EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por TJ Curioso em Dom Set 14 2014, 15:53

Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

A Câmara Municipal de Torres Novas vai ceder um terreno à Congregação das Testemunhas de Jeová de Torres Novas e Riachos para construção de um auditório. A decisão foi tomada pelo executivo camarário com os votos favoráveis dos eleitos do PS e do PSD e os votos contra dos vereadores da CDU e do BE.

O terreno situado no Nicho de Riachos, com uma área de 2.864 metros quadrados e avaliado em 18.478 euros, deverá ser cedido pelo período de 70 anos aquela congregação religiosa em regime de direito de superfície. Ou seja, essa parcela de terreno continuará a ser propriedade do município.

Na sua declaração de voto, enviada para a nossa redacção, o vereador da CDU Nuno Guedelha explica o seu voto contra por considerar que a autarquia, tal como o Governo, se deve pautar por uma governação laica, “não lhe competindo a cedência de benefícios a qualquer uma das religiões, salvo por razões de natureza excepcional que neste caso não se vislumbram”.

Acrescenta que “a autarquia deve limitar-se a garantir a liberdade religiosa dos cidadãos e a proporcionar às igrejas a possibilidade de, pelos seus próprios meios, adquirirem os espaços próprios para possibilitarem a respectiva religião a quem o deseje”.

Diga o que pensa sobre este Artigo. O seu comentário será enviado directamente para a redacção de O MIRANTE.

Fonte: http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=&id=76165&idSeccao=479&Action=noticia#.VBWrTkvYs-0


Penso que seria importante serem colocados comentários no site desta notícia.

TJ Curioso
Forista desativado

Mensagens : 9048
Likes : 416
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 43

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por TJ Curioso em Dom Set 14 2014, 16:21

Já enviei o meu comentário:


Embora concorde que as mesma oportunidades devam ser atribuídas às diferentes confissões religiosas, acho que este tipo de privilégios deviam ser evitados, especialmente a religiões que violam os mais básicos direitos humanos.

Passo a explicar: As Testemunhas de Jeová (TJ) são lideradas por um designado Corpo Governante situado nos E.U.A. que, com mão-de-ferro, impõe a todas as TJ o que podem ou não fazer a nível social e doutrinal.

A vida das TJ é regida assim por inúmeras regras que cerceam a sua liberdade individual, indo ao ponto de até mesmo não permitirem qualquer discordância com a liderança. A dúvida ou a discordância, nem que seja de uma vírgula das regras ou doutrinas, é punida com a expulsão da religião e a subsequente ostracização do ex-membro. Ele fica assim isolado dos membros que eram seus irmãos na fé, sejam apenas amigos e até mesmo familiares.

É a chamada "morte social" onde o indivíduo perde toda a estrutura social que construiu, muitas vezes ao longo dos anos, perdendo até mesmo as relações familiares dos membros que ficaram na religião.

Além dos casos de expulsão, existem os casos em que membros das TJ, deixando de concordar com a doutrina ou políticas organizacionais (tais como na forma de lidarem com casos de pedofilia ou sangue), decide sair de livre vontade (dissociação).

O tratamento é igual, e vai ao ponto da pessoa ser considerada traidor, mentiroso, víbora, filho de Satanás, doente mental e outros adjetivos que mancham a sua reputação dentro e algumas vezes fora da religião.

Mediante tal tratamento severo, muitos são os casos de depressão severa, tentativas de suicídio e até mesmo suicídio resultando na morte do ex-membro.

Tais casos não são isolados e muitos milhares de pessoas passam por isso em todo o mundo. Basta fazer-se uma pesquisa em sites, fóruns, blogues e Youtube, onde centenas, senão milhares de vítimas deste preconceito sofrem em vida um verdadeiro "inferno".

Pais deixam de falar com filhos, até mesmo chegando-os a expulsar de suas casas por estes renegarem a religião.

Filhos que deixam de visitar seus pais ou ter contacto com eles pelas mesmas razões, impedindo que estes até mesmo tenham contato com seus netos.

O rol de casos é extenso e perturbador.

Conceder privilégios a uma religião que prega o ódio para com aqueles que não são da religião, afirmando que todos os que não TJ serão mortos no Armagedom (99% da humanidade), e que cria situações de profunda discriminação religiosa e social é, no mínimo, imoral.

É óbvio que o poder político muitas vezes não se apercebe de tudo isto porque não existe uma verdadeira investigação sobre as seitas e movimentos religiosos que usam de "influência social destrutiva" em seus membros.

Dever-se-ia criar um grupo de trabalho que investigasse tais grupos, tal como existe em França e outros países, para que ao se concederem determinados privilégios e regalias, se tivessem em conta todos os factores.

Muito mais poderia escrever, sobre isto, incluindo a forma como os casos de abuso sexual e pedofilia são varridos para debaixo do tapete por políticas organizacionais que pretendem, acima de tudo, manter uma boa imagem da religião.

Poderia mencionar os "flip-flops" doutrinais que mudam ao sabor do vento, bem como o envolvimento da religião em coisas que publicamente condena, mas por detrás a prática é outra.

Convido-vos a lerem o artigo da revista Sábado que saiu sobre as TJ e que poderá ajudar a entender estes e outros aspetos da religião.

Aqui:
https://app.box.com/s/y0uqkga39j30v6ee88qj

Espero que este texto tenha ajudado a perceber melhor o que existe por detrás das pessoas polidas e simpáticas que batem à vossa porta.

Sei do que falo porque fui ancião congregacional e nasci na religião, conhecendo melhor do que a maioria os seus meandros e procedimentos.

TJ Curioso
Forista desativado

Mensagens : 9048
Likes : 416
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 43

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por River raid em Dom Set 14 2014, 16:37

Novamente, TJC, agradeço a tua perspicácia.
Já coloquei um comentário.

Devo dizer que é bastante infeliz ceder terrenos camarários a uma instituição religiosa nem que seja durante 70 anos (afinal o "Fim" é a longo prazo...).

Esses terrenos pertencem à população de Torres Novas e nunca deveriam ser cedidos a uma empresa bilionária americana.

As Testemunhas de Jeová de Torres Novas bem que poderiam comprar o terreno em vez de construírem seu Salão sob terreno de "Babilónia, a Grande", alugado pelo "Sistema de Satanás".

Quantas pessoas em Torres Novas sequer têm casa ou um terreno para construir uma habitação decente?

Portanto, mais uma vez, o egoísmo, o fanatismo e outros "fruto do espírito de satanás" triunfam, tudo em nome duma religião sectária, parasitária, abusiva que tudo pede e nada dá!

Satanás está, de facto, extremamente contente com a liderança TJ, até lhes dá prémios em forma de terrenos camarários! Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir







River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4532
Likes : 202
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 41
Localização : Maia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por TJ esclarecido em Dom Set 14 2014, 23:57

Também enviei o meu comentário fazendo alusão ao encerramento de filiais e às vendas milionárias de património adquirido ao longo de décadas com os donativos e trabalho voluntário dos fiéis e a consequente dispensa desses trabalhadores voluntários que devotaram toda a sua vida à religião, encontrando-se muitos deles, como está a suceder em Espanha numa situação de desemprego e sem direito a indemnizações ou subsídios sociais.


"Se apenas houvesse uma única verdade, não poderiam pintar-se cem telas sobre o mesmo tema"
Pablo Picasso

TJ esclarecido
Moderador
Moderador

Mensagens : 1804
Likes : 151
Data de inscrição : 13/11/2011
Localização : Centro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por TJ Curioso em Seg Set 15 2014, 00:25

@TJ esclarecido escreveu:Também enviei o meu comentário fazendo alusão ao encerramento de filiais e às vendas milionárias de património adquirido ao longo de décadas com os donativos e trabalho voluntário dos fiéis e a consequente dispensa desses trabalhadores voluntários que devotaram toda a sua vida à religião, encontrando-se muitos deles, como está a suceder em Espanha numa situação de desemprego e sem direito a indemnizações ou subsídios sociais.    

Excelente!

TJ Curioso
Forista desativado

Mensagens : 9048
Likes : 416
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 43

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por antonio1965 em Seg Set 15 2014, 08:26

Este foi o meu comentário:

Como é que uma Organização que dispõe de um Fundo para a construção de Salões do Reino (mantido pelas contribuições voluntárias de todos os seus membros, tem necessidade de mendigar um terreno junto da Câmara Municipal?

Já agora que contrapartidas a Câmara e a comunidade de Torres Novas esperam vir a obter por parte das Testemunhas de Jeová locais?




antonio1965
Membros
Membros

Mensagens : 1260
Likes : 85
Data de inscrição : 23/08/2012
Idade : 51
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por TJ Curioso em Seg Set 15 2014, 08:32

@antonio1965 escreveu:Este foi o meu comentário:

Como é que uma Organização que dispõe de um Fundo para a construção de Salões do Reino (mantido pelas contribuições voluntárias de todos os seus membros, tem necessidade de mendigar um terreno junto da Câmara Municipal?

Já agora que contrapartidas a Câmara e a comunidade de Torres Novas esperam vir a obter por parte das Testemunhas de Jeová locais?

Boa informação. Faz toda a diferença saber que uma religião à escala internacional tem um fundo disponível de muitos milhões de dólares para construções e aquisições de terrenos e salões do reino.

aplausos aplausos aplausos

TJ Curioso
Forista desativado

Mensagens : 9048
Likes : 416
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 43

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por DoC em Seg Set 15 2014, 11:44

A organização das TJ é pouco expressiva, um nicho religioso, por isso é que estas ações têm margem para acontecer. E concordo com as palavras do vereador Nuno Guedelha. Naturalmente, este tipo de ações não devem ter lugar num Estado laico, sob a agravante de constituir uma discriminação positiva, injusta para as demais religiões. Este tipo de ações viriam a praça pública e seriam alvo de fortes críticas se se tratasse de uma organização religiosa maior.

Aliás, é o facto de ser uma religião minoritária, no meio de tantas outras, que lhe permite existir nos termos em que existe, mantendo as políticas que mantém. É como um clube pequeno e privado, underground, onde tudo o que é ilegal tem possibilidade de ocorrer, fora dos olhares da Lei.

Se a organização das TJ tivesse cerca de 10x a sua dimensão (continuaria a ter outras maiores à sua frente) a sua estrutura atual não seria sustentável e este tipo de "rebuçados de café" não aconteceriam. Muito daquilo que a organização das TJ é, não seria.


DoC

DoC
Membros
Membros

Mensagens : 882
Likes : 81
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 35
Localização : Norte

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por Crixus em Seg Set 15 2014, 12:47

@DoC escreveu:A organização das TJ é pouco expressiva, um nicho religioso, por isso é que estas ações têm margem para acontecer. E concordo com as palavras do vereador Nuno Guedelha. Naturalmente, este tipo de ações não devem ter lugar num Estado laico, sob a agravante de constituir uma discriminação positiva, injusta para as demais religiões. Este tipo de ações viriam a praça pública e seriam alvo de fortes críticas se se tratasse de uma organização religiosa maior.

Concordo com ele, Mas o CDS é tudo menos Laico são um partido Democrata Cristão. Mas tudo bem Razz




Crixus
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1030
Likes : 55
Data de inscrição : 26/11/2012
Localização : Grande Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por River raid em Seg Set 15 2014, 13:30

Sou-vos absolutamente sincero quando vos digo que ficava feliz se o terreno fosse para uma qualquer instituição ou Fundação que realmente ajudasse as pessoas.

Infelizmente e dado o potencial humano das TJ´s individuais é pena que seja uma religião que não possui acção social. Ajudar o próximo iria aumentar a fé de muita TJ porque "há mais prazer em dar do que em receber". Seus líderes dizem que ajudam em "sentido espiritual" mas tal ajuda é melhor recebida sem a barriga a roncar ou num corpo cheio de frio num qualquer banco de jardim. Minha ex-esposa chegou a levar pessoas de mobilidade reduzida para a reunião e ficou mal-vista, achavam que ela estava maluca. Os únicos deficientes que lá estão nessa congregação estão relativamente bem na vida, logo e talvez por isso estão bem vistos, mesmo assim os sorrisos amarelos são frequentes e as ajudas para levá-los a uma simples WC bastante poucas Mad

Os primeiros cristãos ajudavam-se uns aos outros, havia distribuição de comida e bens. Pregavam através do bom exemplo, caridade e amor. Não andavam a bater às portas com papiros ou metendo medo às pessoas. Falavam de um futuro glorioso sob as ordens de um único Rei, Jesus.


River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4532
Likes : 202
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 41
Localização : Maia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por DoC em Seg Set 15 2014, 13:44

@Crixus escreveu:Concordo com ele, Mas o CDS é tudo menos Laico são um partido Democrata Cristão. Mas tudo bem Razz

Concordo plenamente contigo Crixus!

Eu concordo com as palavras dele. Ditas por ele é que roça na hipocrisia, viste que ele faz parte de um partido político denominado como sendo cristão. É um partido que de laico tem muito pouco.


DoC

DoC
Membros
Membros

Mensagens : 882
Likes : 81
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 35
Localização : Norte

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por so em Seg Set 15 2014, 16:09

O pessoal do Betel deve estar em "bicos de pé", já tem algo para relatar no anuário e nos congressos.


Conhecereis a internet e a internet vos libertará.

so
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1965
Likes : 58
Data de inscrição : 01/03/2012
Localização : Norte

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por Crixus em Seg Set 15 2014, 16:33

Agora resta saber que tipo Lobby Politico fizeram para isto acontecer... Será que se mantiveram plenamente neutros???? Gostava de saber......




Crixus
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1030
Likes : 55
Data de inscrição : 26/11/2012
Localização : Grande Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por DoC em Seg Set 15 2014, 17:31

@Crixus escreveu:Agora resta saber que tipo Lobby Politico fizeram para isto acontecer... Será que se mantiveram plenamente neutros???? Gostava de saber......

Também tinha pensado nisso. Acho que é uma questão pertinente.


DoC

DoC
Membros
Membros

Mensagens : 882
Likes : 81
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 35
Localização : Norte

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por Crixus em Seg Set 15 2014, 18:01

@DoC escreveu:
@Crixus escreveu:Agora resta saber que tipo Lobby Politico fizeram para isto acontecer... Será que se mantiveram plenamente neutros???? Gostava de saber......

Também tinha pensado nisso. Acho que é uma questão pertinente.

Pode ser que ainda venha á baila.....




Crixus
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 1030
Likes : 55
Data de inscrição : 26/11/2012
Localização : Grande Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por River raid em Seg Set 15 2014, 18:18

não consigo ver os comentários.

Já tem mais de 50 000 visualizações, se calhar deu polémica...

River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4532
Likes : 202
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 41
Localização : Maia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por TJ Curioso em Seg Set 15 2014, 18:46

@River raid escreveu:não consigo ver os comentários.

Já tem mais de 50 000 visualizações, se calhar deu polémica...

Eles não têm os comentários online.

TJ Curioso
Forista desativado

Mensagens : 9048
Likes : 416
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 43

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por ellipsis em Seg Set 15 2014, 19:32

Realmente. Não deixa de ser estranho...




Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!


Admn sugere:
     
Respeite as regras do fórum e seja um bom membro.
Antes de criar um novo tópico faça uma pesquisa rápida.Podes começar por AQUI
Se perdeu a senha do fórum, contate um administrador por MP.


ellipsis
Admin
Admin

Mensagens : 8065
Likes : 275
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 42
Localização : Vila de Cucujães

Ver perfil do usuário http://escravodaverdade.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por River raid em Seg Set 15 2014, 20:20

Antes tinham, porque agora não têm??

River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4532
Likes : 202
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 41
Localização : Maia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por River raid em Seg Set 15 2014, 20:36


River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4532
Likes : 202
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 41
Localização : Maia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por DoC em Seg Set 15 2014, 20:55


Bom, o nome do jornal é qualquer coisa!... À primeira vista julguei que fosse um jornal apóstata. Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir

Se fosse seria um jornal muito mau. "Câmara municipal cede terreno para jeovás construírem auditório". Que jornalismo é este? Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir


DoC

DoC
Membros
Membros

Mensagens : 882
Likes : 81
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 35
Localização : Norte

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por Ana Cláudia em Seg Set 15 2014, 20:58

@DoC escreveu:

Bom, o nome do jornal é qualquer coisa!... À primeira vista julguei que fosse um jornal apóstata. Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir

Se fosse seria um jornal muito mau. "Câmara municipal cede terreno para jeovás construírem auditório". Que jornalismo é este? Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir
É um jornal de não jornalistas...

Ana Cláudia
Forista desativado

Mensagens : 3331
Likes : 140
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 34

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por River raid em Seg Set 15 2014, 21:01

Sim, e como achas que a maioria das pessoas trata as Testemunhas de Jeová? Por "salvadores"? Tolerantes?

Agora se me disseres que o jornalismo em si deixa muito a desejar, aí concordo contigo.

Mas recordo-te que não existe má publicidade...

Nos últimos tempos a mídia tem dedicado espaço ao tema TJ e acho que isso é bom.






River raid
Membros
Membros

Mensagens : 4532
Likes : 202
Data de inscrição : 02/09/2013
Idade : 41
Localização : Maia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por gregdagangue em Seg Set 15 2014, 21:05

Que comportamento promíscuo da sociedade do novo mundo... manda "lenha" nas costas do sistema político mundial, mas na hora das "benesses" é a primeirona na fila dos puxa sacos para "achar favor aos olhos "dos dignitários . Que baixa moral. No

gregdagangue
Membros
Membros

Mensagens : 1429
Likes : 59
Data de inscrição : 01/06/2014
Idade : 61
Localização : boa vista/roraima

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por DoC em Seg Set 15 2014, 21:09

Eu sei que algumas pessoas desinformadas tratam as Testemunhas de Jeová por "jeovás". Numa conversa informal não me choca que usem esse termo (por desinformação ou não). De um jornal (minimamente decente) espera-se o cumprimento de certas formalidades. Penso eu.

Curioso que no corpo do texto referem "Testemunhas de Jeová". Já no título foi à queima roupa.  Morrer a rir  Morrer a rir  Morrer a rir
Parece que foi propositado para achincalhar. Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir


DoC

DoC
Membros
Membros

Mensagens : 882
Likes : 81
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 35
Localização : Norte

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Câmara de Torres Novas cede terreno às Testemunhas de Jeová

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 16:23


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum