EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Sábado ou Domingo ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sábado ou Domingo ?

Mensagem por Jaffar em Dom Out 26 2014, 13:38

Boa tarde.

Peço desulpa se abri o tópico no sitio errado.

Tenho dúvidas em relação ao tal dia do Senhor para ser guardao louvado e santificado.

Devo ir à igreja no Sábado ou Domingo ? Jesus morreu numa sexta feira por volta do meio dia e ressuscitou no Domingo (ao 3 dia conforme as escrituras)?

Dia do sábado bíblico é sábado.

Quando olhamos para a Bíblia, descobrimos que o sábado é o sétimo dia eo dia de descanso bíblico. Judeus e alguns cristãos justificar o dia de sábado, neste dia, como foi a criação deste mundo.

A Bíblia nos diz que o sábado é o início da criação deste dia mundial do descanso.

Gênesis 2,1-3 - Este foi concluído o céu ea terra com toda a sua diversidade. O sétimo dia Deus terminou o trabalho que ele tinha trabalhado no sétimo dia descansou de todo o trabalho que você fez. Deus abençoou o sétimo dia eo santificou, porque nele Deus descansou de toda a obra que criara e fizera.

Deus nos deu no Monte Sinai os Dez Mandamentos eo quarto mandamento diz:

Êxodo 20,8-11 - Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Tu não fazer nenhum trabalho - você, seu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, um imigrante em seus portões. Em seis dias fez o Senhor o céu ea terra, o mar e tudo que neles há, mas ao sétimo dia descansou. Por isso o Senhor abençoou o dia de sábado eo santificou.

Jesus e seus discípulos do Senhor.

Jesus Cristo durante sua vida terrena sábado santo e exortou à obediência e respeito à lei do amor. Jesus não veio revogar a lei, mas o padrão. Jesus Cristo, Sua morte na cruz a lei acumulados, como muitos cristãos ensinam. Pelo contrário, Jesus exortou-nos a respeitar a lei e nos avisou de qualquer alteração na sua.

Lucas 4,16 - Quando ele veio a Nazaré, onde ele foi criado, participou como era seu costume, no dia de sábado, na sinagoga e levantou-se para ler.

http://www.pt.amazinghope.net/qual-e-o-setimo-dia-da-semana-e-o-sabado-ou-domingo/

O Domingo é pagão ?

Os pagãos do império romano guardavam o atual domingo, o primeiro dia da semana, ao qual honravam como “dies solis” (dia do Sol). Esta prática foi aceita pelo gnosticismo, passando daí para a igreja em Alexandria, como acabamos de referir. E, no século quarto, grande parte da cristandade já guardava o dia do Sol dos pagãos como sendo o dia do SENHOR.

Constantino Magno, imperador pagão, via que a linha demarcatória entre o cristianismo e o paganismo se desvanecia mais e mais. Via que, com um pouco de esforço, podia ganhar o apoio não só dos seus súditos pagãos, mas também dos cristãos. Todavia, para tanto era necessário que os dois credos se aproximassem ainda mais. Pois a fusão entre o cristianismo e o paganismo ainda não era completa. Havia muitos cristãos fiéis que ainda guardavam o verdadeiro dia de descanso do ALTÍSSIMO (o sábado), que é o quarto mandamento da lei original de DEUS, e rejeitavam, como fruto do paganismo, a observância do primeiro dia da semana (domingo), o dia do Sol. Visando salvaguardar a suposta santidade do primeiro dia da semana e favorecer a aproximação das duas classes, Constantino, a 7 de março de 321 d.C., promulgou o seguinte decreto...

DEUS disse: “Lembra-te de santificar o dia de sábado” (Êxodo cap.20 vers.Cool. Mas os homens disseram: “Não! Não façais isto! Guarda o domingo, o primeiro dia da semana!” Os protestantes herdaram a observância do domingo inadvertidamente da igreja romana, e esta a herdou do paganismo.

Mas, que disse Cristo do valor da tradição substituindo os mandamentos de DEUS? “Por que transgredis vós também o mandamento de DEUS pela vossa tradição...? Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens” (Mateus c.15 v.3- 9). Cristo disse que “nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido”. Reafirmando o dever de cumprirmos, sem a menor omissão, todos os mandamentos da lei, o Salvador acrescentou: “Qualquer, pois, que violar um destes mais pequenos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus” (Mateus c.5 v.18-19).

http://www.inricristo.org.br/index.php/pt/curiosidades/anais-da-historia/241-mudanca-sabado-domingo

outras fontes:

http://www.cacp.org.br/domingo-dia-do-senhor-ou-dia-do-sol/#viewreplies

http://www.adventistas-bereanos.com.br/2006agosto/desmascarandoasfarsasdocristianismo5.htm

Jaffar
Membros
Membros

Mensagens : 171
Likes : 5
Data de inscrição : 02/07/2014
Idade : 49
Localização : Sul

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado ou Domingo ?

Mensagem por TJ Curioso em Dom Out 26 2014, 13:41

Este, como em outros assuntos tem opiniões divergentes. Acho que deves adorar a Deus sem pensar em qual dia é apropriado para isso. Tornar um dia especialmente devotado a Deus, como se fosse mais especial que os outros, é estar a legalizar e restringir aquilo que deve ser totalmente livre.

Acho que deve ser a consciência e a disponibilidade a guiar-nos neste caso.

TJ Curioso
Forista desativado

Mensagens : 9048
Likes : 416
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 43

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado ou Domingo ?

Mensagem por TJ esclarecido em Dom Out 26 2014, 15:06


O “sábado” bíblico não se limita um dia específico da semana e integrava um “sistema sabático” que fazia parte da lei dada à nação de Israel durante o êxodo do Egipto. Desse sistema de sábados fazia parte o 7º dia, o 7º ano, o ano sabático do Jubileu a cada 50 anos e vários outros. Quando 2 destes “sabados” coincidiam chamavam-lhe de “grande sabado”.

Embora a ressurreição de Jesus tivesse ocorrido no dia chamado agora no nosso calendário de “domingo”, não encontramos na Bíblia qualquer indicação ou ordem para que se deva celebrar obrigatoriamente alguma coisa aos domingos e ele próprio com o seu sacrifício de resgate nos libertou dessa carrada de leis dada a Israel.

Paulo escreveu:
Romanos 10:4 “Ora o fim da Lei é Cristo para a justificação de todos os que têm fé”
Romanos 7:6 “Mas agora estamos livres da Lei e morremos para aquilo que nos tinha como escravos. Assim, podemos servir a Deus duma maneira nova, segundo o Espírito, e não à maneira antiga”.
Gálatas 4:10, 11: “Porque é que dão tanto valor religioso a certos dias, meses estações e anos? Receio que o meu trabalho no vosso meio tenha sido inútil.”
(Edição Boa Nova em português corrente)


"Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema"
Pablo Picasso

TJ esclarecido
Moderador
Moderador

Mensagens : 1804
Likes : 151
Data de inscrição : 13/11/2011
Localização : Centro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado ou Domingo ?

Mensagem por Investigando a Torre em Dom Out 26 2014, 20:03

Em função daquilo que o TJ esclarecido referiu acima, existe uma corrente muito forte e convincente, apologista de que Jesus foi crucificado numa Quarta-Feira ressuscitando efectivamente num Sábado.

IT


Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Bons comentários!

"Quem alberga a Verdade no seu coração, não deve temer que lhe falte força na língua e persuasão"
J. RUSKIN
«Stones of Venice», 11

Investigando a Torre
Admin
Admin

Mensagens : 8324
Likes : 307
Data de inscrição : 21/09/2011
Idade : 57
Localização : Vila Nova de Santo André

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado ou Domingo ?

Mensagem por antónio silva em Seg Out 27 2014, 22:05

"Colossenses 2:16: Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras".
A guarda do sábado era uma das leis dos judeus, uma das todas que Jesus cumpriu e com as quais acabou. Os judeus e outros que façam o que bem entenderem mas, os cristãos, estão livres para fazerem o que quiserem nesse dia, de preferência o bem.
A adoração cristã deve ser um modo de vida, sempre presente.


antónio silva

Mensagens : 121
Likes : 11
Data de inscrição : 03/08/2013
Idade : 55
Localização : braga

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado ou Domingo ?

Mensagem por Jaffar em Ter Out 28 2014, 15:01

Obrigado pelas respostas.

Então visto ser ao critério de qualquer um.
O Sábado já perdeu o tal efeito e visto o Domingo que era o dia da adoração pagã.

Na possibilidade de ir ao a "igreja" no Sabado ou Domingo, nesse caso o Sábado sem o tal simbolismo de outrora é melhor que o Domingo.

Jaffar
Membros
Membros

Mensagens : 171
Likes : 5
Data de inscrição : 02/07/2014
Idade : 49
Localização : Sul

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado ou Domingo ?

Mensagem por TJ Curioso em Ter Out 28 2014, 15:52

@Jaffar escreveu:Obrigado pelas respostas.

Então visto ser ao critério de qualquer um.
O Sábado já perdeu o tal efeito e visto o Domingo que era o dia da adoração pagã.

Na possibilidade de ir ao a "igreja" no Sabado ou Domingo, nesse caso o Sábado sem o tal simbolismo de outrora é melhor que o Domingo.

Jaffar, ao contrário do que se pensa tudo indica que o Domingo foi usado como dia litúrgico desde o início da congregação cristã. Embora os cristãos judeus guardassem o Sábado, alguns anos após a morte de Cristo e com a introdução dos gentios na congregação, isso caiu em desuso.

TJ Curioso
Forista desativado

Mensagens : 9048
Likes : 416
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 43

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado ou Domingo ?

Mensagem por Kristy123 em Ter Out 28 2014, 16:12

Jaffar,

Perguntas, se deves ir à igreja no Sábado ou no Domingo....

Eu eu respondo-te de uma forma muito linear e directa:

O melhor é mesmo, quando te apetecer ir!!!   Não interessa o dia e a hora!

O que importa é mesmo a tua vontade de o fazer, de uma forma livre e sincera!

A meu ver, não te deves deixar reger ou influenciar pelos "hábitos, costumes e regras"
preconizados por outros (Sejam eles quem forem!)

O que deverá ser importante para ti e o qual deverá passar a ser o teu principal
objectivo, é mesmo a tua relação directa que conseguirás estabelecer com Deus.

Esta é a minha opinião.

Kristy

Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 4023
Likes : 222
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 97
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado ou Domingo ?

Mensagem por Jaffar em Dom Nov 09 2014, 12:17

Há um aspecto que ainda não percebi bem.

Está referido neste tópico.

Romanos 10:4 “Ora o fim da Lei é Cristo para a justificação de todos os que têm fé”
Romanos 7:6 “Mas agora estamos livres da Lei e morremos para aquilo que nos tinha como escravos. Assim, podemos servir a Deus duma maneira nova, segundo o Espírito, e não à maneira antiga”.

A guarda do sábado era uma das leis dos judeus, uma das todas que Jesus cumpriu e com as quais acabou. Os judeus e outros que façam o que bem entenderem mas, os cristãos, estão livres para fazerem o que quiserem nesse dia, de preferência o bem.

Jesus vs lei

neste caso a lei mosaica dos judeus.
Devemos "ignorar" por exemplo os 10 mandamentos.

Há certas leis (AT)que vocês dizem que acabou com Jesus quais são essas leis? e quais ficaram ?
É que no estudo das TJ uns dizem que acabou com ele algumas leis outras não estou confuso....
por exemplo - O consumo da carne de porco que era proibido acabou  com Cristo e o consumo de sangue (transfusão de sangue acabou?)

Jaffar
Membros
Membros

Mensagens : 171
Likes : 5
Data de inscrição : 02/07/2014
Idade : 49
Localização : Sul

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado ou Domingo ?

Mensagem por TJ Curioso em Dom Nov 09 2014, 12:34

@Jaffar escreveu:Há um aspecto que ainda não percebi bem.

Está referido neste tópico.

Romanos 10:4 “Ora o fim da Lei é Cristo para a justificação de todos os que têm fé”
Romanos 7:6 “Mas agora estamos livres da Lei e morremos para aquilo que nos tinha como escravos. Assim, podemos servir a Deus duma maneira nova, segundo o Espírito, e não à maneira antiga”.

A guarda do sábado era uma das leis dos judeus, uma das todas que Jesus cumpriu e com as quais acabou. Os judeus e outros que façam o que bem entenderem mas, os cristãos, estão livres para fazerem o que quiserem nesse dia, de preferência o bem.

Jesus vs lei

neste caso a lei mosaica dos judeus.
Devemos "ignorar" por exemplo os 10 mandamentos.

Há certas leis (AT)que vocês dizem que acabou com Jesus quais são essas leis? e quais ficaram ?
É que no estudo das TJ uns dizem que acabou com ele algumas leis outras não estou confuso....
por exemplo - O consumo da carne de porco que era proibido acabou  com Cristo e o consumo de sangue (transfusão de sangue acabou?)

Jaffar, vê o que diz o livro raciocínios sobre a questão dos 10 mandamentos para teres a versão das TJ. 

Precisas de perceber que a abolição da Lei Mosaica na prática do cristianismo não foi como um botão que se desligou com a morte de Cristo. Levou anos até que todos os vestígios da guarda da Lei Mosaica fossem abolidos (não completamente em alguns casos), do seio do cristianismo. Se reparares nas cartas de Paulo, escritas cerca de 30 anos após a morte de Jesus, ele ainda se debatia com cristãos, a quem ele chama de "judaizantes", que insistiam em que todos os cristãos deveriam continuar a guardar a Lei dada a Moisés.

A separação total veio acontecer bem mais tarde, quando a maioria das pessoas convertidas ao cristianismo eram em maior número das nações gentias. Para estas o judaísmo já não tinha qualquer significado ou simbolismo e após Roma tornar o cristianismo a religião oficial do Império esse corte foi permanente e ocorreu até o reverso da medalha, quando começou gradualmente a crescer um sentimento anti-semita, acusando os judeus enquanto povo de matarem o Messias.

Daí veio a resultar o inverso da medalha, em que agora eram os cristãos que perseguiam a minoria judaica e tornando em muitos casos a sua prática religiosa proibida ou banida.

Com o tempo, este anti-semitismo em algumas religiões cristãs veio a diminuir e algumas delas, tais como o adventismo acabaram por incorporar algumas das leis dadas a Moisés na sua prática religiosa, especialmente no respeito e guarda do Sábado e na sua dieta alimentar.

A questão do sangue foi resultado da interpretação da Lei Mosaica no caso das Testemunhas de Jeová, tendo em vista que a ordem de abster-se de sangue foi renovada a todos os cristãos (o contexto da passagem de Actos indica que era apenas para evitar ferir a consciência dos cristãos judeus - a maioria na época - em relação aos cristãos gentios que estavam chegando à congregação cristã no 1º século).

As TJ afirmam que embora hoje não se guarde a Lei Mosaica, existem princípios e orientações nessa lei que devem ser levados em consideração. É claro que existe uma escolha seletiva por parte destas de quais a leis que devem servir de "guia" para hoje e quais não.

Mas como é hábito, as TJ não são conhecidas pela sua coerência na interpretação da Bíblia.

TJ Curioso
Forista desativado

Mensagens : 9048
Likes : 416
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 43

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado ou Domingo ?

Mensagem por Jaffar em Dom Nov 09 2014, 12:54

Obrigado mais uma vez.

Gostei...gostei de ler resumindo e concluindo a lei que tenho de seguir é:

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas” (Mateus 22:37-40). Se fizermos estas duas coisas, estaremos cumprindo tudo o que Cristo quer que façamos, “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados” (I João 5:3). Tecnicamente, nem os Dez Mandamentos são aplicáveis aos cristãos. Entretanto, 9 dos Dez Mandamentos são repetidos no Novo Testamento (todos, exceto o mandamento para que se guarde o Sábado). Obviamente, se nós amamos a Deus, não estaremos adorando a outros deuses ou ídolos. Se amamos aos que nos cercam, não os mataremos, não mentiremos para eles, não cometeremos adultério contra eles ou cobiçaremos o que a eles pertence. Portanto, não estamos sob nenhuma das exigências da lei do Velho Testamento. Nós devemos sim amar a Deus e a nosso próximo. Se com fé cumprirmos estes dois preceitos, todo o restante se ajustará.

Leia mais: http://www.gotquestions.org/Portugues/a-lei-crista.html#ixzz3IZifUvzj

No 1º amar a Deus. È a Deus ou a Jesus ?
e no segundo se amo o próximo é licito ou não fazer a tal transfusão de sangue/doar sangue para o salvar ?
Segundo a minha interpretação que pode estar equivocada posso doar sangue/transfusão mas TJ diz que não porquê?

Jaffar
Membros
Membros

Mensagens : 171
Likes : 5
Data de inscrição : 02/07/2014
Idade : 49
Localização : Sul

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado ou Domingo ?

Mensagem por TJ Curioso em Dom Nov 09 2014, 13:56

@Jaffar escreveu:Obrigado mais uma vez.

Gostei...gostei de ler resumindo e concluindo a lei que tenho de seguir é:

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas” (Mateus 22:37-40). Se fizermos estas duas coisas, estaremos cumprindo tudo o que Cristo quer que façamos, “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados” (I João 5:3). Tecnicamente, nem os Dez Mandamentos são aplicáveis aos cristãos. Entretanto, 9 dos Dez Mandamentos são repetidos no Novo Testamento (todos, exceto o mandamento para que se guarde o Sábado). Obviamente, se nós amamos a Deus, não estaremos adorando a outros deuses ou ídolos. Se amamos aos que nos cercam, não os mataremos, não mentiremos para eles, não cometeremos adultério contra eles ou cobiçaremos o que a eles pertence. Portanto, não estamos sob nenhuma das exigências da lei do Velho Testamento. Nós devemos sim amar a Deus e a nosso próximo. Se com fé cumprirmos estes dois preceitos, todo o restante se ajustará.

Leia mais: http://www.gotquestions.org/Portugues/a-lei-crista.html#ixzz3IZifUvzj

No 1º amar a Deus. È a Deus ou a Jesus ?
e no segundo se amo o próximo é licito ou não fazer a tal transfusão de sangue/doar sangue para o salvar ?
Segundo a minha interpretação que pode estar equivocada posso doar sangue/transfusão mas TJ diz que não porquê?

Mais uma vez, se estás a estudar com as TJ deverias fazer a elas essas perguntas... Morrer a rir

No site da Organização encontras respostas também a esta questão:
http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/biblia-transfusoes-de-sangue/#?insight[search_id]=07dca05d-d3f6-402c-850c-55adf581fef5&insight[search_result_index]=2

TJ Curioso
Forista desativado

Mensagens : 9048
Likes : 416
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 43

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sábado ou Domingo ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 22:21


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum