EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

O Mito da Caverna (de Platão) - Vives numa caverna?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Mito da Caverna (de Platão) - Vives numa caverna?

Mensagem por Kristy123 em Sex Jan 09 2015, 16:04







Sobre o Mito da Caverna


No livro VII da obra A República, de Platão, o filósofo nos apresenta o Mito da Caverna, conhecido também como A Alegoria da Caverna, onde o capítulo começa com a proposta de imaginar na natureza, mais específico na nossa educação (ou falta dela), um comparativo com uma experiência de prisioneiros vivendo em uma caverna algemados pelas pernas e pelo pescoço, praticamente imóveis, onde o raio de visão permitiria observar somente uma parede em sua frente.

A iluminação do local consistiria em uma fogueira atrás destes homens, onde seriam mostrados objetos, e os prisioneiros só poderiam ver as sombras destes objetos projetadas na parede. Elas seriam nomeadas como se fossem os objetos reais, e as pessoas nestas condições não pensariam que a realidade é se não estas sombras. Podemos compará-las ao que aprendemos através do nosso convívio social como sendo verdades absolutas de nossas crenças, religiões e nossa cultura, que muitas vezes nos são impostas em visões muito restritas e pouco questionadas.

Um dia libertariam um prisioneiro de suas algemas, e este voltaria a sua cabeça para a luz e para os objetos reais, e seus olhos doeriam, pois tendo as sombras como sendo a realidade até então, seria difícil acostumar os olhos a uma luz na qual ele não conhecia, que acabaria por causar muita dor e incômodo. Preferiria continuar em sua ignorância e comodidade de julgar seu mundo de sombras como o verdadeiro. Mas a experiência proposta faria com que ele fosse levado à força da caverna para o mundo exterior.

Fora da caverna, seu instinto desejaria olhar primeiramente para as sombras, e tudo o que fosse semelhante ao que ele estaria acostumado, para depois, aos poucos, conseguir enxergar os verdadeiros objetos, o céu, as estrelas, e finalmente a luz do sol, entendendo como é ele o responsável pelas estações, anos, e tudo o que dirige o mundo visível. Entendendo este novo mundo, ele acharia melhor ter sofrido tudo que passou para chegar onde está do que voltar ao seu antigo posto. Porém caso tentasse voltar à caverna para explicar aos outros prisioneiros que seu mundo de sombras não passava de uma ilusão, na tentativa de soltá-los e levá-los até o mundo exterior, o tratariam como louco, e se tivessem a chance, acabariam por matá-lo.
avatar
Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 4272
Likes : 242
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 98
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Mito da Caverna (de Platão) - Vives numa caverna?

Mensagem por estudante eterno em Seg Jan 12 2015, 18:41

Todos nós vivemos na caverna, Kristy, todos nós...
avatar
estudante eterno
Forista desativado

Mensagens : 950
Likes : 38
Data de inscrição : 19/12/2013
Idade : 38

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum