EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.

"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Carta de Deus para o Homem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Carta de Deus para o Homem

Mensagem por Ana Cláudia em Sex Ago 22 2014, 21:30

(O texto tem palavras improprias, que fazem sentido neste contexto por isso as deixo, sendo que serão automaticamente "censuradas")

Caros humanos, é Deus quem vos escreve. Já não falávamos há algum tempo e vejo que as coisas continuam na mesma. Quando criei o Big Bang e deixei a ordem natural das coisas desenrolar-se, longe estava de saber na m**** que ia dar. Dizerem que eu vos criei à minha imagem é a pior ofensa que me podiam fazer. Eu não vos fiz. Vocês fazem-se a vocês próprios todos os dias. Vocês criam os vossos filhos e ensinam-nos a fazer parte da sociedade como cordeiros. A não desafiar a autoridade. A não me desafiarem porque eu sou inquestionável, sem se questionarem a vocês próprios no que acreditam. Vocês não acreditam em mim, vocês acreditam no que vos dá jeito.

Eu é que já não acredito em vocês. Já desisti. Vejo rasgos de alegria espaçados por morte e miséria. Vejo picos de solidariedade no meio de planaltos infindáveis de mesquinhez e inveja. Vejo amor nas esquinas de avenidas inteiras povoadas por ódio. Vejo uma ou outra bandeira de paz içada em barcos que navegam por mares de lágrimas choradas de crianças inocentes. Já mudei o vosso canal. Vocês não são únicos no universo, há outros reality shows com aliens muito mais interessantes que vocês. Vejo Católicos, Protestantes, Muçulmanos e Judeus, todos a contar histórias para ver qual dos seus Deuses é o melhor. Discutem e matam em nome daquele que, segundo eles, é o que melhor personifica a verdade e o amor.

Cristãos, deixem-me que vos diga que rezar pais nossos e avés marias não vos absolve dos vossos pecados. O que absolve é o arrependimento e não reincidência dos actos. Muçulmamos, deixem que vos diga que não estão aqui 72 virgens ao pé de mim à vossa espera. Se acham que devem praticar o bem com esse objectivo então é porque o céu não é o lugar para vocês. Judeus, deixem que vos diga que rezar a seguir às refeições não vos abre as portas para o céu. De que serve rezar enquanto se banqueteiam com alimentos colhidos por um qualquer agricultor que quase não ganha para sobreviver. Ou por uma criança que é paga em taças de arroz? Protestantes, deixem-me que vos diga que sei que tentaram desacreditar a opulência do Catolicismo. Mas obrigar as vossas crianças a decorar a Bíblia não foi demais? Tinham ensinamentos sobre bondade e valentia nos três porquinhos e no capuchinho vermelho, sem terem que decorar as 2000 páginas cheias de sangue e vingança. Ateus, preocupem-se menos em tirar crédito às crenças dos outros e preocupem-se mais em espalhar a igualdade e o amor com o mesmo fervor que dizem que não acreditam em mim. A verdade não é a não existência de Deus mas sim a existência da felicidade.

Meio mundo vive na miséria para que a outra metade viva remediada, enquanto uma ínfima minoria vive com tudo o que devia ser de todos. E perguntam porque é que eu permito que tudo aconteça sem interferir? Sem fazer nada? Dizem que escrevo direito por linhas tortas mas a verdade é que Deus não sou eu. São vocês. Mas parece que se esqueceram disso. Inventaram-me e agora dão-me as responsabilidades dos actos que são vossos. E acham que a moralidade vem das vossas invenções? Foi preciso um maluco dizer que eu lhe disse no monte que matar e roubar era pecado para que vocês percebessem que realmente não era boa ideia? Só há um mandamento verdadeiro: trata os outros como gostas que te tratem a ti. Trata todos os estranhos como se fossem membros da tua família. É a lei fundamental da moralidade humana. Não são precisas tábuas inscritas para isso. Construíram pontes e aviões, foram à lua e ao fundo do mar e não conseguiam chegar a essa conclusão por vocês próprios?

Tinham um planeta com tudo o que precisavam, mas vocês decidiram que o que vos fazia falta eram outras coisas. Tinham tudo aí à vossa disposição. Lenha para se aquecerem, comida no chão e nas árvores, abrigos fáceis de conseguir. Mas acharam-se melhores que eu, e que queriam mais e melhor. E agora são escravos da segunda feira, para ter dinheiro para se aquecerem, comerem e se abrigarem. Distorceram tudo. Criaram regras para controlar e castrar o vosso espírito livre e criativo com que a causalidade do universo vos presenteou. Apelidaram o prazer de pecado e criaram monstros celibatários de batina que violam crianças. Padres que ganham a vida a gastar o meu nome numa boca que não merecia sequer estar viva. Celibato para quê? O que tenho eu a ver com a vida de cada um? Se tudo foi feito por mim para que é que existe o orgasmo se não para desfrutar dele? F**** mais e façam menos guerras.

Pode ser que me surpreendam. Pode ser que um dia percebam porque aí estão. Que não interessa se eu existo ou não se não conseguirem ser felizes em conjunto. Pode ser que chegam à conclusão que vocês é que são omnipotentes e omnipresentes na única vida que vos é garantida. Que não é eterna mas que podem deixar a vossa marca para sempre. Que são o nada e o tudo, o alfa e o omega e que só todos juntos podem ser um só.

Fonte: http://porfalarnoutracoisa.blogspot.pt/2014/04/carta-de-deus-para-o-homem.html

Ana Cláudia
Forista desativado

Ver perfil do usuário

Re: Carta de Deus para o Homem

Mensagem por ellipsis em Sex Ago 22 2014, 21:56

Olha gostei bastante do texto.

A maioria das ideias expressas fazem todo o sentido.  tass bem 

Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!

Admn sugere:

Respeite as regras do fórum e seja um bom membro.
Antes de criar um novo tópico faça uma pesquisa rápida.Podes começar por AQUI
Se perdeu a senha do fórum, contate um administrador por MP.

ellipsis
Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://escravodaverdade.blogspot.com

Mensagem por Kristy123 em Sex Ago 22 2014, 23:37

Atena,

Achei este texto mesmo muito interessante!

De certo modo, é esta a realidade que encontramos e vivemos actualmente na terra e enquanto o ser (des)humano não abrir mais a sua mente para um
novo despertar da sua consciência, nada mudará...

E Deus disse nesse texto:
"Pode ser que me surpreendam. Pode ser que um dia percebam porque aí estão."

Então vamos lá ver, quem está disposto a isso....   Suspect 

só todos juntos podem ser um só.  I love you 

PS: Eu venho a crer, que há boas forças/energias activamente a trabalhar nisso.  sunny 

Deus está lá muito longe, a observar tudo.  Exclamation

Kristy123
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por River raid em Sab Ago 23 2014, 07:52

Eu creio que existe Deus, uma consciência superior.
Acho que a carta é em si mesma um desabafo muito grande e espero que seja lida pelo máximo de pessoas.

Mas neste cantinho do Universo, o Deus do Homem é, sem dúvida, o dinheiro.

River raid
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por jamir em Sab Ago 23 2014, 18:47

Se tudo foi feito por mim para que é que existe o orgasmo se não para desfrutar dele? F**** mais e façam menos guerras.

Se as pessoas estivessem mais "satisfeitas" haveria menos conflitos e mais boa disposição. Mas até isso querem criminalizar!

♫♫ É Deus veraz que tudo prediz, somos seu povo feliz! ♫♫
(repetir até acreditar)

jamir

Ver perfil do usuário

Mensagem por River raid em Sab Ago 23 2014, 18:59

Pois é, Jamir, a religião sempre teve o hábito de se intrometer na cama dos fiéis... I love you  Embarassed 

River raid
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por Altar em Qui Set 04 2014, 21:19

-------
Meio mundo vive na miséria para que a outra metade viva remediada, enquanto uma ínfima minoria vive com tudo o que devia ser de todos. E perguntam porque é que eu permito que tudo aconteça sem interferir? Sem fazer nada? Dizem que escrevo direito por linhas tortas mas a verdade é que Deus não sou eu. São vocês.
--------

curiosamente isto está na bíblia, de que somos Deuses

Jesus, quando o queriam apedrejar por se fazer Deus sendo homem, lembrou-lhes desse versículo inscrito no AT

Se somos então Deuses, porque não fazemos um mundo melhor ?!

coloquem-se então no lugar de Deus e digam o que fariam, podem por exemplo começar pela segunda guerra mundial que tantos milhões matou e tantos milhões fez sofrer, principalmente pela loucura de um só homem na Europa, alguém que com o seu incrível carisma fez arrastar multidões para o abismo...

o que fariam sendo Deus ?!

- causariam um aborto natural à mãe do Hitler para este não nascer ?
- dar-lhe-iam uma doença grave na infância para ele morrer e não chegar à fase adulta ?
- orientariam e controlavam muito de perto toda a vida do Hitler e suas decisões pessoais ?

não é fácil ser-se Deus, porque na primeira e segunda opções seríamos Deuses assassinos, na ultima seríamos uns déspotas e tiranos não permitindo o livre arbítrio

eu como Deus não me sinto lá muito capaz então de garantir a felicidade de todos e de tudo

Altar
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por River raid em Sex Set 05 2014, 17:32

Compreendo o que dizes mas a 2ª guerra não foi culpa só da Alemanha e do Hitler. Nem sequer foi a Alemanha que iniciou a 1º Guerra mas foi ela quem pagou o preço, ficou sem 30% do território e teve de pagar avultadas indeminizações aos aliados o que levou a uma crise sem precedentes na Europa, levando à ascenção de Hitler e sua mensagem, inicialmente bastante atrativa. Aliás, se ele não tivesse ataco a Rússia e se os japoneses não tivesses atacado Pearl harbor possivelmente estaríamos falando alemão...

River raid
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por Altar em Sex Set 05 2014, 23:17

@River raid escreveu:Compreendo o que dizes mas a 2ª guerra não foi culpa só da Alemanha e do Hitler. Nem sequer foi a Alemanha que iniciou a 1º Guerra mas foi ela quem pagou o preço, ficou sem 30% do território e teve de pagar avultadas indeminizações aos aliados o que levou a uma crise sem precedentes na Europa, levando à ascenção de Hitler e sua mensagem, inicialmente bastante atrativa. Aliás, se ele não tivesse ataco a Rússia e se os japoneses não tivesses atacado Pearl harbor possivelmente estaríamos falando alemão...

Muito teria a dizer sobre as guerras, são por acaso temas que eu aprofundei nas leituras sobre história. Ainda agora saiu uma nova série no canal História da WWII a cores...já viste ?!

Portanto não vou discutir isso porque acho que não é muito indicado para o fórum, cada um pesquise e investigue por si

mas EXISTE ALGO QUE É COMUM a todas as guerras e massacres e atrocidades ao longo da história que me deixam espantado e me causa perplexidade, ou nem por isso....

na bíblia não se fala da mulher David, da mulher Salomão, ou da mulher Nabucodonosor, ou das mulheres apóstolas da mulher Cristo

na história não se fala da mulher Gengis Khan, ou da mulher Adolf Hitler, ou da mulher Mussolini, ou da mulher Salazar, ou da mulher Staline

nestes dias com a nova ameaça terrorista do estado islâmico - o ISIS -, não se vêem mulheres a degolarem jornalistas americanos

todos eles homens, todos....

o mundo não seria melhor com menos testosterona ?!

Altar
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por Investigando a Torre em Sab Set 06 2014, 00:18

No limite... a história também não fala na mulher "deus", mas lá que faz mais sentido que Deus possa ser encarado(a) e aceite como ente feminino, lá isso tem! tass bem
Ou então, "Deus" até talvez seja um ser andrógino "Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1:27)

Atenção, não estou aqui a fazer a apologia de coisa nenhuma... Suspect

IT

Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Bons comentários!

"Quem alberga a Verdade no seu coração, não deve temer que lhe falte força na língua e persuasão"
J. RUSKIN
«Stones of Venice», 11

Investigando a Torre
Admin
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Altar em Sab Set 06 2014, 00:55

@Investigando a Torre escreveu:No limite... a história também não fala na mulher "deus", mas lá que faz mais sentido que Deus possa ser encarado(a) e aceite como ente feminino, lá isso tem! tass bem

Ou então, "Deus" até talvez seja um ser andrógino "Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1:27)

curioso Deus ter escolhido em primeira mão uma mulher para anunciar o nascimento de Cristo, e outra mulher para anunciar a ressurreição. A mulher : a primeira no nascimento e a última na cruz. Este Deus que só se manifesta aos humildes - curioso

@Investigando a Torre escreveu:
Atenção, não estou aqui a fazer a apologia de coisa nenhuma... Suspect
IT

nem eu, mas talvez esteja a "torcer" o post da Atena tornando-o à letra :

"Carta de Deus aos Homens"

para vos fazer pensar.... Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir

Altar
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por Kristy123 em Sab Set 06 2014, 11:37

Para mim, Deus é TUDO!
Por conseguinte, todos os atributos ou características base do homem e da mulher fazem parte dele.

"Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1:27)

Quando criou o homem primitivo, achou por bem criar à posteriori a mulher....
Imaginem um telemóvel ou um computador que se comprou o ano passado.... Então, e agora estes equipamentos de agora, não estão equipados com muito mais teclas e novas funcionalidade e não são muito mais abrangentes e evoluídos.... ????

para vos fazer pensar.... Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir

Kristy123
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por hocosi em Sab Set 06 2014, 20:32

@Kristy123 escreveu:Para mim, Deus é TUDO!
Por conseguinte, todos os atributos ou características base do homem e da mulher fazem parte dele.

"Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." (Gênesis 1:27)

Quando criou o homem primitivo, achou por bem criar à posteriori a mulher....
Imaginem um telemóvel ou um computador que se comprou o ano passado.... Então, e agora estes equipamentos de agora, não estão equipados com muito mais teclas e novas funcionalidade e não são muito mais abrangentes e evoluídos.... ????

Eu acredito no Deus de Spinosa.

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida são os adultos que têm medo da luz" . Platão

hocosi
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por River raid em Sab Set 06 2014, 20:37

Talvez, quiçá, nos milésimos de segundo a seguir à nossa morte tudo o que realmente interessa nos seja revelado.

River raid
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por hocosi em Sab Set 06 2014, 20:42

DEUS SEGUNDO SPINOZA .
Palavras foram ditas em pleno Século XVII. Continuam verdadeiras e atuais.

“Para de ficar rezando e batendo o peito! O que eu quero que faças é que saias pelo mundo e desfrutes de tua vida.
Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti.
Para de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa.
Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias. Aí é onde Eu vivo e aí expresso meu amor por ti.
Para de me culpar da tua vida miserável: Eu nunca te disse que há algo mau em ti ou que eras um pecador, ou que tua sexualidade fosse algo mau. O sexo é um presente que Eu te dei e com o qual podes expressar teu amor, teu êxtase, tua alegria.
Assim, não me culpes por tudo o que te fizeram crer.
Para de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo. Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar de teus amigos, nos olhos de teu filhinho… Não me encontrarás em nenhum livro! Confia em mim e deixa de me pedir. Tu vais me dizer como fazer meu trabalho?
Para de ter tanto medo de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem te incomodo, nem te castigo. Eu sou puro amor.
Para de me pedir perdão. Não há nada a perdoar. Se Eu te fiz… Eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre-arbítrio.
Como posso te culpar se respondes a algo que eu pus em ti?
Como posso te castigar por seres como és, se Eu sou quem te fez?
Crês que eu poderia criar um lugar para queimar a todos meus filhos que não se comportem bem, pelo resto da eternidade?
Que tipo de Deus pode fazer isso?
Esquece qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei; essas são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em ti.
Respeita teu próximo e não faças o que não queiras para ti.
A única coisa que te peço é que prestes atenção a tua vida, que teu estado de alerta seja teu guia.
Esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio para o paraíso.
Esta vida é o único que há aqui e agora, e o único que precisas.
Eu te fiz absolutamente livre.
Não há prêmios nem castigos. Não há pecados nem virtudes. Ninguém leva um placar. Ninguém leva um registro. Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno.
Não te poderia dizer se há algo depois desta vida, mas posso te dar um conselho.
Vive como se não o houvesse.
Como se esta fosse tua única oportunidade de aproveitar, de amar, de existir.
Assim, se não há nada, terás aproveitado da oportunidade que te dei. E se houver, tem certeza que Eu não vou te perguntar se foste comportado ou não.
Eu vou te perguntar se tu gostaste, se te divertiste… Do que mais gostaste? O que aprendeste?
Para de crer em mim – crer é supor, adivinhar, imaginar.
Eu não quero que acredites em mim. Quero que me sintas em ti.
Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho no mar.
Para de louvar-me!
Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu seja? Me aborrece que me louvem. Me cansa que agradeçam.
Tu te sentes grato? Demonstra-o cuidando de ti, de tua saúde, de tuas relações, do mundo.
Te sentes olhado, surpreendido?… Expressa tua alegria! Esse é o jeito de me louvar.
Para de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre mim.
A única certeza é que tu estás aqui, que estás vivo, e que este mundo está cheio de maravilhas.
Para que precisas de mais milagres?
Para que tantas explicações?
Não me procures fora!
Não me acharás.
Procura-me dentro… aí é que estou, batendo em ti.

Baruch Spinoza.

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida são os adultos que têm medo da luz" . Platão

hocosi
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por estudante eterno em Sab Set 06 2014, 20:49

@hocosi escreveu:
DEUS SEGUNDO SPINOZA .
“Para de ficar rezando e batendo o peito! O que eu quero que faças é que saias pelo mundo e desfrutes de tua vida.
Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti.
Para de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa.
Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias. Aí é onde Eu vivo e aí expresso meu amor por ti.
Para de me culpar da tua vida miserável: Eu nunca te disse que há algo mau em ti ou que eras um pecador, ou que tua sexualidade fosse algo mau. O sexo é um presente que Eu te dei e com o qual podes expressar teu amor, teu êxtase, tua alegria.
Para de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo. Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar de teus amigos, nos olhos de teu filhinho… Não me encontrarás em nenhum livro! Confia em mim e deixa de me pedir. Tu vais me dizer como fazer meu trabalho?
Para de ter tanto medo de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem te incomodo, nem te castigo. Eu sou puro amor.
Para de me pedir perdão. Não há nada a perdoar. Se Eu te fiz… Eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre-arbítrio.
Crês que eu poderia criar um lugar para queimar a todos meus filhos que não se comportem bem, pelo resto da eternidade?
Esquece qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei; essas são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em ti.
A única coisa que te peço é que prestes atenção a tua vida, que teu estado de alerta seja teu guia.
Esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio para o paraíso.
Não há prêmios nem castigos. Não há pecados nem virtudes. Ninguém leva um placar. Ninguém leva um registro. Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno.
Não te poderia dizer se há algo depois desta vida, mas posso te dar um conselho.
Assim, se não há nada, terás aproveitado da oportunidade que te dei. E se houver, tem certeza que Eu não vou te perguntar se foste comportado ou não.
Eu vou te perguntar se tu gostaste, se te divertiste… Do que mais gostaste? O que aprendeste?
Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho no mar.
Para de louvar-me!
Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu seja? Me aborrece que me louvem. Me cansa que agradeçam.
Tu te sentes grato? Demonstra-o cuidando de ti, de tua saúde, de tuas relações, do mundo.
Te sentes olhado, surpreendido?… Expressa tua alegria! Esse é o jeito de me louvar.
Para de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre mim.
A única certeza é que tu estás aqui, que estás vivo, e que este mundo está cheio de maravilhas.
Não me procures fora!
Não me acharás.

Baruch Spinoza.

Simplesmente fantástico!

estudante eterno
Forista desativado

Ver perfil do usuário

Mensagem por ellipsis em Sab Set 06 2014, 21:00

@hocosi escreveu:
DEUS SEGUNDO SPINOZA .
Para de louvar-me!
Não me procures fora!
Não me acharás.

Baruch Spinoza.

BRUTAL tass bem

Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!

Admn sugere:

Respeite as regras do fórum e seja um bom membro.
Antes de criar um novo tópico faça uma pesquisa rápida.Podes começar por AQUI
Se perdeu a senha do fórum, contate um administrador por MP.

ellipsis
Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://escravodaverdade.blogspot.com

Mensagem por hocosi em Sab Set 06 2014, 21:22

Apesar de Baruch Spinoza não ser muito falado, ele era de origem portuguesa e como nós, foi vítima de ostracismo por parte da sua antiga religião, o judaísmo.

hocosi
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por estudante eterno em Sab Set 06 2014, 21:31

@hocosi escreveu:Apesar de Baruch Spinoza não ser muito falado, ele era de origem portuguesa e como nós, foi vítima de ostracismo por parte da sua antiga religião, o judaísmo.

Baruch Spinoza tinha nacionalidade holandesa, teve alguma coisa a ver com a fuga dos judeus em Portugal?

estudante eterno
Forista desativado

Ver perfil do usuário

Mensagem por hocosi em Sab Set 06 2014, 21:34

@estudante eterno escreveu:
@hocosi escreveu:Apesar de Baruch Spinoza não ser muito falado, ele era de origem portuguesa e como nós, foi vítima de ostracismo por parte da sua antiga religião, o judaísmo.

Baruch Spinoza tinha nacionalidade holandesa, teve alguma coisa a ver com a fuga dos judeus em Portugal?

Baruch Spinoza ou Espinosa, ou Espinoza (1632-1677) nasceu em Amsterdã, Holanda. John Locke nasceu no mesmo ano. Spinoza era de uma família tradicional judia, de origem portuguesa. Sua família emigrou porque os judeus estavam sendo perseguidos. Seu pai era um comerciante bem sucedido e abastado. Spinoza gostava de estudar e ficava na sinagoga. Era um dos melhores alunos. Aprendeu a Bíblia Sagrada e o Talmund. Então foi para uma escola particular, onde conheceu o latim. Pôde então ter um estudo mais abrangente. Leu sobre a identificação de Deus com o universo, sobre a associação da matéria com o corpo de Deus. Se interessou muito pela filosofia moderna, como Bacon, Hobbes e Descartes. Então foi acusado de heresia, por se mostrar irredutível em suas opiniões.

hocosi
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por Kristy123 em Sab Set 06 2014, 21:46

hocosi,

Simplesmente fabuloso!
I love you

Kristy123
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por hocosi em Sab Set 06 2014, 21:55

Recomendo vivamente a leitura do livro de António Damásio "Ao encontro de Spinosa". Neste livro este neurocientista de renome descreve muito bem "As emoções sociais e a neurologia do sentir".

Ele nos ajuda a ver como somos não meramente animais, mas seres bio-psico-sócio-espirituais. E isso nada tem que ver com o Deus das religiões.

hocosi
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por hocosi em Sab Set 06 2014, 22:21

Opinião

“Os sentimentos de dor ou prazer são os alicerces da mente” – é com esta frase eloquente que Damásio inicia uma obra marcada pela coragem e pelo rigor científico.
Trata-se de um português infeliz e injustamente pouco reconhecido em Portugal, mesmo sendo um dos melhores neurocientistas mundiais.
Os sentimentos, como a tristeza, a alegria ou o medo são características fundamentais do ser humano. A sua importância na vida sempre foi reconhecida mas nunca se colocou a hipótese de uma análise neurobiológica que permitisse avaliar a sua importância nas construções mentais.
Nesta obra Damásio demonstra algo que já tinha ocorrido a Espinosa mas que só a ciência actual pode comprovar: a origem neurobiológica dos sentimentos e emoções (o cérebro é essencial para o seu desencadear) e o seu contributo decisivo para todos os comportamentos relevantes nas maiores criações do espírito humano.
Trata-se de uma obra que alia de forma admirável o humanismo à ciência, a partir da ideia de que mente e corpo são inseparáveis. Os sentimentos são, antes de mais, estados particulares do corpo. São percepções que se apoiam essencialmente em mapas cerebrais do estado do corpo. Se fosse possível remover esse contributo deixaria de ser possível exprimir qualquer sentimento. Todo o processo tem início num estimulo externo competente (ligado a um estado de corpo) que promove a execução de um programa pré-existente de emoção. A partir daí são elaborados mapas neurais que desencadeiam um estado mental (alegria, tristeza, etc.)
Assim, o sentimento envolve um estado de espírito mas também um “estado de corpo”. Exemplo dessa componente é o efeito do bloqueio de uma substância – a ocintocina – que impede a ligação afectiva. Quais são então as fontes do sentimento? Para que este se verifique são necessárias 4 condições ao nível somatossensitivo: a existência de um sistema nervoso, a criação de padrões mentais (imagens), a consciência (também ela entendida como resultado de um processo neurobiológico) e um cérebro capaz de criar estados corporais.
Tradicionalmente, os sentimentos são apontados como um dos traços distintivos mais importantes do ser humano. Damásio confirma esta ideia mas desmistifica-a: nenhuma inteligência artificial seria capaz de “fabricar” sentimentos, apenas porque eles têm origem na organização do cérebro, a um nível muito profundo e complexo.
Damásio analisa também o efeito dos sentimentos em vários níveis da vida humana, como o comportamento social, no raciocínio, no pensamento religioso, etc. A construção de todas as estruturas culturais depende de todas as características neurobiológicas que constituem o conhecimento do si. Dentro dessas características neurobiológicas incluem-se os sentimentos e as emoções. Essa construção do si, ou do connatus (expressão de Espinosa) constituem a matéria-prima para a construção de liberdade e da felicidade.
Enfim, uma obra inovadora, atraente, magnífica. Única. 

http://www.citador.pt/biblio.php?op=21&book_id=1265

hocosi
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ana Cláudia em Dom Set 07 2014, 18:57

@hocosi escreveu:Recomendo vivamente a leitura do livro de António Damásio "Ao encontro de Spinosa"..

Livro espetacular, " O Problema Espinosa " de Irvin D. Yalom. Mostra entre muitas coisas (é um livro muito rico) o drama da "desassociação" de Espinosa.

Este autor tem outros livros com base na vida de filosofos históricos, maravilhosos todos eles.

Sou suspeita já que o autor anunciou que não escrevia mais nenhum livros, devido á sua idade e aos projectos que ainda tem em mãos e eu tive vontade de chorar...

Ana Cláudia
Forista desativado

Ver perfil do usuário

Mensagem por River raid em Dom Set 07 2014, 19:24

Talvez se possa fazer uma comparação entre o trabalho de Espinosa e Damásio, identificando aspectos de suas obras que possam ser úteis para a causa de desmascarar a Torre de Vigia.

River raid
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:07

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: