no encontro em Lisboa e eu paguei o teu?  Very Happy

A sério?? Nunca me tinhas dito... Mas como saí mais cedo, deve ter dado confusão...   Smile

@hocosi escreveu:
Quanto à tua resposta tenho a elogiar-te por teres algo em que acreditas. Como tu mesma reconheces "apenas fico com as peças de que gosto". Deduzo que mesmo nessa crença existe um emaranhado de ideias e opiniões. Mas como tenho dito aqui algumas vezes é melhor acreditar em alguma coisa do que não acreditar em nada.

Concordo, não sei como será não acreditar em nada. Eu acredito que há uma razão para tudo e que não há coincidências.
Como dizes, há mesmo um emaranhado de ideias e opiniões, mas nenhuma confusão, considero e aceito várias ideias sem me apegar exclusivamente a nenhuma, com tranquilidade porque há muito que deixei de andar à procura da "verdade".

MariaL
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Ver perfil do usuário

Mensagem por MariaL em Qua Abr 01 2015, 21:46

@hocosi escreveu:Continuando...

Bibliolatria.

Os nossos antepassados na pré-história foram fazendo as suas suposições sobre os deuses e a sua interpretação sobre a sua vontade por meio da tradição oral.
...
Mas com o advento da palavra escrita as coisas mudaram. Os nossos antepassados da Idade do Ferro gravaram e compilaram suas ideias em textos sagrados. Estes textos permitiram a sua compreensão dos deuses e bondade para tornar-se estático.
...
Cada um dos homens que escreveram parte da Bíblia ou do Alcorão tomaram sua tradição recebida, analisaram-na, e ofereceram a sua melhor articulação do que é bom e real.

É o que eu acho.

A questão é como é que este livro, a ser isto só, ganhou tão enorme dimensão na História, influenciando da forma que se sabe - para o bem e para o mal - a vida de milhões?

E continuando... hoocosi, aguardo o expectante o comentário sobre o estatuto da mulher - objecto para procriação - estatuto esse que tanto deve à contribuição das "sagradas" Escrituras.

MariaL
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: