EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Jesus plagiou "Hillel e Shamay" fariseus?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Jesus plagiou "Hillel e Shamay" fariseus?

Mensagem por Samuel de Medeiros em Dom Dez 07 2014, 20:06

Sobre Hillel o Talmude Sukot 28a. nos dá algumas informações: judeu da tribo de Benjamim que viveu entre os anos de 60a.e.c. à 9 e.c., era um Rabbi amável com seus discípulos e com estranhos também, tinha 80 discípulos dispostos em pares(2 em 2) que difundiam seus ensinamentos, o que nos chama a atenção é o fato de Jesus também possuir discípulos dispostos em pares de 2 em 2, apenas com uma diferença, Jesus tinha 70 discípulos(Lucas10:1)...

As citações de Jesus e de Hillel - Semelhanças

Passarei agora a mostrar as principais citações de Jesus que são muito parecidas quando não idênticas com as citações do Rabbi Hillel que chegou a ser contemporâneo de Jesus, quanto este era menino.

Jesus: "Bendizei aos que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam"(Lucas6:28)
Hillel: "Se alguém busca em te fazer o mal, farás bem em orar por ele"(Talmud Bavil Shabat 158c)

Jesus: "Porque eu vos digo: até que o céu e a terra passem, nenhum yod ou til jamais passará da Torah, até que tudo se cumpra"(Mateus5:18)
Hillel: "Nenhuma letra da Torah jamais será abolida"(Talmud Shemot Raba 6.1

Jesus: "Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia"(Mateus5:7)
Hillel: "Aquele que é misericordioso para com os outros receberá misericórdia do Céu"(Talmud Bavil Shabat 158b)

Jesus: "Porque vês o cisco no olho de teu irmão, e não reparas a trave que está no teu próprio olho"(Mateus7:3)
Hillel: "Eles falam: 'Remova o cisco de teu olho', e ele retrucará: 'Remova a trave que está em seu próprio olho"(Talmud Bavil Baba Bathra 15b)

Jesus: "O Shabat foi feito por causa do homem e não o homem por causa do Shabat"(Marcos2:27)
Hillel: "O Shabat foi feito em prol do homem e não o homem por causa do Shabat"(Talmud Bavil Yoma 85b)

Jesus: "Tudo, quanto pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós a eles, porque esta é a Torah e os Profetas"(Mateus7:12)
Hillel: "Não faça aos outros o que não deseja que façam a você, esta é toda a Torah, o restante é comentário, vai e pratica isto"(Talmud Bavil Shabat 31a)

Yeshua: "Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança fora de ti........"(Mateus5:29)
Hillel: "Se o teu olho direito de ofende, arranca-o e corta fora......(Talmud Bavil Nidah 13b)

Jesus: "Não julgueis para não serdes julgado, pois, com a medida com que julgares, sereis julgado também, e com a medida com que tiverdes medido vos medirão também"(Mateus7:1e2)
Hillel: "A mesma medida com que um homem mede, eles usarão para medi-lo em retorno"(Talmud Sotah 8b - middah keneged middah)

Jesus: "Qualquer, porém, que fizer ropeçar a um destes meus pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado nas profundezas do mar"(Mateus18:6)
Hillel: "Com tamanha pedra amarada ao pescoço, como poderá ele ocupar-se de estudar a Torah"(Talmud Bavil Kidushin 29b)

Jesus: "Estava nu e me vestistes, enfermo e me visitastes, preso e foste ver-me"(Mateus25:36)
Hillel: "Adonai Eterno é descrito vestindo os nus(Adão e Eva - Gên.3:21), visitando os doentes(Abraão - Gên.18:1), confortando os enlutados(Isaak - Gên.24:63) e sepultando os motos(Moisés - Deut.34:5e6)"(Talmud Sotah 14a)

Esta próxima citação de Jesus é muito semelhante a de um outro Rabbi chamado Shammai que foi também contemporâneo de Hillel e que aliás eram opositores um do outro, Jesus concorda com Shammai no caso do divórcio.

Jesus: "Eu porém, vos digo: Qualquer que repudiar sua mulher, exceto no caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera......"Mateus5:32)
Shammai: "Vocês só deverão dar carta de divórcio se vossas mulheres cometerem adultério....."(Talmud Bavil em Mishinah Gittin 9:10)

Nisto vemos que Jesus conhecia muito bem o Talmud ensinado em seu tempo, e os judeus acusam-o de plagiar os rabinos do passado, afinal, isto é muito comum até hoje, um rabino usar ensinamentos de outro rabino famoso, mas a diferença entre um Rabino e Jesus é que OS RABINOS SÃO OBRIGADOS A DAREM CREDITO AOS ANTERIORES...

"Os rabinos costumam dizer: “Jesus, o Nazareno, não ensinou coisas novas; todos os belos provérbios que ele usava não provinham dele. Todas as palavras de moral que ensinava não eram dele. Ele bebeu toda sua inovação dos ensinos rabínicos.” Opiniões como esta são as difundidas nos meios judaicos...

“Nas próximas linhas, serão comparadas as proclamações do “Nazareno” e as proclamações de diferentes rabinos, com seus respectivos nomes, bem como a época que viveram. Com isso, discutiremos quem poderia ter recebido de quem seus respectivos ensinamentos.

1. Rabi Gamaliel Barabi, disse: “todo aquele que se compadece pelas pessoas, haverá compaixão sobre ele desde os Céus; e todo aquele que não se compadece pelas pessoas, não virá sobre ele a compaixão desde os Céus.” (Talmude babilônico, Shabat 151a).

Jesus, o Nazareno, disse: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.” (Mt 5;7).

Estes dois ditos são semelhantes, sendo um longo e o outro curto. Quem foi o primeiro a ensinar ao mundo a importância da misericórdia e a sua grandeza? Foi Jesus, o Nazareno, que viveu quase duzentos anos antes de Rabi Gamaliel Barabi? Ou foi o Rabino que apenas REPETIA OS ENSINAMENTOS DA TRADIÇÃO PASSADOS PARA ELE EM NOME DE SEUS RABINOS ANTERIORES?

2. Disse o Rabi Abahu: “Um homem deve sempre tentar ser [parte do grupo] dos perseguidos, e não [ser parte do grupo] dos perseguidores, já que não existe nenhuma dentre as aves mais perseguidos do que pombas e pombos, e ainda Escritura os [privilegiou] serem preparados sobre o altar1. (Talmude Babilônico, Bavá Qamá 93a).

Disse Jesus o Nazareno: “Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.” (Mt 5:10). Jesus precedeu a Abahu em 300 anos; por isso não há como argumentar que ele extraiu suas palavras de Rabi Abahu... MAS AMBOS BEBERAM NA MESMA FONTE: A TRADIÇÃO FARISAICA...

3. Resh Lakish disse: “Todo [aquele que] estende a mão contra seu companheiro se chama iníquo”2.

Jesus disse: “Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo;” (Mt 5:22).

Entre estes dois princípios há uma similaridade interna e não exterior. Há entre eles uma relação sinalizando que os dois procederam de uma única origem. Qual é a origem? A TRADIÇÃO FARISAICA já que Resh Lakish não nascera a não ser quase 180 anos depois de Jesus...

4. Disse Rabi Yossi, em [nome de] Rabi Yehudá: “Será, pois, teu sim justiça e o teu não justiça!”, Abaiê disse: “que não fale uma coisa no coração e outra pela boca” (Baba Metsiá 49a).

Jesus, o Nazareno, disse: “Seja, pois, teu falar sim sim e não não” (Mt 5:37). Rabi Yossi e Abaiê ensinaram sua doutrina 250 anos depois de Jesus ATRIBUINDO-A A TRADIÇÃO DOS SÁBIOS FARISEUS...

5. Raba disse: “Todo [aquele] que perdoa as suas retaliações, são perdoados todos os seus pecados” (Derech Eretz Zutá Cool.

Jesus, o Nazareno, disse: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;” (Mt 6:14) – quase 300 anos antes de Raba que ensinou em NOME DE SEUS MESTRES ANTERIORES.

6. Ensinava Rabi Shimeon bar Eliezer: “Vistes dentre teus dias animais e aves que possuem criadores e eis que se alimentam estes seres e não vivem em sofrimento, e não foram criados a não ser para nós os usemos? E eu, que fui criado para se utilizar da criação, não terei minhas necessidades, pois, saciadas e não serei livrado de aflições”? (Talmude Babilônico, Kidushin 82a).

Jesus, o Nazareno, ensinou: “Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em
celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?” (Mt 6:26). Jesus ensinou este princípio 200 anos antes do Rabi Shimeon bar Eliezer QUEM ATRIBUIU SEU ENSINAMENTO A TRADIÇÃO FARISAICA DA ESCOLA DE HILLEL.

7. Rabi Eliezer disse em nome de seus MESTRES ANTERIORES: “Todo aquele que tem uma fatia de pão no seu cesto e diz: que comerei amanhã?
Este é o que possui um ato digno dos pequenos de fé” (Talmude Babilônico, Sotá 48b).

Jesus, o Nazareno, cem anos antes do grande Rabi Eliezer, tinha dito: “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? [...] Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mt 6:31;34).

8. Rabi Meir tinha dito: “Na medida em que um homem mede lhe medirão.” (Sanhedrin 2b).

Jesus, o Nazareno, dizia: “Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.” (Mt 7:2). Rabi Meir viveu e exerceu quase que 130 anos depois de Jesus mas deixou registrado de onde adquiriu tal ensinamento: A ESCOLA FARISAICA...

9. Palavras do Rabi Yochanan, filho de Nafcha: “Diz-lhe: lança o argueiro de entre os teus olhos; diz-lhe: Lança a trave de entre os teus olhos” (Talmude Babilônico, Baba Batra 15b).

As palavras de Jesus, o Nazareno, 180 anos antes do Rabi Yochanan: “E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?” (Mt 7:3).

10. Ensinou Elisha ben Abuyá: “um homem que tem boas obras e ensina muito a Torá, a quem ele se assemelha? Ao homem que constrói pedras em baixo e depois tijolos; e, vindo muitas águas e irem de encontro a elas, não as mudam de lugar. E um homem que não tem boas obras e estuda a Torá, a quem ele se assemelha? A um homem que construiu inicialmente [com] tijolos e depois [pôs] as pedras; e, vindo então muitas águas correntes, de repente as despedaça [as pedras e os tijolos]” (Pirkêi de-Rabi Natan 24;1-2). O PIRKEY AVOT DIZ CLARAMENTE QUE SEUS ENSINAMENTOS PROVEEM DA TRADIÇÃO DA LEI ORAL DOS FARISEUS RECEBIDA NO MONTE SINAI E PASSADA DE GERAÇÃO A GERAÇÃO...

Jesus, o Nazareno, ensinou, quase 200 anos antes de Ben-Abuyá SEM ATRIBUIR SEUS ENSINAMENTOS AOS SÁBIOS ANTERIORES: “E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda” (Mt 7;26-27).

11. Disse o Rabi Shimeon ben Gamaliel: “não é o estudo o fundamental, mas a prática” (Talmude Babilônico, Avôt 1;7).

100 anos antes deste disse Jesus: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7;21).

12. Rabi Tarfon disse EM NOME DE SEUS MESTRES DA ESCOLA DE HILLEL: “hoje [o dia está] curto e muita é a obra, e os que trabalham são preguiçosos e o galardão é muito e o dono da casa está necessitado”.

Jesus, o Nazareno, 100 anos antes de Rabi Tarfon, disse: “Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os obreiros” (Mt 9;37).

13. Rabi Shmuel haKatan, disse aos seus discípulos: “da forma como ensinei [diligentemente] ante vós de graça, do mesmo modo ensinareis [diligentemente] de graça”.

200 anos antes dele, disse Jesus, o Nazareno, aos seus discípulos: “de graça o recebestes, de graça o daí” (Mt 10;8b).

14. Ensinava Rabi Yirmeyah EM NOME DA TRADIÇÃO: “todo aquele que humilha a si próprio por causa das palavras da Torá neste mundo, será engrandecido no mundo vindouro; e todo [aquele que] se coloca como um servo, por causa das palavras da Torá, neste mundo, será feito livre no mundo vindouro” (Talmude Babilônico, Bavá Metziá, 85b).

Ensinou Jesus, o Nazareno, 200 anos antes daquele: “Porque o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mt 23;12).

15. Yochanan, em [nome de] Rabi Yosef pôs [em questão]: “o Shabat foi entregue em vossas mãos, e nãos vós entregues a ele [ao Shabat]” (Talmude Babilônico, Yomá, 85b).

Jesus, o Nazareno, ensinou: “O Shabat foi feito por causa do homem, e não o homem, por causa do Shabat” (Mc 2;27).

16. Disse Rav Sheshet: “todo [aquele que] olhar para o menor dedo de uma mulher, é como se olhasse para a vergonha [dela]” (Talmude Babilônico, Shabat, 64b).

Disse Jesus, o Nazareno: “qualquer que atentar numa mulher, para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mt 5;28).”

Isso nos mostra duas coisas fundamentais:

Primeiro que Jesus conhecia A TRADIÇÃO e também extraiu o melhor dos sábios Rabinos de sua época.

Então quem tomou de quem?

Samuel de Medeiros
Membros
Membros

Mensagens : 33
Likes : 3
Data de inscrição : 20/05/2014
Idade : 38
Localização : João Pessoa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jesus plagiou "Hillel e Shamay" fariseus?

Mensagem por TJ esclarecido em Dom Dez 07 2014, 20:34

Samuel de Medeiros,

Achei muito interessante este teu post que eu já tinha lido ontem no fórum brasileiro onde tens outro nickname mas o teu avatar identifica-te. Smile

Já que professas o judaísmo e na tua apresentação disseste que não acreditavas no cristianismo, o que pensas ou qual o teu conceito sobre Jesus o Messias?

Um abraço


"Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema"
Pablo Picasso

TJ esclarecido
Moderador
Moderador

Mensagens : 1805
Likes : 151
Data de inscrição : 13/11/2011
Localização : Centro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jesus plagiou "Hillel e Shamay" fariseus?

Mensagem por Kaarlo Luhtanen em Dom Dez 07 2014, 20:40

Também achei esse tópico muito interessante, pois não sabia da existência dessas pessoas e nem muito menos a intertextualidade presente em seus escritos com os escritos de Jesus.

Kaarlo Luhtanen
Membros
Membros

Mensagens : 433
Likes : 13
Data de inscrição : 07/11/2014
Idade : 100
Localização : Interior do Ceará

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jesus plagiou "Hillel e Shamay" fariseus?

Mensagem por TJ esclarecido em Dom Dez 07 2014, 21:40

Luigi escreveu:Também achei esse tópico muito interessante, pois não sabia da existência dessas pessoas e nem muito menos a intertextualidade presente em seus escritos com os escritos de Jesus.

Neste caso, só se fizermos alguma pesquisa sobre o judaísmo é que ficamos a saber da existência destes e de muitos outros rabinos e sábios de referência da religião judaica.


"Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema"
Pablo Picasso

TJ esclarecido
Moderador
Moderador

Mensagens : 1805
Likes : 151
Data de inscrição : 13/11/2011
Localização : Centro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jesus plagiou "Hillel e Shamay" fariseus?

Mensagem por River raid em Dom Dez 07 2014, 22:20

Nenhum dos rabinos contemporâneos de Jesus teve o mesmo impacto.

Passaram-se 2000 anos e a maior parte da humanidade sabe quem foi/é Jesus. Isso não acontece por acaso.

Portanto, para que a palavra de Jesus tenha sobrevivido acredito que algo de sobrenatural tenha mesmo acontecido naquele tempo, quiçá, ainda exista.

Uma coisa é certa: aquele homem (ou Deus, semi.Deus, meio deus, etc...ou lá o que O queiram rotular) fez mesmo a diferença.









River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4535
Likes : 202
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 41
Localização : Maia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jesus plagiou "Hillel e Shamay" fariseus?

Mensagem por Samuel de Medeiros em Seg Dez 08 2014, 05:35

@River raid escreveu:Nenhum dos rabinos contemporâneos de Jesus teve o mesmo impacto.

Passaram-se 2000 anos e a maior parte da humanidade sabe quem foi/é  Jesus. Isso não acontece por acaso.

Portanto, para que a palavra de Jesus tenha sobrevivido acredito que algo de sobrenatural tenha mesmo acontecido naquele tempo, quiçá, ainda exista.

Uma coisa é certa: aquele homem (ou Deus, semi.Deus, meio deus, etc...ou lá o que O queiram rotular)  fez mesmo a diferença.





Os Grandes Rabinos não estavam muito interessados em IMPACTAR O MUNDO ou serem conhecidos, e eu acho que nem mesmo Jesus tinha esse interesse durante sua vida...

Todos sabiam que O debilitado Estado Judaico estava preste a ser desmantelado, Rabi Tzadok Jejuou 40 anos antes da Destruição do templo para que D.us removesse seu Decreto e ficou tão magro que as pessoas podiam ver o alimento descendo por sua traqueia... De modo que os Rabinos e sacerdotes estavam mais interessados em Salvaguardar o Judaísmo e não ser conhecidos pelos gentios....

A fama de Jesus e o exito do cristianismo se deu mais pela espada do que pela proclamação da fé na Cruz de Cristo, Portugal e Espanha que o digam, com suas comunidades judaicas e mouras totalmente dizimadas pela espada ou convertidas a força...

As pessoas também sabem quem foram Moisés, Buda, e Maomé.... Isso não quer dizer nada..... Quanto aos ensinos de Jesus, se eram plágios dos Mestres de uma religião anterior, o fato de serem difundidos em nome dele não fazem dele especial, quando ele nem mesmo escreveu nem sequer uma palavra dos escritos que afirmam contar sua historia... Antes demostra a desonestidade de uma fé que rouba "ensinos de homens" e os atribui a um ser divino....

Samuel de Medeiros
Membros
Membros

Mensagens : 33
Likes : 3
Data de inscrição : 20/05/2014
Idade : 38
Localização : João Pessoa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jesus plagiou "Hillel e Shamay" fariseus?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:00


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum