EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Jesus teve um julgamento justo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Jesus teve um julgamento justo

Mensagem por Altar em Sex Nov 15 2013, 08:13

A morte de Jesus na cruz resultou de um julgamento em que foram observados todos os procedimentos legais relevantes na época, é a conclusão de uma investigação de mais de 20 anos de um académico espanhol, especializado em Direito Romano.

Para José María Ribas Alba, professor de Direito Romano na Universidade de Sevilha, o julgamento de que resultou a condenação à morte de Jesus cumpriu todas as regras jurídicas vigentes na época e não se tratou de uma farsa legal, como muitas vezes é afirmado.

Ribas Alba acaba de publicar um estudo de mais de 300 páginas, resultado de quase 25 anos de investigação, em que procura fundamentar a sua tese.

O académico refere que houve dois julgamentos separados, mas inter-relacionados, à pessoa histórica considerada como o filho de Deus pelos cristãos. No primeiro, Jesus foi acusado do crime de blasfémia, de acordo com a sua definição pela legislação judaica; no segundo, respondia perante o Direito Romano pelo crime de lesa-majestade, ou seja, insulto à figura do imperador. Ambos, sublinha Ribas Alba, eram crimes religioso-políticos, só compreensíveis na conjuntura da época.

O professor de Direito Romano analisou muitos outros procedimentos contemporâneos dos de Jesus para determinar que todos eles seguiram um padrão semelhante. Além disso, analisou também casos julgados por Pôncio Pilatos e pelo sumo sacerdote Caifás.

O estudo aborda ainda os motivos pelos quais os ensinamentos de Jesus não podiam deixar de irritar as autoridades judaicas e romanas.
A pena a que Jesus foi condenado está também de acordo com os critérios vigentes na época da sua definição e aplicação.

Intitulado 'Proceso a Jesús' (Ed. Almuzara), segundo o seu autor, demonstra que os acontecimentos que levaram à crucificação de Jesus "não foram uma reação arbitrária da época, camuflada sob aparências jurídicas, mas um verdadeiro e legítimo processo". O autor nota ainda que, anteriormente ao processo que levou à sua condenação, Jesus já fora alvo de outros procedimentos anteriores.

Em conclusão, para Ribas Alba, o processo de Jesus de Nazaré foi "um dos acontecimentos históricos de maior transcendência", ao ser julgada "uma figura que marcou de forma decisiva a História universal", independentemente da adesão, ou não, à fé que representa o exemplo do filho de Deus para os cristãos.

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3533675&page=-1




Altar
Membros
Membros

Mensagens : 1715
Likes : 57
Data de inscrição : 06/05/2013
Idade : 47
Localização : Lisboa - Alverca

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jesus teve um julgamento justo

Mensagem por ellipsis em Sex Nov 15 2013, 09:40

Tanta página par mostrar que o julgamento de Jesus não foi justo. Mais valia ter-se dedicado à pesca.
O simples (ou não) caso de pilatos não O tirar da prisão quando tinha poder para lsso e dizer a célebre frase daqui lavo as minhas mãos, mostra claramente que o julgamento do homem Jesus não foi justo.




Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!


Admn sugere:
     
Respeite as regras do fórum e seja um bom membro.
Antes de criar um novo tópico faça uma pesquisa rápida.Podes começar por AQUI
Se perdeu a senha do fórum, contate um administrador por MP.


ellipsis
Admin
Admin

Mensagens : 8065
Likes : 276
Data de inscrição : 20/09/2011
Idade : 42
Localização : Vila de Cucujães

Ver perfil do usuário http://escravodaverdade.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jesus teve um julgamento justo

Mensagem por mjp em Sex Nov 15 2013, 13:21







Existiram, de acordo com o que me lembro de ter andado à procura no Levítico, mais alguns atropelos processuais no julgamento de Cristo, mas esses aspectos devem vir desenvolvidos neste livro.


A menção que o Altar faz a respeito deste assunto:"Para José María Ribas Alba, professor de Direito Romano na Universidade de Sevilha, o julgamento de que resultou a condenação à morte de Jesus cumpriu todas as regras jurídicas vigentes na época e não se tratou de uma farsa legal, como muitas vezes é afirmado", demonstra como uma pesquisa pode levar a conclusões diferentes.

Resta saber, o que não é em nada despiciendo, qual é a posição e a finalidade deste mencionado autor ao fazer este estudo. Mas não deixa de ser muito importante, que este investigador analisa o julgamento do ponto de vista do Direito Romano!

Enfim, seria assunto para Direito Internacional Público, algo que na época não estava institucionalizado e sistematizado como hoje. Mas hoje, também serve para muito pouco... Morrer a rir

mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 56
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jesus teve um julgamento justo

Mensagem por Kristy123 em Sex Nov 15 2013, 14:16

Cada um poderá interpretar este julgamento como quiser e discursar sobre hipóteses e pressupostos. É como na política. Poderá ter sido assim, ou também ao contrário... Tudo depende do ponto de vista, ou a bem dizer, da nossa capacidade de compreensão em conseguir aceitar qualquer atitude ou circunstância ocorrida, com os meios na altura existentes, exclusivamente para alcançar o fim... Foi como tinha que acontecer, porque havia um objectivo! Se pensarmos bem, justo ou injusto, não interessa para nada. O que realmente interessa, é que JESUS CUMPRIU NA ÍNTEGRA A SUA MISSÃO!

Kristy123
Moderador
Moderador

Mensagens : 4023
Likes : 222
Data de inscrição : 15/10/2013
Idade : 97
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Jesus teve um julgamento justo

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 18:32


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum