EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.

"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

LINK ATUALIZADO - Revista Sábado digitalizada - artigo sobre as Testemunhas de Jeová

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: LINK ATUALIZADO - Revista Sábado digitalizada - artigo sobre as Testemunhas de Jeová

Mensagem por Bia1955 em Qui Jun 20 2013, 23:03

Obrigado TJ Curioso.

Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.   Colossenses 2:8

Bia1955
Membros
Membros

Ver perfil do usuário http://bia-santidadeaosenhor.blogspot.com.br/

Re: LINK ATUALIZADO - Revista Sábado digitalizada - artigo sobre as Testemunhas de Jeová

Mensagem por TJ Curioso em Qui Jun 20 2013, 23:05

Depois gostavamos de saber a tua opinião sobre o artigo, caso possas dar.

TJ Curioso
Forista desativado

Ver perfil do usuário

Mensagem por EDDIE SKULL MORGAN em Ter Jun 25 2013, 05:23

eu pensei que tivesse algo de novo mas... as mesmas coisas de sempre.... já não tem mais graça
EDDIE SKULL MORGAN
Membros
Membros

Ver perfil do usuário http://noticias-do-reino.comunidades.net

Mensagem por TJ Curioso em Ter Jun 25 2013, 09:02

O que não tem mais graça são os teus comentários... sem graça.

Morrer a rirMorrer a rirMorrer a rirMorrer a rirMorrer a rir

TJ Curioso
Forista desativado

Ver perfil do usuário

Mensagem por TJ Curioso em Qua Maio 14 2014, 02:52

UP!

Nunca se sabe quem ainda não leu o artigo da Sábado!  Wink

TJ Curioso
Forista desativado

Ver perfil do usuário

Mensagem por liberto em Qua Maio 14 2014, 12:27

Acho que não devíamos parar por aqui um artigo de uma revista não é suficiente para alertar tantas pessoas!

liberto
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por Filino Rupro em Qua Maio 14 2014, 12:59

liberto escreveu:Acho que não devíamos parar por aqui um artigo de uma revista não é suficiente para alertar tantas pessoas!

Não paramos amigo liberto, subimos foi de patamar! Mantém-te atento...

Filino Rupro
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por TJ Curioso em Qui Maio 15 2014, 08:22

Se subimos...

Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir 

TJ Curioso
Forista desativado

Ver perfil do usuário

Mensagem por TJ Curioso em Ter Jun 10 2014, 17:27

Para quem nunca leu...  Smile

TJ Curioso
Forista desativado

Ver perfil do usuário

Mensagem por TJ Curioso em Qui Jul 03 2014, 23:26

O artigo da revista Sábado tem continuado a mexer com o pessoal ao longo do tempo. Vejam aqui (comentários):

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/12/ex-fieis-revelam-mundo-de-delirios-das-testemunhas-de-jeova.html

TJ Curioso
Forista desativado

Ver perfil do usuário

Mensagem por TJ Curioso em Ter Mar 03 2015, 23:18

Para quem ainda não leu!

TJ Curioso
Forista desativado

Ver perfil do usuário

Mensagem por HALDYS em Dom Ago 06 2017, 07:40

Bom dia foristas,

descobri no meu PC uma carta datada de 2012 dirigida à jornalista autora do artigo.Essa carta è muito extensa mas penso que por uma questão de contraditório pode ser interessante.
O signatário da carta  diz ser ancião coordenador de uma congregação do distrito de lisboa.
No meu entender o autor da carta disse algumas meias verdades como por exemplo quando fala dos estudos superiores dizendo que na congregaçao dele ha 12 licenciados e uma doutoranda, como se de alguma forma isso fosse uma normalidade quando é uma absoluta excepção no país, ou quando nega que os desassociados são banidos da familia, o quando fala sobre a decisao de ter filhos, ou sobre as expectativas do fim do mundo em 1975-
Mas o autor não deixou de citar várias passagens da Biblia para corroborar os ensinos das T e em várias versoesDe facto a Biblia é muito radical em várias questões.
O anbciao disse algo do tipo temos pena que um dos entrevistados tivesse pesadelos com o armagedom mas está na Biblia se pessoas muito sensiveis ficam com pesadelos...azar(não foram os termos usados) eu pergunto hum e as crianças?
Mais uma vez vejo que a Biblia é intolerante. dura lex sed lex aplica-se que nem uma luva à Biblia.
Posso publicar o tal artigo?
HALDYS
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por Kristy123 em Dom Ago 06 2017, 11:36

Se este anciao escreveu essa carta em 2012 à jornalista e se na altura outras pessoas e tu própria a conseguiste ler e gravar no teu PC, penso que não seja só eu que tenho curiosidade em saber, o que ele escreveu há cinco anos atrás. Os argumentos e os textos bíblicos apresentados, são sempre os mesmos.

Quando puderes, podes colocar a carta aqui.

Kristy123
Moderador
Moderador

Ver perfil do usuário

Mensagem por HALDYS em Dom Ago 06 2017, 15:43

"Exma. Sra. D. Isabel Lacerda Revista Sábado Arruamento D à rua José Maria Nicolau, nº 3 1549-023 Lisboa Data: 26 de Novembro 2012
Assunto: Seu artigo: O mundo desconhecido em que são educadas as Testemunhas de Jeová. A religião que não deixa fazer quase nada.

Exma. Senhora D. Isabel Lacerda,

Acabei de ler o seu artigo e achei-o muito curioso. Mas antes de mais deixe que me apresente. Sou testemunha de Jeová por convicção e desde 1968 comecei a receber instrução Bíblica de minha mãe. Aos 18 anos tornei-me membro activo de uma das muitas congregações das TJ. O meu percurso de vida profissional passou pela actividade de vendas e direção de vendas sempre em simultâneo com a actividade cristã que assumi definitivamente desde 1973. Actualmente sou empresário, atividade que me permite viver com desafogo e ter obviamente tempo para apreciar e comentar artigos como o que está em pauta. Durante cerca de 25 anos exerci a difícil profissão de vendas numa grande multinacional; ou se vende ou o risco de ostracisação é evidente. Consegui ser um bem sucedido vendedor. Por tal razão fui convidado para a direção de vendas. Do ponto de vista profissional a minha vida foi sempre bastante profícua. Infelizmente uma doença oncológica com metastização hepática ditou o fim da minha carreira profissional como dirigente comercial. Mas eu não desisti, lutei contra a doença e reergui-me profissionalmente. Continuo a ser TJ. O que eu pretendo dizer com o atrás descrito é que eu compreendo perfeitamente o seu artigo, se é que me entende! Num ensejo perfeitamente amistoso gostaria de considerar ponto por ponto o seu artigo e tecer os comentários que penso serem oportunos em virtude do tom usado nas conclusões que ia emitindo em função dos testemunhos que colheu dos seus interlocutores.

Começaria por lhe dizer que usarei em citações bíblicas para além da “Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas” que os seus ilustradores muito “jeitosamente” apresentam na capa da revista, várias outras aceites pelas diferentes versões do cristianismo para que não haja em momento algum qualquer ideia de espúria ou falta de canonicidade. Continuaria por lhe dizer que senti em todo o artigo que a Senhora não será propriamente aceitante do ensino de Cristo e das suas instruções que deram origem ao que é conhecido como Cristianismo. Mais á frente perceberá, não o que assim seja, mas porque assim penso.

Então no primeiro parágrafo do seu artigo está escrito que um ex- ancião M.M. diz que as TJ acreditam que o mundo de Satanás vai acabar…” Talvez devesse corrigir e dizer que na Bíblia reza que tal assim será e que a não ser então não são as TJ que estão enganadas mas o Cristianismo tem por base um ensino falho. Sem querer dar-lhe muito trabalho, mas considerando que a pesquisa será o seu guia, leia por favor o que está escrito em 2 Pedro cap.3. Quanto ao caso de serem só as TJ a sobreviver ao Armagedom, enfim tal testemunho vale o que vale. Diz a Bíblia em apocalipse 22:12; Eis que venho em breve e trarei comigo a recompensa: Darei a cada um segundo as suas obras. (Tradução católica de Missionários capuchinhos). Leia ainda Mateus cap.7, versículos 21-23. Verá assim que a sua fonte está equivocada."

(... continua)
HALDYS
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por HALDYS em Dom Ago 06 2017, 15:44

(continuação ...) 

"Diz ainda que o cargo de ancião é dos mais altos cargos da Organização. Pois devo dizer-lhe que eu sou designado Ancião Congregacional e Coordenador de uma das congregações do distrito de Lisboa e não me considero  em alto cargo na Organização, nem sequer sei o que isso significa dado que decisões e determinações congregacionais são atos colegiais. Mas compreendo a pretensão da descrição porque como já disse, também fui vendedor!

Diz no segundo parágrafo que a espera do fim do mundo a que nós estamos habituados desde crianças é uma permanente angustia. Compreendo o seu ponto de vista e mais ainda por algum desconhecimento do ensino do Cristianismo. Não me leve a mal nem fique a pensar que a estou a afrontar porque não é esse o caso, mas penso que a elaboração deste artigo merecia que antes lesse pelo menos o Novo Testamento. Se o tivesse feito compreenderia melhor o que envolve o Cristianismo e talvez não tivesse caído na armadilha de elaborar comentários que no contexto não se inserem só no seio das TJ mas no de todos os cristãos praticantes independentemente da versão Cristã com que se identifiquem. Óbviamente descarto desta análise os que se dizem cristãos por “herança” comparando-os a um jurista 2 que se assume como tal apenas porque se formou por troca de créditos “herdados” ou seja como se pode ser jurista sem que se tivesse pelo menos lido a LEI! Assim como se pode ser cristão mesmo não praticante se nunca se leu a Lei divina!

Ainda no 2º parágrafo faz alguns comentários genéricos sobre as celebrações de Carnaval, aniversários, Páscoa Natal, fim de ano e todas as outras. Refere que o Sr. Pedro Candeias lhe terá dito que tais não são mencionadas nas Escrituras Sagradas. Sinceramente não acredito que ele lhe tenha dito só isso. Se o fez foi de facto muito redutor na informação. Mas porque nem o seu conceito de deontologia profissional nem o meu devem ser subornadas pelos interesses das vendas devo então esclarecer o seguinte em relação a essas muito amadas celebrações populares. São deveras bonitas, atraentes e desejáveis, certamente não o negaremos. Visto aos olhos da tradição com que fomos formatados, assim é, especialmente no mundo ocidental. Se olharmos para o ensino e conceito Cristão veremos completamente o contrário, e é aqui que talvez devesse ser mais profunda a sua investigação, talvez não tão redutora como afirmei atrás. Voltamos ao que anteriormente disse. O conceito não é das TJ, o conceito está perfeitamente estruturado no ensino da Bíblia, logo no de todos os cristãos que livremente se assumem como tal. 

Se não repare o que diz a Bíblia de Jerusalém uma tradução católica em 1 João cap. 2, vers.15-17: “Não ameis o mundo nem o que há no mundo. Se alguém amar o mundo não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo – a concupiscência da carne, a c.dos olhos e o orgulho das riquezas não vem do Pai, mas do mundo. Ora o mundo passa com as suas c.mas quem faz a vontade de Deus permanece eternamente”. Concupiscências são desejos ou inclinações para prazeres sensíveis. Então parece haver nesta injunção Bíblica uma explicação para que se evitem práticas não condizentes com o Cristianismo, ou estarei enganado? Dir-me-á que as celebrações de fim-de-ano não são carregadas desta concupiscência? Mais ainda, seria sábio para os que se afirmam como genuínos cristãos participar em festividades que foram introduzidas por pagãos, seria isso honrar o Cristo, o seu ensino e os que por se negarem a o fazer no passado pagaram com a própria vida? Segundo The World Book Encyclopedia, “o governador romano Júlio César fixou 1.° de janeiro como o Dia do Ano-novo em 46 AC. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões, das portas e dos começos. O mês de janeiro deriva o nome de Jano, que tinha duas faces — uma voltada para frente e outra para trás.” — (1984), Vol. 14, p. 237. Carnaval: Alguns anos atrás a revista Newsweek comentou: “Na Renânia, . . . a Karnevalfreiheit (liberdade do carnaval) é legalmente reconhecida como desculpa para quase tudo, exceto o homicídio e dirigir bêbado.” 

(Continua ...)
HALDYS
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por HALDYS em Dom Ago 06 2017, 15:45

(Continuação ...)

"E a revista Time veiculou que “os juízes [em Munique] não consideram o adultério como base para o divórcio durante o Fasching [época de carnaval]”. É um dia para esquecer suas preocupações, para fugir de seus problemas — sim, é carnaval! 

Não me parece que o fundador do Cristianismo achasse correta tal celebração! Talvez esses ex-membros das TJ apreciem tais Carnavais. Compreendemos que o façam, até porque tais atitudes têm precedentes e mais uma vez lhe digo que a compreensão do Cristianismo se torna necessária para a uma melhor apreciação de quem o segue ou de quem o avalia. O precedente a que me refiro consta na carta apostólica que faz parte do cânon sagrado das Escrituras e que S. João, apóstolo de Jesus Cristo na sua primeira epistola capitulo 2 ver.19 diz segundo a tradução intercofessional do Hebraico, do Aramaico e do Grego em português corrente: “Eles saíram do meio de nós, mas não eram dos nossos. Se fossem dos nossos teriam ficado connosco. Mas era preciso que ficasse claro que nem todos são dos nossos.” 

Vamos á Páscoa: Parto do principio que a Dna. Isabel sabe o que é a Páscoa. Assim sendo perguntar-lhe-ia se também já se indagou sobre o que tem a ver a celebração da P com os coelhos e os ovos? Será que tais apetrechos da P a tornam digna de ser rotulada como uma festividade Cristã? É esta uma festividade cristã ou pelo contrário é mundana? Se assim for então insere-se também nas festividades de índole mundana, logo, á luz do texto que trancrevi atrás parece que não será o mais apropriado para quem pretende identificar-se como genuíno cristão! Sobre a Páscoa dizThe Encyclopædia Britannica: “Não há indício da observância da festividade de Easter [nome inglês das celebrações pascoais na cristandade], quer no Novo Testamento, quer nos escritos dos Pais apostólicos. A santidade de épocas especiais era uma idéia alheia à mente dos primeiros cristãos.” — (1910), Vol. VIII, p. 828. The Catholic Encyclopedia nos diz: “Muitíssimos costumes pagãos, celebrando a volta da primavera, gravitavam para Easter [Páscoa]. O ovo é emblema da vida germinante do princípio da primavera. . . . O coelho é símbolo pagão e sempre tem sido emblema da fertilidade.” — (1913), Vol. V, p. 227. No livro The Two Babylons, de Alexander Hislop, lemos: “Que significa o próprio termo Easter? Não é nome cristão. Leva na própria testa sua origem caldéia. Easter não é outra coisa senão Astarte, um dos títulos de Beltis, a rainha do céu, cujo nome . . . encontrado por Layard em monumentos assírios, é Istar. . . . Esta é a história de Easter. As observâncias populares que ainda acompanham o período de sua celebração confirmam amplamente o testemunho da história quanto ao seu caráter babilônico. Os bolinhos quentinhos marcados com uma cruz, na sexta-feira da Paixão, e os ovos tingidos, do domingo da 3 Páscoa ou Easter, constavam dos ritos dos caldeus exatamente como agora.” — (Nova Iorque, 1943), pp. 103, 107, 108; compare com Jeremias 7:18. 

Natal: Neste caso como nos outros esta festividade que tem sido rotulada como festa cristã, época em que se celebra o nascimento de Cristo Salvador é mais uma que o mundo gosta especialmente. Bem, considerando o ensejo até parece que tal celebração agrada ao Cristo e a seu Pai e que honra se presta ao Salvador! Mas pergunto eu: Celebrar-se-ia um aniversário numa data que não a do aniversariante? Talvez sim se á falta de saber o dia se honrasse o facto. Mas e se tal facto estivesse associado a fortes tradições mundanas e pagãs, continuaria a fazê- lo em honra de quem condenou tais tradições? Que incongruência! A Enciclopédia Barsa diz: “A data real deste acontecimento [do nascimento de Jesus] . . . não foi ainda satisfatoriamente reconhecida. . . . O dia 25 de dezembro aparece pela primeira vez no calendário de Philocalus (354). No ano 245, o teólogo Orígenes repudiava a idéia de se festejar o nascimento de Cristo ‘como se fosse ele um faraó’.” — (São Paulo, 1968), Vol. 9, p. 437. Lucas 2:8-11 mostra que havia pastores nos campos, de noite, quando Jesus nasceu. "

(Continua ...)
HALDYS
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por HALDYS em Dom Ago 06 2017, 15:46

(Continuação ... )

"A obra Daily Life in the Time of Jesus declara: “Os rebanhos . . . passavam o inverno em abrigo; e somente disso já se pode ver que a data tradicional para o Natal, no inverno, é improvável quanto a ser a certa, visto que o Evangelho diz que os pastores estavam nos campos.” — (Nova Iorque, 1962), Henri Daniel-Rops, p. 228. A Enciclopédia Barsa nos informa: “A data atual [25 de dezembro] foi fixada . . . a fim de cristianizar grandes festas pagãs realizadas neste dia: a festa mitraica . . . que celebrava o natalis invicti Solis (“Nascimento do Vitorioso Sol”) e várias outras festividades decorrentes do solstício do inverno, como a Saturnalia em Roma e os cultos solares. . . . A idéia central das missas de Natal revelam claramente esta origem: as noites eram mais longas e frias, pelo que, em todos estes ritos, se ofereciam sacrifícios propiciatórios e se suplicava pelo retorno da luz. A liturgia natalina retoma esta idéia.” — (São Paulo, 1968), Vol. 9, pp. 437, 438. 

A New Catholic Encyclopedia reconhece o seguinte: “A data do nascimento de Cristo não é conhecida. Os Evangelhos não indicam nem o dia nem o mês . . . Segundo a hipótese sugerida por H. Usener . . . e aceita pela maioria dos peritos hoje em dia, designou-se ao nascimento de Cristo a data do solstício do inverno (25 de dezembro no calendário juliano, 6 de janeiro no egípcio), porque, nesse dia, à medida que o sol começava seu retorno aos céus setentrionais, os devotos pagãos de Mitra celebravam o dies natalis Solis Invicti (aniversário natalício do sol invencível). Em 25 de dez. de 274, Aureliano mandou proclamar o deus-sol como o principal padroeiro do império e dedicou um templo a ele no Campo de Marte. O Natal se originou numa época em que o culto do sol era particularmente forte em Roma.” — (1967), Vol. III, p. 656. 

O mundo é assim, incongruente, não importando tal incongruência desde que para essa se invoque algo que nos parece digno ou louvável. Mais uma vez lhe digo que tais atitudes têm precedente Bíblico e como escreve o apóstolo S. Paulo na sua epístola aos Romanos cap. 15, vers.4 e citando a mesma tradução intercofessional que assim reza: “E tudo o que está na Sagrada Escritura foi escrito para o nosso ensinamento, a fim de termos esperança por meio da paciência e coragem que nos vem da mesma Escritura” Passo então a solicitar-lhe que abra e leia a Sagrada Escritura no seu segundo livro que leva o nome de êxodo e considere o cap. 32, vers. 1-6. Repare que no fim do ver.5 diz que o povo pretendeu honrar o SENHOR através do que acharam ser a forma de o fazer, ou seja construindo um altar perante o bezerro. Parecia que a forma ou o método não era muito importante desde que o objetivo ou pretensão fosse honrar o SENHOR! mas se continuar a ler verá que o SENHOR não pensava da mesma maneira e portanto aconteceu que esses pensadores ou inventores de mui nobres e honráveis presunções, foram devidamente corrigidos e isso da pior forma, vers.28. De facto é preciso coragem para estar á altura dos ensinos do sério e verdadeiro Cristianismo. Alguns não são capazes. Compreendo que não sejam, assim como nem todos os primitivos cristãos tiveram coragem de enfrentar as arenas romanas. 

Aniversários: Pelo exposto já deve ter entendido que os fundamentos que lhe endosso não são apenas simples convicções os ideias que alguns eruditos ou pretensos sábios da “religião que não deixa fazer quase nada” se lembraram de inventar para deles fazerem a vida difícil aos seus membros e assim lhes impinjam umas quantas ideias como imprescindível profissão de fé. Será que as menções feitas pela Bíblia de celebrações de aniversários natalícios as colocam em luz favorável? A Bíblia só faz duas menções de tais celebrações: 4 Gên. 40:20-22: “Ora, o terceiro dia resultou ser aniversário natalício de Faraó, e ele passou a dar um banquete . . . Concordemente, restituiu o chefe dos copeiros ao seu posto de copeiro . . . Mas ao chefe dos padeiros ele pendurou.” 

(Continua ...)
HALDYS
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por HALDYS em Dom Ago 06 2017, 15:47

(Continuação ...)

"Mat. 14:6-10: “Quando se celebrava o aniversário natalício de Herodes, dançou nesta ocasião a filha de Herodias, e ela agradou tanto a Herodes, que ele prometeu com juramento dar-lhe tudo o que lhe pedisse. Ela disse então, sob as instigações de sua mãe: ‘Dá-me aqui numa travessa a cabeça de João Batista.’ . . . [Herodes] mandou e fez que João fosse decapitado na prisão.” Como consideravam os primeiros cristãos e os judeus dos tempos bíblicos as celebrações de aniversários natalícios? “A noção de uma festa de aniversário natalício era alheia às idéias dos cristãos deste período, em geral.” — The History of the Christian Religion and Church, During the Three First Centuries (Nova Iorque, 1848), Augusto Neander (traduzido por Henry John Rose), p. 190. “Os hebreus posteriores consideravam a celebração de aniversários natalícios como parte da adoração idólatra, conceito que era abundantemente confirmado pelo que viam nas observações comuns associadas com tais dias.” — The Imperial Bible-Dictionary (Londres, 1874), editado por Patrick Fairbairn, Vol. I, p. 225. 

Qual é a origem dos costumes populares associados com as celebrações de aniversários natalícios? “Os vários costumes de celebração de aniversários natalícios das pessoas hoje em dia têm uma longa história. Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião. Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração — com o requinte de velas acesas — nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro. . . . Até o quarto século, o cristianismo rejeitava a celebração de aniversário natalício como costume pagão.” — Schwäbische Zeitung (suplemento Zeit und Welt), de 3/4 de abril de 1981, p. 4. “Os gregos criam que cada um tinha um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia a seu nascimento e vigiava sobre ele em vida. Este espírito tinha uma relação mística com o deus em cujo aniversário natalício o indivíduo nascia. Os romanos também endossavam esta idéia. . . . Esta noção incorporou-se na crença humana e reflete-se no anjo-da-guarda, na fada e no santo padroeiro. . . . O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. . . . Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de [Ártemis]. . . . As velas de aniversário, na crença popular, são dotadas de magia especial para atender pedidos. . . . Velas acesas e fogos sacrificiais têm um significado místico especial desde que o homem começou a erigir altares para seus deuses. As velas de aniversário são assim uma honra e um tributo à criança aniversariante e trazem boa sorte. . . . As saudações natalícias e os votos de felicidade são parte intrínseca deste dia de festa. . . . Originalmente, a idéia enraizava-se na magia. . . . As saudações natalícias têm poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa nesse dia está mais perto do mundo espiritual.” — The Lore of Birthdays (Nova Iorque, 1952), de Ralph e Adelin Linton, pp. 8, 18-20. 

Será que estes costumes são condizente com o que o apostolo S. Paulo escreve em 2 Coríntios 6:14-18. Leia por favor. Tudo o que está na Bíblia tem uma razão de estar ali. (2 Tim. 3:16, 17) As Testemunhas de Jeová notam que a Palavra de Deus relata desfavoravelmente as celebrações de aniversários natalícios, de modo que as evitam. Gostaria de nem sequer comentar o que diz P.T. César que celebra com euforia o seu aniversário, pois se assim é, qualquer coisa lhe faltava e tanto quanto parece encontrou o seu caminho, pena é que demorasse tanto tempo para o encontrar e ser feliz com as suas velas e o seu grande bolo. Ao escrever este comentário que parece contraditório com a intenção veio-me á mente o que está escrito na segunda carta de Pedro cap. 2, vers. 19-22. Creio que é um escrito de muita agonia por isso até me abstenho de o reproduzir. Fica a sua consideração de o ler. 

Depois vêm as desmandas do voto, do hino, da saudação á bandeira, das artes marciais e restantes mais."

(Continua ...)
HALDYS
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por HALDYS em Dom Ago 06 2017, 15:47

(Continuação ...) 

" P. T. César encetou uma cruzada que, repito não nos é desconhecida nem sequer falha no conceito profético da Bíblia se assim não fosse a profecia não se cumpria. Seguiu os passos de Alexandre o Ferreiro (Latoeiro em outras versões bíblicas) conforme relata o apostolo S. Paulo na sua segunda epistola a Timóteo no cap. 4 vers. 14-16 da tradução de Hubertto Rodhen: “Alexandre o ferreiro me fez muito mal…porque fez violenta oposição ás nossas palavras… O Senhor porém me assistiu e me deu forças para que por meu intermédio fosse anunciada a Boa Nova e chegasse ao ouvido de todos os povos…” 5 Dna. Isabel, o caminho do Cristianismo não se compadece nem se verga aos desânimos dos modernos “Alexandres Ferreiros” que não contentes com os seus próprios caminhos e escolhas que não puderam suportar agora gritam e disparam em todas as direções. Diz a mesma tradução em 2ª Pedro cap.2 vers.2: “Serão muitos os seus companheiros de dissolução e por sua causa será injuriado o caminho da verdade” leia o ver.3 que não pretendo aqui transcrever de molde a evitar conjeturas. É a palavra autoritativa do Criador que o diz e não apenas a ideia de alguém.

Sobre os livros da Anita devo dizer-lhe que ainda guardo os que lia a minha filha quando ela era pequenina, filha que agora tem 31 e fez licenciatura em psicologia clínica exercendo funções numa grande Farmacêutica Americana. O fórum dos hipócritas terá dignas pretensões? O Tempo o dirá.

Relata a Bíblia um caso curioso a que não deixo de fazer referência. Sendo os discípulos de Cristo muito impopulares e insistindo em fazer pregação publica do ensino do mestre e acusando nessa pregação os que haviam sido culpados da morte de seu Mestre foram chamados ao tribunal. Os membros do tribunal ficaram tão furiosos que resolveram eliminá-los mas um tal Gamaliel lhes disse: Tenham cuidado com o que pensam fazer a estes homens…sou de opinião que se este plano e este movimento são apenas ideias de homens acabam por falhar mas se vêm de Deus vocês não os conseguirão destruir e correm o risco de estar a lutar contra Deus. (Atos dos apóstolos cap. 5: vers. 24-39.) Leia para confirmar. Sabe, os modernos Alexandres sempre escondem alguma coisa, talvez inabilidades ou carências, talvez pretendam protagonismo pela negativa ou talvez o seu momento de fama, não sei mas derrubar sempre é mais fácil do que construir e este seu artigo vende mais do que, se de outra forma apresentasse alguns rasgados elogios á nossa religião. Dir-me-á que no nosso caso não há elogios a endossar mas mais á frente lhe lançarei um desafio que ainda que não venda tanto, ainda assim quem sabe!?

A cruz tornou-se um símbolo da Cristandade e diz o artigo que (Para os fiéis a Jeová, Cristo morreu numa estaca). Mais uma vez devo referir que para os fiéis ao Soberano Senhor Jeová, Cristo foi sacrificado num instrumento de tortura que importa conhecer. Se foi uma cruz porque será que a Bíblia diz ter sido num madeiro? Passo a transcrever o que reza em Actos dos Apóstolos cap. 5,vers.30, segundo tradução católica de Missionários capuchinhos: “O Deus de nossos pais, ressuscitou Jesus, a Quem matastes, suspendendo-o num madeiro” e mais diz em Actos 10:39: “E nós somos testemunhas no que Ele fez no país dos Judeus e em Jerusalém. A Ele que mataram suspendendo-o de um madeiro” Como vê não são as Testemunhas de Jeová que inventaram a Bíblia, Elas apenas atentam para esta de molde a que a Verdade seja dita e pregada ás gentes! Por que as publicações da Torre de Vigia mostram Jesus numa estaca, com as mãos acima de sua cabeça, e não na cruz tradicional? A palavra grega traduzida por “cruz” em muitas versões modernas da Bíblia (“estaca de tortura” na NM) é stau•rós. No grego clássico, esta palavra significava meramente uma estaca reta, ou poste. Mais tarde, veio também a ser usada para uma estaca de execução com uma peça transversal."

(Continua ...)
HALDYS
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por HALDYS em Dom Ago 06 2017, 15:48

(Continuação ...) 

"The Imperial BibleDictionary reconhece isso, dizendo: “A palavra grega para cruz [stau•rós], devidamente significava uma estaca, um poste reto, ou pedaço de ripa, em que algo podia ser pendurado, ou que poderia ser usado para estaquear [cercar] um pedaço de terreno. . . . Até mesmo entre os romanos a crux (da qual se deriva nossa cruz) parece ter sido originalmente um poste reto.” — Editado por P. Fairbairn, (Londres, 1874), Vol. I, p. 376. Foi esse o caso no que diz respeito à execução do Filho de Deus? 

É digno de nota que a Bíblia emprega também a palavra xý•lon para identificar o instrumento usado. A Greek-English Lexicon, de Liddell e Scott, define isto como significando: “Madeira cortada e pronta para uso, lenha, madeiro, etc. . . . pedaço de pau, tora, viga, poste . . . porrete, cacete . . . estaca em que os criminosos eram pregados . . . de madeira verde, árvore.” Diz também “no NT, da cruz”, e cita Atos 5:30 e 10:39 como exemplos. (Oxford, 1968, pp. 1191, 1192) Entretanto, nesses versículos a Al, IBB, MC e BJ traduzem xý•lon por “madeiro”. (Compare esta forma de tradução com Gálatas 3:13; Deuteronômio 21:22, 23.) A obra The Non-Christian Cross, de autoria de J. D. Parsons (Londres, 1896), diz: “Não existe uma única sentença em qualquer dos inúmeros escritos que formam o Novo Testamento que, no grego original, forneça sequer evidência indireta no sentido de que o stauros usado no caso de Jesus fosse diferente do stauros comum; muito menos no sentido de que consistisse, não em um só pedaço de madeira, mas em dois pedaços pregados juntos em forma de uma cruz. . . . É um tanto desencaminhante, da parte de nossos mestres, traduzirem a palavra stauros por ‘cruz’ ao verterem os documentos gregos da Igreja para a nossa língua nativa, e apoiarem tal medida por incluírem ‘cruz’ em nossos léxicos como sendo o significado 6 de stauros, sem explicarem cuidadosamente que esse, de qualquer modo, não era o significado primário dessa palavra nos dias dos Apóstolos, que não se tornou seu significado primário senão muito depois disso, e só se tornou tal, se é que se tornou, porque, apesar da falta de evidência corroborativa, presumiu-se, por uma razão ou outra, que o stauros específico em que Jesus foi executado tinha esse determinado formato.” — Pp. 23, 24; veja também The Companion Bible (Londres, 1885), Apêndice N.° 162. 

Assim, o peso da evidência indica que Jesus morreu numa estaca reta e não na cruz tradicional. Quais foram as origens históricas da cruz da cristandade? “Encontraram-se diversos objetos, datando de períodos muito anteriores à era cristã, marcados com cruzes de feitios diferentes, em quase cada parte do mundo antigo. A Índia, a Síria, a Pérsia e o Egito produziram todos inúmeros exemplos . . . O uso da cruz como símbolo religioso em tempos pré-cristãos e entre povos não-cristãos pode provavelmente ser considerado como quase universal, e em muitíssimos casos ligava-se a alguma forma de culto da natureza.” — Encyclopædia Britannica (1946), Vol. 6, p. 753. 

“A forma da [cruz de duas vigas] teve sua origem na antiga Caldéia e foi usada como símbolo do deus Tamuz (tendo a forma do Tau místico, a letra inicial de seu nome) naquele país e em terras adjacentes, inclusive no Egito. Por volta dos meados do 3.° séc. A.D., as igrejas ou se haviam apartado ou tinham arremedado certas doutrinas da fé cristã. A fim de aumentar o prestígio do sistema eclesiástico apóstata, aceitavam-se pagãos nas igrejas, à parte de uma regeneração pela fé, e permitia-se-lhes em grande parte reter seus sinais e símbolos pagãos. Assim se adotou o Tau ou T, na sua forma mais freqüente, com a peça transversal abaixada um pouco, para representar a cruz de Cristo.” — An Expository Dictionary of New Testament Words (Londres, 1962), W. E. Vine, p. 256. "

(Continua ...)
HALDYS
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por HALDYS em Dom Ago 06 2017, 15:49

(Continuação...)

“É um fato estranho, contudo inquestionável, que nas eras muito anteriores ao nascimento de Cristo, e desde então, em terras intatas aos ensinos da Igreja, a Cruz tem sido usada como símbolo sagrado. . . . O Baco grego, o Tamuz tírio, o Bel caldeu e o Odin nórdico foram todos simbolizados pelos seus devotos por uminstrumento cruciforme.” — The Cross in Ritual, Architecture, and Art (Londres, 1900), G. S. Tyack, p.1. 

“A cruz na forma de ‘Cruz Ansada’ . . . era carregada nas mãos dos sacerdotes e reis-pontífices egípcios como símbolo de sua autoridade como sacerdotes do deus-Sol e era chamada ‘o Sinal da Vida’.” — The Worship of the Dead (Londres, 1904), Coronel J. Garnier, p. 226. “Diversas gravuras de cruzes se acham em toda a parte nos monumentos e túmulos egípcios, e são consideradas por muitas autoridades símbolo ou do falo [uma representação do órgão sexual masculino] ou do coito. . . . Nos túmulos egípcios, a cruz ansada [cruz com um círculo ou uma asa em cima] se acha lado a lado com o falo.” — A Short History of Sex-Worship (Londres, 1940), H. Cutner, pp. 16, 17; veja também The Non-Christian Cross, p. 183.

“Usavam-se essas cruzes como símbolos do deus-sol babilônico, , e são vistas pela primeira vez numa moeda de Júlio César, 100-44 A.C., e daí numa moeda cunhada pelo herdeiro de César (Augusto), em 20 A.C. Nas moedas de Constantino, o símbolo mais freqüente é ; mas, o mesmo símbolo é usado sem o círculo ao redor, e com os quatro braços iguais, verticais e horizontais; e este era o símbolo especialmente venerado como a ‘Roda Solar’. Deve-se declarar que Constantino era um adorador do deussol, e não quis entrar na ‘Igreja’ senão cerca de um quarto de século depois da lenda de ter visto tal cruz nos céus.” — The Companion Bible, Apêndice N.° 162; veja também The Non-Christian Cross, pp. 133-141

Comentemos agora o que diz na pág. 42 do seu artigo sobre o fim do mundo. O Ferreiro (Permita-me a expressão,) G. C. diz que as TJ anunciaram o fim do mundo para 1975, não sei em que base ele o afirma, diz ainda que famílias venderam os seus bens á espera do fim, pois olhe eu vivi essa data com a maior das serenidades, não vendi nada continuei a frequentar o Liceu onde andava e não conheço ninguém que tenha tido uma atitude menos consonante com a actividade do dia a dia. Se houve alguém que o tenha feito até posso acreditar, não terá sido a sua expectativa muito diferente da dos apóstolos que perante os ensinos e predições do Cristo (Veja Lucas 21:25- 28) reagiram da seguinte forma, conforme relata S. Lucas no cap 19, vers.11 e em Actos dos apóstolos cap1, vers. 6. Se os modernos Ferreiros vêm nisso um obstáculo e motivo de descrença, então estamos à vontade porque os primeiros cristãos também pensaram de forma equivocada não tendo sido isso porém que os desqualificou aos olhos do Criador.

Um dos seus interlocutores diz que sonhava com o Armagedom, pois bem, só foi pena que isso não lhe tivesse sido de proveito e o tivesse motivado a ter mais respeito pela palavra de Deus. Provavelmente descrições bíblicas e não terrores inventados pelas TJ foram obstáculos para esses, mas a palavra de Deus não se encolhe 7 perante as fragilidades dos modernos “Ferreiros” e não deixa o Deus altíssimo de predizer o que acontecerá aos que se Lhe opõem: O livro Bíblico de Sofonias cap.1, vers.14-18 diz: 14 “Está próximo o grande dia de Jeová. Está próximo e se apressa muitíssimo. O ruído do dia de Jeová é amargo. Ali o poderoso deixa escapar um grito. 15 Este dia é dia de fúria, dia de aflição e de angústia, dia de tempestade e de desolação, dia de escuridão e de trevas, dia de nuvens e de densas trevas, 16 dia de buzina e de sinal de alarme, contra as cidades fortificadas e contra as altas torres de ângulo. 17 E vou causar aflição à humanidade, e hão de andar como cegos; porque foi contra Jeová que eles pecaram. E seu sangue será realmente derramado como pó e suas vísceras como fezes. 18 Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da fúria de Jeová; mas toda a terra será devorada pelo fogo do seu zelo, porque ele fará uma exterminação, sim, uma terrível, de todos os habitantes da terra.” 

(Continua ...)
HALDYS
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por HALDYS em Dom Ago 06 2017, 15:50

(Continuação ...) 

"O universalmente conhecido livro bíblico do apocalipse de S. João relata coisas inimagináveis, coisas que certamente incomodarão os “Ferreiros” hodiernos mas as profecias do Apocalipse terão de se cumprir mesmo causando incómodos ou pesadelos aos mais sensíveis. No conceito humano o tempo e a brevidade não podem ser medidas em meses ou anos mas nós mantemos uma atitude de vigilância e esperamos o cumprimento das profecias conforme diz o referido livro Bíblico de Apocalipse cap. 1, vers. 1-3: Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu, para mostrar aos seus escravos as coisas que têm de ocorrer em breve. E ele enviou o seu anjo e [a] apresentou por intermédio dele em sinais ao seu escravo João, 2 o qual deu testemunho da palavra dada por Deus e do testemunho dado por Jesus Cristo, sim, de todas as coisas que viu. 3 Feliz é quem lê em voz alta, e os que ouvem as palavras desta profecia e observam as coisas escritas nela, pois o tempo designado está próximo.

Quem vai para a faculdade, opta por uma via que só a ele diz respeito e sobre isso devo dizer-lhe que na congregação a que eu pertenço conto de repente com os seguintes licenciados: Um eng. Civil, um eng. mecânico, um eng. informático, duas licenciaturas em turismo, uma professora em fase de apresentar a tese de doutoramento, outras duas professoras de ensino especial, outra licenciada em fase de apresentação do mestrado, uma licenciada em Recursos Humanos, outra em Psicologia Clínica, e uma outra arquiteta de interiores. Todos os 12 com uma única exceção, TJ desde o berço. Ninguém os perseguiu! E não pense que nos faltam médicos porque dessa categoria, só na congregação ao lado, há dois, Pai e filho!

Os casais que decidem ter filhos são muito abençoados como diz a Bíblia em Salmos cap. 127,vers. 3-5: 3 Eis que os filhos são uma herança da parte de Jeová; O fruto do ventre é uma recompensa. 4 Como flechas na mão dum poderoso, Assim são os filhos da mocidade. 5 Feliz o varão vigoroso que encheu deles a sua aljava. Não ficarão envergonhados… Mais uma vez os seus interlocutores torcem a palavra de Deus pelo simples facto de que é neles que se cumprem as profecias mais perniciosas, como a que passo a descrever: 11 Ai deles, porque foram pela vereda de Caim e se arremeteram no proceder errôneo de Balaão, para uma recompensa, e pereceram na conversa rebelde de Corá! 12 Estes são os rochedos ocultos sob a água, nos vossos ágapes, banqueteando-se convosco, pastores que se apascentam a si mesmos sem temor; nuvens sem água, levadas pelos ventos; árvores no fim do outono, [mas] infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas; 13 ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias causas para vergonha; estrelas sem rumo fixo, para as quais está reservado para sempre o negrume da escuridão. (Judas 11)

Desassociação: Este é um tema a que a ig. católica se refere como excomunhão. Os desassociados ou excomungados (Se lhe parecer mais familiar esta expressão) são encarados em conformidade com o que a Bíblia ordena. Veja bem o que a Bíblia diz sobre o assunto na 3ª epistola de S. João vers. 8-11: 8 Acautelai-vos para que não percais as coisas que produzimos por trabalho, mas para que obtenhais uma plena recompensa. 9 Todo aquele que se adianta e não permanece no ensino do Cristo não tem Deus. Quem permanece neste ensino é quem tem tanto o Pai como o Filho. 10 Se alguém se chegar a vós e não trouxer este ensino, nunca o recebais nos vossos lares, nem o cumprimenteis. 11 Pois, quem o cumprimenta é partícipe das suas obras iníquas."

(Continua ...)
HALDYS
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por HALDYS em Dom Ago 06 2017, 15:51

(Continua ...) 

Mais ainda diz S. Paulo na 1ª epistola aos Coríntios cap.5, vers. 1-5: 8 Realmente, relata-se entre vós fornicação, e fornicação tal como nem há entre as nações, que certo [homem] tenha por esposa [a] de [seu] pai. 2 E estais vós enfunados, e nem ao menos pranteastes, a fim de que o homem que cometeu esta ação fosse tirado do vosso meio? 3 Eu, da minha parte, embora ausente em corpo, mas presente em espírito, certamente, como se estivesse presente, já tenho julgado o homem que agiu de tal modo, 4 para que, em nome de nosso Senhor Jesus, quando estiverdes ajuntados, também o meu espírito com o poder de nosso Senhor Jesus, 5 entregueis tal homem a Satanás, para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor. 

Veja bem como nesta pequena descrição é encarada a fornicação. Queira notar que não são as TJ que dizem que a F. é um pecado grave, é a Bíblia que assim a caracteriza. Nem este espaço nem o tinteiro da minha impressora conseguiria transcrever todas as injunções bíblicas sobre este assunto, mas se quiser leia o que o mesmo ap. S. Paulo diz em 1 Cor. 6:9-11 e Romanos 1:18-31. 

Os vínculos parentais não podem ser cortados pelo facto de as pessoas serem desassociadas. No caso que referiu talvez faltasse investigar as razões subsequentes para que os pais de M.B. não o quiseram atender, não foi de certeza pelo facto de ele ter sido desassociado mas por algo que ele não quis revelar. De qualquer maneira, cada um tem formas diferentes de reagir perante os mesmos factos. Os pais de M.B. reagiram dessa forma, outros não o fizeram e não deixaram de ser menos por tal facto. M.B. afastou-se de casa e passou a fumar, encetou um caminho de auto-destruição (tanto quanto é perfeitamente conhecido e propalado por muitos e ilustres clínicos com obra reconhecida), não me parece que o dito sentimento de suicídio não seja algo que ele próprio iniciou ao tomar a decisão de adotar o vicio do tabaco. Neste caso como em todos os outros de desassociação o desassociado só o é por insistir em seu erro. Ninguém é expulso por vingança ou martírio mas por falta de arrependimento e de emendar seu proceder. 

Não podemos ir além do que está escrito e neste caso diz a Bíblia em Provérbios 28:13: Quem encobre as suas transgressões não será bem sucedido, mas, ter-se-á misericórdia com aquele que [as] confessa e abandona. Diz ainda Provérbios 15:32: Quem recusa a correção prejudica-se a si mesmo; quem aceita a repreensão adquire entendimento. (Versão interconfessional). No conceito da Bíblia a disciplina e consequente castigo produz benefícios aos que têm coração disposto. Veja o exemplo registado na Sagrada Escritura no livro II das Crónicas cap. 33:10-13. Se os que se identificam como TJ apreciarem e usarem tabaco ou outras substâncias viciadoras sem ser por necessidades clínicas, então me parece que não amam a si próprias. E se não amam a si próprias então como podem amar ao seu semelhante? Constitui tal argumento, ainda que básico, uma contradição? Certamente não me parece, e a si, parecesse? 

Diz 2 Corintios 7:1: Portanto, amados, visto que temos estas promessas, purifiquemo-nos de toda imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade em temor de Deus. Diz ainda Romanos 12: 1: Conseqüentemente, eu vos suplico, irmãos, pelas compaixões de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo [e] aceitável a Deus, um serviço sagrado com a vossa faculdade de raciocínio. 2 E cessai de ser modelados segundo este sistema de coisas, mas sede transformados por reformardes a vossa mente, a fim de provardes a vós mesmos a boa, e aceitável, e perfeita vontade de Deus.

Pedofilia – Constitui no meu entender um dos mais graves pecados se não mesmo a mais pecaminosa das maldades humanas! É um crime punido por Lei, logo um crime a ser relatado e investigado pelas autoridades policiais. Os lesados devem relatar esse e outros pecados de semelhante índole a quem de direito. Se o pecado for confessado e não for do conhecimento de mais ninguém a não ser dos envolvidos deve o mesmo ser relatado ao gabinete jurídico das Testemunhas de Jeová."

(Continua ...)

Sim, estão no gabinete, magistrados e advogados que saberão encaminhar o assunto de forma a que não se quebre a discrição da confissão mas, a provar-se
HALDYS
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por HALDYS em Dom Ago 06 2017, 15:52

(Continuação ...)

"Sim, estão no gabinete, magistrados e advogados que saberão encaminhar o assunto de forma a que não se quebre a discrição da confissão mas, a provar-se o crime esse será relatado as autoridades competentes. Alguém que comete tal crime não pode ser mantido em nenhuma irmandade, nem merece que seja considerado como irmão! Um criminoso tem de ser castigado! Esse é o conceito Bíblico! A referência que faz no artigo sobre o Manual dos Anciãos não se aplica senão a pecados de índole moral que não são considerados crime á luz das atuais constituições como sejam os pecados ditos menores como por exemplo; adultério, fornicação, e outros de cariz estritamente religioso que não são puníveis cívelmente.

Outro seu interlocutor que diz ter sido ancião por mais de 10 anos, considera que a proibição das transfusões fracionais é incongruente, dizendo que não existe base Bíblica nem cientifica para ser feita 9 discriminação entre as diversas frações sanguíneas. Mas de facto existe base Bíblica e até se quiser, cientifica para tal assunção, se não, note o que diz a Biblia sobre o sangue: 

Génesis 9:3; Todo animal movente que está vivo pode servir-vos de alimento. Como no caso da vegetação verde, deveras vos dou tudo. 4 Somente a carne com a sua alma — seu sangue — não deveis comer. 5 E, além disso, exigirei de volta vosso sangue das vossas almas. Da mão de cada criatura vivente o exigirei de volta; e da mão do homem, da mão de cada um que é seu irmão exigirei de volta a alma do homem. 6 Quem derramar o sangue do homem, pelo homem será derramado o seu próprio sangue

Levitico 17:13 “‘Quanto a qualquer homem dos filhos de Israel ou algum residente forasteiro que reside no vosso meio, que caçando apanhe um animal selvático ou uma ave que se possa comer, neste caso tem de derramar seu sangue e cobri-lo com pó. 14 Pois a alma de todo tipo de carne é seu sangue pela alma nele. Por conseguinte, eu disse aos filhos de Israel: “Não deveis comer o sangue de qualquer tipo de carne, porque a alma de todo tipo de carne é seu sangue. Quem o comer será decepado [da vida].” 

Estas Leis sagradas continuam a ser exigência do Cristianismo, tanto mais que colocada uma questão respeitante aos aspectos cerimoniais da Lei Judaica no primeiro século, foi assim determinado pelos apóstolos e por espírito santo conforme relatado em Atos 15:20 “Que se lhes diga…para se absterem do sangue” e reza ainda o vers. 28: O Espírito Santo e nós próprios resolvemos não vos impor mais outras obrigações (Cerimoniais) além destas que são indispensáveis: abster-vos … do sangue… (Tradução católica Missionários Capuchinhos) 

A palavra usada aqui é abster-vos, como tal a nossa assunção é no sentido da solenidade e da exigência divina em relação ao Sangue. Abster-nos significa rejeitar as transfusões de sangue total ou de alguma das suas 4 constituições estruturais: Plasma, Glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas. Qual teria sido o significado de ‘abster-se’ naquela época? Os cristãos não consumiam sangue, quer fresco quer coagulado; nem comiam carne de um animal que não tivesse sido sangrado. Alimentos que contivessem sangue, como o chouriço, também eram vetados. Ingerir sangue de qualquer desses modos seria violação da lei de Deus. — 1 Samuel 14:32, 33. 

A maioria das pessoas nos tempos antigos não ficava perturbada por causa do consumo de sangue, como podemos ver nos escritos de Tertuliano (segundo e terceiro séculos EC). Respondendo às acusações falsas de que os cristãos consumiam sangue, Tertuliano mencionou tribos que selavam acordos degustando sangue. Ele também observou que “quando há um espetáculo na arena, [alguns] com sede cobiçosa pegam sangue fresco dos culpados . . . para curar sua epilepsia”. Aquelas práticas (mesmo que alguns romanos as adotassem por questão de saúde) eram erradas para os cristãos: “Não incluímos nem mesmo sangue de animal em nossa alimentação natural”, escreveu Tertuliano. Os romanos usavam alimentos contendo sangue para testar a integridade dos verdadeiros cristãos."

(Continua ...)
HALDYS
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por HALDYS em Dom Ago 06 2017, 15:52

(Continuação ...)

"Tertuliano acrescentou: “Agora, eu vos pergunto, como é que apesar de terdes confiança [de que os cristãos] rejeitarão com repugnância o sangue de animais, vós supondes que eles sejam ávidos por sangue humano?” 

Atualmente, poucas pessoas imaginariam que as leis do Deus Todo-Poderoso estariam envolvidas caso um médico lhes sugerisse tomar sangue. Apesar de certamente desejarem continuar vivendo, as Testemunhas de Jeová estão comprometidas a obedecer à lei de Jeová a respeito do sangue. 

O que isso significa à luz da prática médica atual? O sangue é complexo. Mesmo o plasma — composto de 90% de água — transporta dezenas de hormonas, sais inorgânicos, enzimas, e nutrientes, incluindo minerais e açúcar. O plasma também transporta proteínas como albumina, fatores de coagulação e anticorpos para combater doenças. Os técnicos isolam e usam muitas proteínas do plasma. Por exemplo, o fator VIII de coagulação tem sido administrado a hemofílicos, que sangram facilmente. Ou caso alguém fique exposto a certas doenças, os médicos podem prescrever injeções de gamaglobulina, extraída do plasma sanguíneo de pessoas que já tenham imunidade. Outras proteínas do plasma são usadas de maneira medicinal, mas as mencionadas acima ilustram como um componente primário do sangue (plasma) pode ser processado para obter frações. Assim como se podem extrair várias frações do plasma sanguíneo, os outros componentes primários (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas) podem ser processados para se isolar deles partes menores. Por exemplo, glóbulos brancos podem fornecer interferons e interleucinas, usados para o tratamento de algumas infecções virais e alguns tipos de cancro. As plaquetas podem ser processadas para se extrair delas um fator de cicatrização. E há outros medicamentos em estudo que envolvem (pelo menos inicialmente) derivados de componentes sanguíneos. Essas terapias não constituem transfusões de componentes primários; geralmente envolvem partes ou frações deles. 

Devem os cristãos aceitar tais frações para tratamento médico? Não podemos dizer. A Bíblia não fornece detalhes, por isso, o cristão deve tomar sua própria decisão, baseada em sua consciência, perante Deus. Alguns recusam qualquer produto derivado de sangue (mesmo frações destinadas a fornecer imunidade passiva temporária). É assim que entendem a ordem de Deus de ‘abster-se de sangue’. Eles raciocinam que a lei de Deus à nação 10 de Israel exigia que o sangue removido de uma criatura fosse ‘derramado na terra’. (Deuteronómio 12:22-24) 

Por que isso é relevante? Bem, a preparação de gamaglobulina, fatores de coagulação baseados no sangue, e assim por diante, exige que o sangue seja recolhido e processado. Por isso, alguns cristãos rejeitam tais produtos, assim como rejeitam transfusões de sangue total ou de seus quatro componentes primários. Sua posição sincera, baseada em sua consciência, deve ser respeitada. Outros cristãos tomam uma decisão diferente. Também recusam transfusões de sangue total, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas ou plasma. Contudo, talvez permitam que um médico lhes administre um tratamento que contenha uma fração derivada dos componentes primários. Mesmo aqui pode haver diferenças. Um cristão talvez aceite uma injeção de gamaglobulina, mas pode ou não aceitar uma injeção contendo algo extraído de glóbulos brancos ou vermelhos. Mas, de maneira geral, o que talvez leve alguns cristãos a concluir que poderiam aceitar frações de sangue? 

César Rodrigues que diz ter sido TJ desde que nasceu diz-se confuso e baralha-se na sua análise de frações sanguíneas e elementos estruturais do alicerce sanguíneo. Diz que acha não haver base cientifica para distinção entre os diversos constituintes do sangue, mas tal conclusão não é válida á luz do seguinte: As proteínas do plasma (frações) passam do sangue da gestante para o sistema sanguíneo, separado, do feto. Portanto, a mãe passa imunoglobulinas para o filho, fornecendo-lhe imunidade valiosa."

(Continua ...)
HALDYS
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: