EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.



"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Quando fazemos o bem, devemos esperar receber algo em troca ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quando fazemos o bem, devemos esperar receber algo em troca ?

Mensagem por odesmacarador em Dom Maio 26 2013, 13:47

LINK: http://compartilhandobencao.blogspot.pt/2010/09/fazer-o-bem-sem-esperar-nada-em-troca.html


Fazer o bem sem esperar nada em troca...

"Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros". João 13:35

Quando eu estudava a noite, tanto na época que fazia cursos, quanto no segundo grau, meu pai todos os dias ia me buscar. O carro voltava cheio, pois dávamos carona pra muitas amigas que eu tinha. As caronas não eram só para aquelas que moravam perto da minha casa, ou no mesmo bairro, mas por várias vezes levamos em casa meninas que moravam em bairros distantes.

Meu pai não se importava se iria gastar gasolina, ele fazia com o maior prazer, nunca negou um pedido meu de levar alguém em casa, por mais longe e contramão que fosse o caminho.

Mais tarde, quando fui pra faculdade e eles se mudaram pro sítio, eu precisava voltar pra casa tarde da noite de ônibus. A bondade do meu pai, anos antes, com tantas amigas foi vista por Deus, pois nas noites em que estava chovendo muito ou de muito frio, sempre alguma amiga ou amigo, me ofereciam uma carona.

Nós nunca demos carona pensando em retribuição, mas o Senhor usou outras pessoas, em outros momentos da minha vida para me ajudar, fazendo o mesmo por mim, que outrora fizemos por outros.

Se fizermos o bem sem esperar nada em troca, lá na frente, em outras situações que possamos passar, veremos o mover de Deus e a sua ajuda na nossa vida.

Claro que como seres humanos temos a tendência de esperar o reconhecimento, e quando isso não acontece, ficamos chateados, frustrados, enfim, achamos que abusaram da nossa boa vontade e não reconheceram. Mas se aprendermos a ter o coração que Jesus tinha, o de fazer o bem, de nos doarmos sem ficar esperando recompensa do homem, a nossa recompensa virá do Senhor.

Numa noite uma amiga me disse que o pai dela havia falado, que mesmo que chovesse canivete, jamais a buscaria no colégio. Ela falou isso com lágrimas nos olhos e acrescentou que eu deveria agradecer todos os dias a Deus pelo pai que eu tinha. Me doeu o coração por ela.

Queridos, que possamos olhar para os outros com amor, não pensando em recompensas terrenas por fazermos algo, mas visando servir.

A Bíblia também diz que quando fizermos o bem, não devemos ficar anunciando isso, pois o galardão está no que fazemos em secreto, sem querer reconhecimento. Ver: Mateus 6:1 ao 5.

"Para que a tua esmola seja dada secretamente: e teu Pai que vê em segredo, te recompensará publicamente". Mateus 6:4

odesmacarador
Forista desativado

Mensagens : 150
Likes : 8
Data de inscrição : 02/01/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quando fazemos o bem, devemos esperar receber algo em troca ?

Mensagem por Sara Mel em Dom Maio 26 2013, 15:14

podemos e devemos fazer o Bem.... aliás, por vezes até o faço por egoísmo.... faz-me bem a mim também, sinto-me feliz comigo por tê-lo feito, mesmo que mais tarde não tenha reciprocidade!

Faço-o, mas não coloco Deus na equação! Wink


Sara Mel
avatar
Sara Mel
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Mensagens : 2743
Likes : 96
Data de inscrição : 26/11/2012
Idade : 42
Localização : Norte

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quando fazemos o bem, devemos esperar receber algo em troca ?

Mensagem por hocosi em Dom Maio 26 2013, 16:11

Fazer o bem não é exclusivo do ser humano.



Mas mesmo o ser humano às vezes mostra-se mais insensível do que os animais.






"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida são os adultos que têm medo da luz" . Platão
avatar
hocosi
Moderador
Moderador

Mensagens : 2658
Likes : 357
Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 61
Localização : Braga (Distrito)

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quando fazemos o bem, devemos esperar receber algo em troca ?

Mensagem por mjp em Dom Maio 26 2013, 16:46

Tema complicado esse...

Há quem acuse os cristãos de serem os mais refinados dos egoístas, pois de acordo com esse raciocínio, o cristão faz o bem à espera de uma recompensa, senão a recompensa imediata do reconhecimento, ou de um dia ver o retorno do bem que fez, espera em última ratio a recompensa que vem ou virá de Deus...

Tenho três respostas iniciais para este argumento, consoante a natureza de quem o propõe:

Se for um cristão que se interroga sobre o seu egoísmo, procuro fazer-lhe ver como em Hebreus, Capítulo 11, versículo 6, o próprio Deus declara que quer que saibamos que Ele nos dará uma recompensa.

Se for um ateu, bem intencionado, que quer compreender a natureza da bondade altruísta do cristão, devolvo-lhe a pergunta a respeito da sua própria bondade

Se for um espertalhão a tentar apanhar-nos na curva... bem, a minha resposta é, invariavelmente... Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir


Faz o bem e não olhes a quem... Esta máxima, vale por si só, independentemente de quem a analisa ou a quer por em causa!
avatar
mjp
Forista desativado

Mensagens : 6491
Likes : 223
Data de inscrição : 26/09/2011
Idade : 57
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quando fazemos o bem, devemos esperar receber algo em troca ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum