EX-TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Seja muito Bem-vindo!

Regista-te aqui e descobre a verdade sobre a "verdade"

Lê as regras e respeita-as

Alguma duvida a Adm/Mod está pronta a ajudar.

"Quando aceitamos tudo o que a Organização diz sem verificar, mostramos confiança na Organização. Mas, se mantivermos um espírito atento e examinarmos 'quanto a se estas coisas são realmente assim' (Atos 17:11), então, mostramos zelo para com Jeová. Para quem você mostra zelo?"

Declaração da jornalista Isabel Lacerda (Revista Sábado)

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Declaração da jornalista Isabel Lacerda (Revista Sábado)

Mensagem por MariaL em Sab Nov 24 2012, 08:51

@liberto escreveu:para uma tj que olha para a capa provavelmente poderá pensar que ridiculo o caso dos livros da anita queimados num bídon, ou o caso dos beijos!! Mas quantas pessoas nao se revêem nesses dois exemplos, talvez pareça ridiculo para a geraçao mais nova, geraçao tj mais "legalize", que ja nao leva tudo a letra e ja faz a sua vida um pouco como quer.. mas ha testemunhos de tjs mais antigas que tem historias parecidas com estas..

na revista vem um dos entrevistados a dizer que olhava para um estadio repleto de pessoas e pensava que todos iriam ser destruidos, muitos podem pensar que é ridiculo, mas eu em miudo tambem pensava o mesmo, punha me a imaginar aquelas 50.000 pessoas a serem destruidas !!

Acho que a capa está muito chamativa e queremos que ela ajude nao os cegos, mas os que lá dentro estão a recuperar a visão aos poucos!!

100% de acordo!

Não há pequenas coisas nem grandes coisas, todas são importantes. - Oscar Wilde
MariaL
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Ver perfil do usuário

Mensagem por Investigando a Torre em Sab Nov 24 2012, 09:07

@liberto escreveu:para uma tj que olha para a capa provavelmente poderá pensar que ridiculo o caso dos livros da anita queimados num bídon, ou o caso dos beijos!!

Nas entrevistas, eu sou aquele que refere que os anciãos e superintendentes de circuito me visitavam e em relação aos quais a minha biblioteca lhes fazia particular confusão. Fui incentivado a me desfazer dessa vasta literatura, fosse em bidón ou de outra forma qualquer (essa do bidón foi só uma analogia por parte do entrevistado e não vejo que por aí venha nenhum mal ao mundo, diga-se "ao artigo"). Por isso, não é despiciente essa referência de capa uma vez que estas indicações por parte dos responsáveis da Watchtower são mais generalizadas do que se possa imaginar!

A questão do beijo é outro dos aspectos em relação ao qual não compreendo o alarido manifesto. Também eu senti na pele o efeito do "beijo". A partir da altura em que comecei a namorar, a andar de mão dada com a rapariga e a cumprimentá-la com um simples beijo na face, fui imediatamente repreendido. Então, qual é o espanto nestas declarações? Não correspondem à realidade? São ridículas?
De modo nenhum, pois correspondem inteiramente à realidade...

IT

Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Bons comentários!

"Quem alberga a Verdade no seu coração, não deve temer que lhe falte força na língua e persuasão"
J. RUSKIN
«Stones of Venice», 11
Investigando a Torre
Admin
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Maurício Silva em Sab Nov 24 2012, 10:00

Maria L, nunca a convenci em momento algum? Poderá me explicar o porquê?

Maurício Silva
Forista desativado

Ver perfil do usuário

Mensagem por so em Sab Nov 24 2012, 11:17

aplausos aplausos aplausos aplausos aplausos aplausos

Todos para o mesmo lado

Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
so
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Ver perfil do usuário

Mensagem por mjp em Sab Nov 24 2012, 11:33

@liberto escreveu:para uma tj que olha para a capa provavelmente poderá pensar que ridiculo o caso dos livros da anita queimados num bídon, ou o caso dos beijos!! Mas quantas pessoas nao se revêem nesses dois exemplos, talvez pareça ridiculo para a geraçao mais nova, geraçao tj mais "legalize", que ja nao leva tudo a letra e ja faz a sua vida um pouco como quer.. mas ha testemunhos de tjs mais antigas que tem historias parecidas com estas..

na revista vem um dos entrevistados a dizer que olhava para um estadio repleto de pessoas e pensava que todos iriam ser destruidos, muitos podem pensar que é ridiculo, mas eu em miudo tambem pensava o mesmo, punha me a imaginar aquelas 50.000 pessoas a serem destruidas !!

Acho que a capa está muito chamativa e queremos que ela ajude nao os cegos, mas os que lá dentro estão a recuperar a visão aos poucos!!

aplausos aplausos aplausos aplausos aplausos aplausos aplausos aplausos
mjp
Forista desativado

Ver perfil do usuário

Mensagem por mjp em Sab Nov 24 2012, 11:47

Tenho estado espantado com o teor de algumas críticas. E já agora, quero dizer que em 1987, por alturas do baptismo, fui exortado a destruir todos os livros de filosofia e de alguma literatura mais política e económica que já tinha nessa altura. Sim... destruí. Alguns não consegui mais voltar a comprar.
mjp
Forista desativado

Ver perfil do usuário

Mensagem por mjp em Sab Nov 24 2012, 11:51

@Maurício Silva escreveu:Muitas pessoas aqui não tem a mesma opinião sobre as testemunhas de Jeová. Como poderiam remar todos para o mesmo lado?

GOD BLESS YOU AND THE INTERNET

Já tinha reparado que para ti, as TJ até nem são assim tão perigosas. Mas não é preciso sentir na pele o açoite do Diabo para o branquear...
mjp
Forista desativado

Ver perfil do usuário

Mensagem por Maurício Silva em Sab Nov 24 2012, 12:00

Com certeza. Mas também nunca passei por nenhuma situação em que tive de queimar livros nem tomar alguma atitude mais forte. . .
No meu caso deixei de estudar e fui firme com a minha namorada. Não a posso impedir de assistir as reuniões se ela quisesse, nem vou virar ninguém contra ninguém. Mas a minha individualidade não pode deixar de existir. Foi isso que disse a quem me dava estudo.

Maurício Silva
Forista desativado

Ver perfil do usuário

Mensagem por MariaL em Sab Nov 24 2012, 15:14

@Maurício Silva escreveu:Maria L, nunca a convenci em momento algum? Poderá me explicar o porquê?

Para começar logo na sua apresentação. Coisas que me pareceram estranhas. Depois em sucessivos comentários senti que andava a lançar iscos e a sondar.

Obviamente que não disse nada. Podia estar enganada e a ser injusta consigo. Mas sempre foi a minha opinião, que guardei para mim até agora.

MariaL
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Ver perfil do usuário

Mensagem por ellipsis em Sab Nov 24 2012, 17:37

Este Tópico foi alvo de uma limpeza, todavia se mensagens forem colocadas novamente cá com o âmbito de conspurcar novamente o tópico serão apagadas na hora.

Nota das Regras...

* Observação: Os Administradores e Moderadores poderão, utilizando o bom senso, agir utilizando todos os recursos disponíveis para evitar situações que causem confusão, brigas, discussões ou situações que prejudiquem o funcionamento do fórum e seus participantes, mesmo que a situação não esteja prevista nas regras acima mencionadas.

Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!

Admn sugere:

Respeite as regras do fórum e seja um bom membro.
Antes de criar um novo tópico faça uma pesquisa rápida.Podes começar por AQUI
Se perdeu a senha do fórum, contate um administrador por MP.

ellipsis
Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://escravodaverdade.blogspot.com

Mensagem por Kimba em Sab Nov 24 2012, 17:52

Parece que o que faz confusão a muita gente é o facto de os livros terem sido queimados num bidon, se fosse na lareira já era mais aceitável?
Queimados, rasgados, o que é certo é que há um grande controlo sobre o que se lê e quase tudo é proscrito. Quando tinha 11 ou 12 anos uma tia minha da suiça ofereceu-me uma grande nº de revistas tipo Marvel (Super homem, Hulk) quando o irmão que me dava o estudo viu aquilo falou com a minha mãe os livros misteriosamente desapareceram. Se calhar até foram queimados num bidon, sei lá.
E outra coisa, namorei e casei na década de 90, e pelo menos na altura os beijos na boca não eram desaconselhados, eram mesmo proibidos! (claro que os dava na mesma à socapa, mas isso é outra história)

"Aquele que procura a verdade corre o risco de a encontrar." - Isabel Allende
Kimba
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por MariaL em Sab Nov 24 2012, 18:18

@Kimba escreveu:Parece que o que faz confusão a muita gente é o facto de os livros terem sido queimados num bidon, se fosse na lareira já era mais aceitável?

Sim, Kimba, pelo que percebo o problema das pessoas é mesmo o bidon. Rolling Eyes

MariaL
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Ver perfil do usuário

Mensagem por Investigando a Torre em Sab Nov 24 2012, 18:27

@MariaL escreveu:
@Kimba escreveu:Parece que o que faz confusão a muita gente é o facto de os livros terem sido queimados num bidon, se fosse na lareira já era mais aceitável?

Sim, Kimba, pelo que percebo o problema das pessoas é mesmo o bidon. Rolling Eyes
Desculpem lá...
Estamos a falar disto?

Photobucket

OK!

Qual é então a dúvida agora?

Este recipiente quando fora do uso primário a que se destina, também é utilizado em queimadas de vária ordem.
É proibido queimar livros ou outros derivados aqui? Não?
Então para quê tanto alarido?

IT

Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Bons comentários!

"Quem alberga a Verdade no seu coração, não deve temer que lhe falte força na língua e persuasão"
J. RUSKIN
«Stones of Venice», 11
Investigando a Torre
Admin
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por ellipsis em Sab Nov 24 2012, 18:36

@Investigando a Torre escreveu:
@MariaL escreveu:

Desculpem lá...
Estamos a falar disto?

Photobucket

OK!

Este recipiente quando fora do uso primário a que se destina, também é utilizado em queimadas de vária ordem.

IT
Sobre o Bidão aqui estão as explicações....

Vamos trabalhar juntos para manter neste fórum um ambiente limpo e amigável. Boas postagens!

Admn sugere:

Respeite as regras do fórum e seja um bom membro.
Antes de criar um novo tópico faça uma pesquisa rápida.Podes começar por AQUI
Se perdeu a senha do fórum, contate um administrador por MP.

ellipsis
Admin
Admin

Ver perfil do usuário http://escravodaverdade.blogspot.com

Mensagem por TJ Curioso em Sab Nov 24 2012, 18:41

No meu caso, minha mãe fez-me destruir quase uma colecção inteira de livros de banda desenhada que eu "adorava", porque supostamente Jeová odiava aquilo.

Nem vale apena mencionar o sofrimento emocional que senti na altura.

TJ Curioso
Forista desativado

Ver perfil do usuário

Mensagem por MariaL em Sab Nov 24 2012, 18:46

@MariaL escreveu:

Desculpem lá...
Estamos a falar disto?

Photobucket

OK!

IT

Sim, eu vi esse recipiente ser usado para queimadas de vária ordem, como dizes, IT.
Mas parece que as pessoas estão indignadas com o uso do dito. Se calhar não é in. Wink

MariaL
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ana Guerreiro em Sab Nov 24 2012, 22:05

@MariaL escreveu:
@TJ Curioso escreveu:Recebi da jornalista Isabel Lacerda o pedido de vos transmitir aqui uma declaração, mediante todas as postagens e emails que ela tem recebido, em relação ao artigo que escreveu na revista Sábado.

Espero que leiam e depois lhe transmitam aqui os vossos sentimentos em relação às suas palavras.

Caros foristas:

Comecei a fazer este artigo com um ângulo restrito, e já de si violento: o ostracismo a que os desassociados e dissociados são votados a partir do momento em que se desvinculam da religião. Rapidamente percebi que muitas outras questões de fundo, igualmente marcantes e desconhecidas do grande público, mereciam diculgação.

Empenhei-me muito neste artigo porque percebi - e senti - o enorme sofrimento e frustração de todos os que falaram comigo. E o medo - o medo daqueles que não se dissociam porque sabem que isso vai obrigar os seus familiares a cortarem relações consigo - tocou-me profundamente. Achei que o assunto merecia mais espaço e mais destaque. Os meu directores também.

Julgo ter anos de experiência suficientes para perceber quando um entrevistado está a ser sincero, honesto, sem romancear ou exagerar. Acredito em todas as hitórias que escrevi (ou não as teria escrito). Podem aparecer dezenas de pessoas a dizer que ainda hoje têm os seus livros na Anita. Mas o que eu sei é que a P.T. não os tinha, porque, por algum motivo, os anciãos da sua congregação acharam que eles deveriam ter o mesmo destino que o vestido de noiva da sua mãe e os crucifixos que ainda havia lá em casa. E até sei que, recentemente, o marido de P.T. a compensou do inultrapassado desgosto oferecendo-lhe, não se inibindo com facto de ela já ser uma mulher feita, um conjunto de livros dessa colecção infantil - que ela fez questão de reler, com tanto ou maior entusiasmo que em criança. Também não me interessa que apareça quem garanta que beija a namorada ou o namorado. O que eu sei é que não uma, mas duas pessoas com quem eu falei (em seis páginas não cabe tudo, por isso só dei um dos exemplos) me disseram que se tinham casado sem ter dado um único beijo na boca. Não acontece com todos? Acredito. Acontece com alguns, que levam ou são pressionados a levar as coisas mais a "sério"? Acontece. E é isso que está no texto.

O artigo relata o ponto de vista de quem se desiludiu, de quem se sentiu enganado, de quem sentiu ter perdido anos que não voltam para trás, como tantas vezes me disseram. Fala de pessoas revoltadas, não de pessoas mentirosas. São duas coisas completamente diferentes, mesmo que alguns tentem fazer crer que sejam a mesma e uma só. E, ao contrário do que também acusam: Betel foi contactado e deu as respostas que entendeu dar - várias citadas no texto.

Todos os artigos jornalísticos abordam o tema de que tratam de um ângulo dos imensos possíveis. Este foi o que eu e a revista escolhemos.
Estive a ler os vossos comentários. Percebi a vossa alegria, senti o vosso entusiasmo.

Agradeço muito os elogios que fizeram à SÁBADO e a mim mesma.

Mas são vocês, e a vossa coragem, quem está de parabéns. A todos os que falaram comigo e se dispuseram a partilhar com uma desconhecida episódios de uma profundíssima intimidade, o meu mais sincero obrigada. Sei muito bem que não foi fácil. Vi muitas lágrimas caírem pelos vossos rostos e senti-vos muitas vezes a voz a tremer. A um entrevistado específico, que sabe quem é, deixo a minha gratidão pública, pela paciência que teve a responder-me a tantos emails, cheios de pedidos de esclarecimentos repletos de pormenores.

Boa sorte e boas vidas para todos.

Para os que acreditam nos ensinamentos da organização - que também os há por aqui, percebi com admiração e louvor - vai o mesmo desejo e uma informação adicional: não tenho nem nunca tive absolutamente nada a ver com as Testemunhas de Jeová ou qualquer outra religião. E nada me move contra esse ou outros movimentos religiosos. A minha profissão é dar a conhecer aos meus leitores aquilo que eu (e a publicação onde trabalho) considero ser interessante que se saiba. As Testemunhas também o fazem: a pregação é exactamente isso - transmitir o ponto de vista da religião - aquele que consideram o mais interessante, o verdadeiro - às pessoas do mundo. Aqueles que, por vários motivos, se tornaram descrentes fizeram o mesmo, só que de outra maneira: bateram de porta em porta... mas dos jornalistas.

Compreendo que o artigo não seja do agrado de todos. Mas não compreendo que digam que as histórias lá contadas são mentira - porque o facto de não terem acontecido com todos não significa que não tenham acontecido com alguns.

Cumprimentos a todos

Isabel Lacerda

Isabel, chorei ao ler estas suas palavras, tal como ainda choro quando me lembro de "marcos" da minha vida como Testemunha de Jeová. Muito e muito obrigada por ter contado a nossa história.

Digo nossa, apesar de não ter sido entrevistada. Foram exertos de oito histórias de vida, mas que refletem a vida real de tantas e tantas pessoas que cresceram como Testemunhas de Jeová. Fui uma durante cerca de trinta anos e conheço muita gente que poderia contar histórias semelhantes. Histórias de objectos queridos queimados, de beijos não trocados, dos desportos que não praticou, dos amigos que não se fizeram e dos que se fizeram e se perderam. Como disse a Isabel, não será a história de todos, mas é pelo menos a história de alguns. E podemos lê-la pela primeira vez, escrita no nosso português.

Todos aqueles que viveram com intensidade esta religião, que seguiram com convicção essa organização pensando que era a única forma de agradar a Deus sabem, no seu íntimo, que não há mentiras no seu artigo. Não são suficientemente honestos para o admitirem a si próprios. E como não se respeitam também não respeitam os outros. Problema deles.

Mais uma vez, obrigada a si e à revista SÁBADO.

É a história de oito a multiplicar não sei se diga por centenas ou por milhares, mas eles irão aparecer, e é com algum espanto que afinal vejo aqui muitos da minha geração a sentir o mesmo, durante muitos anos achei que pertencia a uma pequena minoria que pensava com a própria cabeça
Ana Guerreiro

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ana Guerreiro em Sab Nov 24 2012, 22:12

@liberto escreveu:para uma tj que olha para a capa provavelmente poderá pensar que ridiculo o caso dos livros da anita queimados num bídon, ou o caso dos beijos!!

Nas entrevistas, eu sou aquele que refere que os anciãos e superintendentes de circuito me visitavam e em relação aos quais a minha biblioteca lhes fazia particular confusão. Fui incentivado a me desfazer dessa vasta literatura, fosse em bidón ou de outra forma qualquer (essa do bidón foi só uma analogia por parte do entrevistado e não vejo que por aí venha nenhum mal ao mundo, diga-se "ao artigo"). Por isso, não é despiciente essa referência de capa uma vez que estas indicações por parte dos responsáveis da Watchtower são mais generalizadas do que se possa imaginar!

A questão do beijo é outro dos aspectos em relação ao qual não compreendo o alarido manifesto. Também eu senti na pele o efeito do "beijo". A partir da altura em que comecei a namorar, a andar de mão dada com a rapariga e a cumprimentá-la com um simples beijo na face, fui imediatamente repreendido. Então, qual é o espanto nestas declarações? Não correspondem à realidade? São ridículas?
De modo nenhum, pois correspondem inteiramente à realidade...

IT

Isso mesmo passei por situações parecidas quando chegavam a minha casa e começavam a olhar para a minha coleção de livros só pelas capas e titulos, eu avisava logo querem ler? só se pode dizer que uma coisa é boa ou má depois de experimentar, no caso em apreço ler as obras, por isso façam o que quiserem, mas os meus livros ficam onde estão
Ana Guerreiro

Ver perfil do usuário

Mensagem por pipoca em Sab Nov 24 2012, 22:21

O bidon deu mesmo que falar e que pensar! Hmmmm...

pipoca
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por Kimba em Sab Nov 24 2012, 23:26

Eu só falei no bidon porque nos comentários do facebook muita gente tentava ridicularizar essa situação.
Isso prova o desnorte destas pessoas. Tentam desesperadamente agarrar-se a algo para defender o indefensável. O raciocionio é mais ou menos este: "Espera ai, eu nunca vi ninguem queimar nada num bidon, por isso só pode ser mentira". Esquecem-se dum pormenor, num bidon, numa lata, num caixote ou na lareira o que aconteceu, já testemunhado por várias pessoas, é que a mando directo ou indirecto da organização queimaram-se livros considerados nefastos para a "espiritualidade".
Outra coisa que referiram bastante foi a questão da proibição dos beijos na boca, dizendo que ela não existe. Para dizerem isso só pode ser uma das seguintes 3 situações: São mentirosos; São tj só de nome e não puseram os pés nas reuniões nos ultimos tempos nem ligam às orientações do sagrado CG, ou então têm a sorte de pertencer a congregações com anciãos "hiper liberais".
Kimba
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por liberto em Dom Nov 25 2012, 03:41

bem dito seja o bídon!! Morrer a rir Morrer a rir

liberto
Membros
Membros

Ver perfil do usuário

Mensagem por so em Dom Nov 25 2012, 08:48

O pessoal TJs está a esquecer que quando dirigi um estudo bíblico e chega àquela parte que as imagens religiosas não são aprovadas por Jeová toca a fazer o estudante entender que tem que se livrar de todos os objectos ligados a religião"falsa" . O que se sugere ao estudante ? que destrua tudo !
Mas e sugerido que DESTRUA mesmo queimando ou deitando no lixo ,hoje a recolha de lixo em qualquer terra á (vinte anos não) é recomendado ao estudante que DESTRUA mesmo para que ninguém aproveite aquilo , quando o objecto é em ouro é sugerido que primeiro amasse o objecto e então venda o ouro .

Será que as TJs não sabem o que ensinam ? Andam muito distraídas!

Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
so
Sócio APVIPRE
Sócio APVIPRE

Ver perfil do usuário

Mensagem por Investigando a Torre em Dom Nov 25 2012, 18:17

Ora voltemos à história do bidon...

Photobucket O QUE A BÍBLIA Realmente ENSINA? - Ed. da Watchtower Bible and Tract Society of New York, 2005 - pág. 102

Conseguem detectar o bidon? (canto superior esquerdo para o centro da página)

Então, qual é o espanto? Não é a própria "Organização" a sugerir o famigerado bidon como meio para destruir (queimar) tudo o que se relacione com algo que hipoteticamente conduza à quebra da espiritualidade?

Espero que com isto os críticos do artigo da Sábado neste particular se dêem por satisfeitos.

IT

Última edição por Investigando a Torre em Dom Nov 25 2012, 19:11, editado 2 vez(es)

J. RUSKIN
«Stones of Venice», 11
Investigando a Torre
Admin
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por TJ Curioso em Dom Nov 25 2012, 19:03

@Investigando a Torre escreveu:Ora voltemos à história do bidon...

Photobucket O QUE A BÍBLIA Realmente ENSINA? - Ed. da Watchtower Bible and Tract Society of New York, 2005 - pág. 102

Conseguem detectar o bidon? (canto superior esquerdo para o centro da página)

Então, qual é o espanto? Não é a própria "Organização" a sugerir o famigerado bidon como meio para destruir (queimar) tudo o que se relacione com algo que hipoteticamente conduza à quebra da espiritualidade?

Espero que com isto os críticos do artigo da Sábado neste particular se dêem por satisfeitos.

IT

IT nem imaginas as gargalhadas que já dei à conta desta imagem que colocaste aqui!!!

Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir Morrer a rir

Vou ver se arranjo maior e com melhor definição para escarrapachar na página do facebook da Sábado!

5 estrelas!!!

TJ Curioso
Forista desativado

Ver perfil do usuário

Mensagem por TJ Curioso em Dom Nov 25 2012, 19:09

Aqui fica a imagem em grande para todos verem:

Quero ver agora os pessoal do facebook a engolir em seco!

TJ Curioso
Forista desativado

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: